A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia Linha do Tempo: Guerra Fria e o Mundo Bipolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia Linha do Tempo: Guerra Fria e o Mundo Bipolar."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia Linha do Tempo: Guerra Fria e o Mundo Bipolar

2 1945 | Dia 2 de Setembro de 1945: Fim da Segunda Guerra Mundial e Início da Guerra Fria.Dia 2 de Setembro de 1945: Fim da Segunda Guerra Mundial e Início da Guerra Fria. A Guerra Fria foi a designação atribuída ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.A Guerra Fria foi a designação atribuída ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

3 1947 | Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros:Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros: OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental.OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

4 1947 | Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

5 1947 | Também em 1947, foi implantado o Plano Marshall e o COMECOMTambém em 1947, foi implantado o Plano Marshall e o COMECOM Plano Marshall:Plano Marshall: Os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.Os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. COMECON:COMECON: Foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.Foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

6 1949 | Divisão da Alemanha: RDA e RFA Com todos os conflitos entre o capitalismo e o socialismo, aconteceu a divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Isto simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

7 Alemanha dividida entre RFA (ocidental) e RDA (oriental)

8 1949 | Cortina de Ferro Para concretizar esta separação, foi criada a Cortina de Ferro: era uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da chamada Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto que a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos da América. Era apenas uma linha imaginária, ao contrário do Muro de Berlim, que se constituiu numa barreira física.

9 Divisão da Cortina de Ferro

10 1950 | Guerra da Coréia Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

11

12 1959 | Revolução Cubana A Revolucão Cubana é um movimento popular que consistiu na derrubada do governo de Fulgencio Batista pelo movimento de 26 de julho e o estabelecimento de um novo governo, liderado por Fidel Castro, no início de Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, os revolucionários embrenharam-se na Sierra Maestra e, apoiados pelos camponeses partiram para a guerrilha.A Revolucão Cubana é um movimento popular que consistiu na derrubada do governo de Fulgencio Batista pelo movimento de 26 de julho e o estabelecimento de um novo governo, liderado por Fidel Castro, no início de Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, os revolucionários embrenharam-se na Sierra Maestra e, apoiados pelos camponeses partiram para a guerrilha. Em janeiro de 1959, quase dois anos depois de iniciada a guerrilha, Fidel e seus companheiros, entre os quais estava o médico argentino Ernesto Che Guevara, conseguiram conquistar o poder, obrigando Batista a fugir do país.Em janeiro de 1959, quase dois anos depois de iniciada a guerrilha, Fidel e seus companheiros, entre os quais estava o médico argentino Ernesto Che Guevara, conseguiram conquistar o poder, obrigando Batista a fugir do país.

13 1959 | As principais medidas do novo governo Cubano foram; A reforma agrária com distribuição de terras a 200 mil famílias; Redução em 50% nos aluguéis, de 25% nos A reforma agrária com distribuição de terras a 200 mil famílias; Redução em 50% nos aluguéis, de 25% nos livros escolares e 30% das livros escolares e 30% das tarifas de eletricidade; Nacionalização de usinas, indústrias e refinarias. indústrias e refinarias.

14

15 1961 | Construção do Muro de Berlim O Muro de Berlim foi constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessá-lo

16

17 | Guerra do Vietnã Contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em O Vietnã passou a ser socialista.

18

19 1985 | Perestroika e Glasnost A Perestroika, ou reconstrução econômica é iniciada em 1985, logo após a instalação do governo Gorbatchov. Consiste num projeto ambicioso de introdução de mecanismos de mercado, renovação do direito à propriedade privada e diferentes setores e retomada do crescimento. A Perestroika visa reduzir os monopólios estatais, descentralizar as decisões empresariais e criar setores comerciais, industriais e de serviços nas mãos de proprietários privados nacionais ou estrangeiros.

20 1985 | Perestroika e Glasnost A Glasnost, ou transparência política tinha como objetivo permitir uma renovação da vida pública. Foi desencadeada paralelamente ao anúncio da Perestroika e considerada essencial para mudara a mentalidade, acabar com a burocracia e criar uma vontade política geral de realizar as reformas. Abrange o fim da perseguição aos dissidentes políticos, marcada simbolicamente pelo retorno do exílio do físico Abdrei Sakharov, em 1986, e inclui campanhas contra a corrupção e a ineficiência administrativa, realizadas com a intervenção dos meios de comunicação e a crescente participação da população. Avança ainda na liberalização cultural, com a liberação de obras proibidas, a permissão para a publicação de uma nova safra de obras críticas ao regime e a liberdade de imprensa, caracterizada pelo numero crescente de jornais e emissoras de rádio e TV que abrem espaço às críticas.

21 1989 | Queda do Muro de Berlim O Muro de Berlim acaba na noite do dia 09 de Novembro de 1989 após de 28 anos de existência. Por mais de duas décadas, o Muro de Berlim foi o símbolo por excelência da Guerra Fria, da bipolarização do mundo e da divisão da Alemanha. Antes da sua queda, houve manifestações que pediram a liberdade de viajar para o outro lado de Berlim ou para outros paises, O que decidiu a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA. Na tarde de 09 de Novembro houve uma conferência de imprensa, transmitida ao vivo na televisão alemã-oriental.Günter Schabowski, anunciou uma decisão do conselho dos ministros de abolir imediatamente e completamente as restrições de viagens ao Oeste. Pouco depois desse anúncio houve notícias sobre a abertura do Muro na rádio e na televisão ocidental. Milhares de pessoas marcharam aos postos fronteiriços e pediram a abertura da fronteira.

22

23 1989 | Fim do Socialismo Na última década do século XX chegou ao fim, o modelo socialista criado pela União Soviética. O próprio país, herdeiro do antigo império russo, deixou de existir. Nos anos que se seguiram, cientistas políticos das mais diversas tendências se dedicaram a estudar as causas e conseqüências de um fato histórico e político de tanta relevância. Dentre os fatores explicativos do fim do socialismo da União Soviética destacam-se a incapacidade do país de acompanhar a revolução tecnológica contemporânea, especialmente na área da informática, a ausência de práticas democráticas e a frustração das expectativas de progresso material da população. As explicações sobre o colapso da União Soviética abrangem os demais países do leste europeu que, apesar de suas especificidades, partilharam das mesmas carências.

24 Alunos:Alunos: Vitor Cunha Gutierres No 27Vitor Cunha Gutierres No 27 Caique Tiburcio No 5Caique Tiburcio No 5 Leonardo Todeschini SantAna No 20Leonardo Todeschini SantAna No 20 Fontes:Fontes: WikipediaWikipedia GoogleGoogle


Carregar ppt "Trabalho de Geografia Linha do Tempo: Guerra Fria e o Mundo Bipolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google