A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas, apesar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas, apesar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas, apesar de não parecer óbvio à primeira vista animais tipicamente carnívoros, mas também podem se nutrir de matéria orgânica particulada ou dissolvida. Apesar de algumas medusas e anêmonas-do-mar fazerem parte da dieta de povos de Samoa, Polinésia e Japão, os cnidários não constituem fonte de alimento significante para a humanidade. Os cnidários estão entre os organismos mais venenosos e peçonhentos que se conhecem, apesar de a maioria ser inofensiva para o ser humano. Parte do seu arsenal químico, presente principalmente nos tentáculos, vem despertando grande interesse farmacológico. Muitas medusas apresentam substâncias que são tóxicas ou antigênicas para o homem, com efeito local ou generalizado.

6 recifes de corais têm uma grande importância no ambiente marinho, fornecem abrigo, alimento para a maioria dos peixes, crustáceos e invertebrados, e funcionam como um grande filtro da água do mar, já que os corais se alimentam também por filtração da água, retirando dela os nutrientes necessários. Esta ultima forma de alimentar-se é facilmente observada em aquários bem equilibrados, onde podemos adicionar uma porção de camarões e verificar este impressionante comportamento dos animais que ai se transformam, projetando além de seus corpos, tentáculos para a captura do alimento. Um espetáculo emocionante. Alem dos corais temos as esponjas que são verdadeiros filtros marinhos, no oceano pacífico é possível encontrar uma espécie de esponja gigante que chega ter mais de dois metros de altura, estas, tem o formato de um grande pote de barro com um orifício na parte superior. Esta espécie, que na verdade é uma colônia de milhares de indivíduos, suga a água pelos poros e expele água pelo ósculo com uma vazão tal que é capaz de empurrar um mergulhador desavisado. As rochas que formam um recife coralino são na sua grande maioria compostas de carbonato de cálcio, que normalmente são parte de corais mortos, e tem sua estrutura muito porosa proporcionando abrigo para uma infinidade de formas de vida que também estarão se alimentando de toda esta massa orgânica dispersa na água. Poderíamos dizer grosso modo, que um recife de corais seria uma usina de reciclagem e produção de alimento muito eficiente. Os peixes, ao consumirem plantas ou animais, excretam substâncias ricas em fósforo e nitrogênio, que são absorvidos por moluscos, esponjas, as anêmonas e as espécies de peixe- palhaço, que vivem em simbiose com elas, etc. Similar ao que acontece em florestas tropicais úmidas, esta reciclagem acelerada de nutrientes em grande escala é a principal explicação para a manutenção de grandiosa produtividade em ambientes relativamente pobres em nutrientes. Os peixes que habitam os recifes por sua vez vão servir de alimento para outras espécies marinhas de maior porte, e assim continuando o ciclo alimentar da natureza, que é muito mais sábia do que o homem imagina.

7 Água-viva Irukandji Irukandji é um tipo de água-viva cubozóide encontrada na Austrália. Embora ela seja pequena (aproximadamente do tamanho da unha de um dedão humano), seu veneno é extremamente tóxico. Este tipo de água-viva tem cnidoblastos no seu corpo, assim como nos tentáculos. A fisgada da Irukandji é muito dolorosa e provoca tantos sintomas graves que os cientistas deram um nome a eles: síndrome de Irjukadji. Os sintomas incluem pressão alta, vômito, dores de cabeça, cãibras extremas e dor, além de uma sensação de queimação. A síndrome de Irukadji pode durar até duas semanas e não há antídoto. Os médicos descobriram que infusões de magnésio pode aliviar um pouco, mas a síndrome pode ser fatal. bombeiros-a-interditar-praia-em-guaratuba-pr.htmhttp://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/23/surto-de-aguas-vivas-leva- bombeiros-a-interditar-praia-em-guaratuba-pr.htm


Carregar ppt "Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas, apesar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google