A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinética Química By Ducha. Reações químicas são um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinética Química By Ducha. Reações químicas são um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 Cinética Química By Ducha

2 Reações químicas são um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo. A diminuição da concentração de bromo à medida que o tempo passa manifesta-se por uma perda de cor da solução incolores

3 Condições para a ocorrência de uma reação: Natureza dos reagentes ou a "afinidade química. Contato entre os reagentes. Choques eficazes: Energia de ativação. Complexo ativado.

4 Teoria das colisões eficazes As reações químicas se produzem através dos choques eficazes entre as moléculas do reagentes. Exemplo: Reação da formação de HI a partir de I 2 e H 2 energia de ativação. Além do choque ser eficaz as moléculas tem de ter uma energia suficiente, esta energia mínima se denomina energia de ativação. I I H H Choque eficaz Não eficaz I I I I H H H H I I H H I I H H I 2 + H 2 HI + HI I 2 H 2

5 Colisão eficaz EA = Força e orientação correta = complexo ativado= produtos

6 I I H H C.A EA Reagentes Produtos

7 Complexo ativado: é a espécie formada transitoriamente pelas moléculas de reagentes, como resultado da colisão, antes da formação do(s) produto (s). EA H = Hp - Hr

8 Reação exotérmica Energia de ativação Energia Progesso da reação Complexo ativado Reagentes H<0 Produtos Reação endotérmica Energia de ativação Complexo ativado Reagentes H>0 Energia Produtos Progresso da reação Energia de ativação O complexo ativado é uma associação transitória muito instavel, com energia superior às das moléculasde reagentes e produtos.

9 Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações química. Assim como os fatores que influenciam a velocidade destas reações. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade.

10 Lei da Velocidade de Guldberg/ Waage Dado a reação abaixo: Estabele-se a seguinte lei, segundo os experimentos de Guldberg/ Waage:

11 Velocidade Média A maneira mais usual de se medir a velocidade de uma reação química é a relação entre a concentração de um dos reagentes do meio reacional e o tempo. Logo: Velocidade é positiva para produtos e negativa para reagentes. Modular Vm= 0,6-0, Vm= -- 0,002mol/s Vm= 0,02-0, Vm= - 0,00005mol/s

12 Velocidade média de uma reação Dado a reação: A velocidade média de uma reação é definida como a variação da concentração de produtos ou de reagentes que ocorrem por unidade de tempo. Logo:

13 Fatores que influenciam na velocidade de uma reação química Concentração dos reagentes; Temperatura; Superfície de Contato Presença ou não de catalisadores.

14

15

16 Gráfico de perfil da reação com e sem catalisador Energia de ativação Energia potencial Progresso da reação Complexo ativado Reagentes H<0 Reação exotérmica Produtos E.A Energia de ativação Progresso da reação Complexo ativado Reagentes H>0 Energia potencial Reação endotérmica Produtos Reação não catalisada Reação catalisada

17 LEI DA VELOCIDADE DETERMINADA SOMENTE COM TABELAS DE DADOS PRÁTICOS

18 Equação da velocidade V= K x y Veja na tabela 1.Quando mantemos a concentração de HgCl 2 e dobramos a de C 2 O 4 a velocidade quadruplica, portanto potencia 2 para a influencia de C 2 O 4 2.Quando matemos C 2 O 4 e dividimos pela metade HgCl 2 divide-se a velocidade pela metade também, portanto diretamente proporcional isto é: potencia 1 para HgCl 2 1 2

19


Carregar ppt "Cinética Química By Ducha. Reações químicas são um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google