A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deslocamento de Equilíbrio QF - 11. Para deslocar o equilíbrio químico de uma reação, podemos alterar a temperatura, a concentração das substâncias e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deslocamento de Equilíbrio QF - 11. Para deslocar o equilíbrio químico de uma reação, podemos alterar a temperatura, a concentração das substâncias e."— Transcrição da apresentação:

1 Deslocamento de Equilíbrio QF - 11

2 Para deslocar o equilíbrio químico de uma reação, podemos alterar a temperatura, a concentração das substâncias e a pressão, e consequentemente, a velocidade das reações envolvidas. Variação da concentração No estudo cinético das reações químicas, vimos que a V reação depende da concentração das espécies envolvidas. Portanto, se alterarmos a concentração das substâncias presentes, alteraremos a V reação.

3 Adição de um participante (reagente ou produto) O aumento da [N 2 ], aumenta o número de colisões efetivas com o gás hidrogênio, consequentemente, a velocidade da reação direta (V 1 ) também aumenta. Sendo assim, a formação da amônia é maior que a decomposição da mesma (V 2 ). Posteriormente, V 2 será maior que V 1, até que as velocidades das reações direta e inversa se igualem.

4 GRÁFICO, PÁGINA 46

5 Princípio de Le Chatelier Sempre que um fator externo perturbar um equilíbrio, este se modificará de modo a minimizar essa perturbação, até que seja atingido um novo estado de equilíbrio. Princípio da fuga ante a força. Nenhum dos deslocamentos de equilíbrio é capaz de alterar o valor numérico da constante de equilíbrio (Kc).

6

7 O resultado é semelhante se, em vez de adicionarmos alguma substância, retirássemos algumas de suas moléculas. O equilíbrio sempre age de modo a compensar a perturbação sofrida.

8 Variação da temperatura Quando estudamos cinética química, vimos que a variação da temperatura provoca alterações na energia cinética das moléculas. O aumento da temperatura resulta em maior frequência de choques e aumento da velocidade tanto da reação direta quanto da inversa. Após a alteração da temperatura, uma das duas reações (V 1 ou V 2 ) será mais acelerada que a outra, produzindo um deslocamento de equilíbrio.

9 Variação da temperatura OBS 1: Se em um sentido a reação é exotérmica, no outro sentido será endotérmica. OBS 2: O aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica e vice-versa.

10 GRÁFICO, PÁGINA 47

11 10002, , , ,2.10 8

12 OBS 1: Nos equilíbrios em que a reação direta é endotérmica, um aumento da temperatura leva a um aumento no Kc. OBS 2: Nos equilíbrios em que a reação direta é exotérmica, um aumento da temperatura leva a uma diminuição no Kc. Variação de pressão Se aplica somente a sistemas em que há componentes gasosos. Pode-se alterar a pressão ao alterar o volume do sistema. Se diminuirmos o volume, a pressão aumenta e vice-versa.

13 Variação de pressão Pelo princípio de Avogadro, quantidades iguais de quaisquer gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, ocupam volumes iguais.

14 Variação de pressão Pelo princípio de Le Chatelier, se em um estado gasoso, a pressão sofrer um aumento, o equilíbrio deslocará para o lado com menor quantidade (em mols) de gás, isto é, com menor volume gasoso, a fim de compensar a elevação da pressão.

15 Somente a variação de temperatura pode alterar o valor de uma constante de equilíbrio!!! Adição de catalisador Aumenta a velocidade das reações químicas; Diminuir a energia de ativação; Energia necessária para formar o complexo ativado é menor; O complexo ativado é o mesmo para reações direta e inversa, aumentando a velocidade de ambas reações. Portanto, o CATALISADOR NÃO DESLOCA EQUILÍBRIO!!!

16 Resumindo Alteração de Operação executada DeslocamentoKc Add reag1 ConcentraçãoRetira reag2Não Add prod2altera Retira prod1 PressãoAumenta 1 (< V gasoso)Não Diminui2 (> V gasoso)altera TemperaturaAumenta1 (endotérmico)aumenta Diminui2 (exotérmico)diminui


Carregar ppt "Deslocamento de Equilíbrio QF - 11. Para deslocar o equilíbrio químico de uma reação, podemos alterar a temperatura, a concentração das substâncias e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google