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O que é gerenciamento de projetos

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Apresentação em tema: "O que é gerenciamento de projetos"— Transcrição da apresentação:

1 O que é gerenciamento de projetos
É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender seus requisitos/objetivos. Esta aplicação de conhecimento requer o gerenciamento eficaz de processos apropriados.

2 Processos Um projeto é realizado através da execução de processos.
Processo é um conjunto de ações e atividades relacionadas com o objetivo de alcançar resultado(s). São realizados por pessoas. Os ativos de processos organizacionais fornecem diretrizes e critérios para adaptação dos processos às necessidades específicas do projeto. É caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes.

3 Processos Geralmente os processos se enquadram em dois tipos básicos:
Os processos de gerenciamento de projetos, comuns à maioria dos projetos na maior parte do tempo, garantem o fluxo eficaz ao longo do projeto e abrangem as ferramentas e as técnicas envolvidas descritas nas áreas de conhecimento do PMBOK. Os processos orientados ao produto especificam e criam o produto do projeto.

4 Processos Os GP e suas equipes devem abordar com cuidado cada processo e as entradas e saídas que o constituem para selecionar os mais apropriados. O gerenciamento de projetos é um empreendimento integrado, e requer que cada processo do projeto seja alinhado e conectado de forma apropriada com os outros processos para facilitar a coordenação. Exemplo: Uma mudança no tempo costuma afetar o custo do projeto, mas talvez não afete os riscos ou a qualidade, nem o plano de comunicações.

5 Processos Entradas (Inputs)
Descreve as informações que deverão ser fornecidas para que o processo seja executado. Ferramentas e Técnicas (Tools and Techniques) Descreve as ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas na execução do processo. Saídas (Outputs) Indica os resultados esperados após a execução do processo

6 Interação entre processos
A saída de um processo em geral torna-se a entrada de um outro processo ou é a entrega de um projeto.

7 Processos Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act)
Um conceito subjacente para a interação entre os processos de gerenciamento de projetos é o ciclo PDCA (planejar-fazer-verificar-agir). Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act)

8 PDCA x Processos do PMBOK
O Grupo de processos de planejamento corresponde ao componente “planejar” do ciclo PDCA. A execução corresponde ao componente “fazer”. Os processos de monitoramento e controle corresponde aos componentes verificar e agir.

9 Interações entre processos
Se o projeto estiver dividido em fases, os grupos de processos são executados e interagem em cada fase.

10 Mapeamento de Grupo de Processos

11 Mapeamento de Grupo de Processos

12 Categorias ou grupos de processos

13 Grupos de processos Esses cinco grupos de processos possuem dependências claras e são executados na mesma sequência em todos os projetos.

14 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

15 Grupo de processos de Iniciação
Consiste nos processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase do projeto, obtendo a autorização para tal. O escopo inicial e os recursos financeiros iniciais são comprometidos e passarão por um refinamento adicional ao longo do projeto. O gerente de projetos será selecionado e as partes interessadas internas e externas são identificadas. É gerado o Termo de Abertura do Projeto (Project charter)

16 Grupo de processos de Iniciação
Os processos de iniciação são frequentemente realizados fora do escopo de controle do projeto pela organização ou pelos processos de programa ou de portfólio.

17 Grupo de processos de Iniciação
Desenvolver o termo de abertura do projeto É o processo de desenvolvimento que de um documento que formalmente autoriza um projeto ou, em um projeto com várias fases, uma fase e a documentação dos requisitos iniciais de negócios, do produto, serviço ou outro resultado que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. Em projetos com várias fases, este processo é usado para validar ou refinar as decisões tomadas durante a iteração anterior

18 Grupo de processos de Iniciação
Identificar as “partes interessadas” Este processo identifica todas as pessoas e organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento ou impacto no sucesso do projeto.

19 Grupo de processos de Planejamento
Os processos de planejamento estabelecem o escopo total do esforço, definem e refinam os objetivos e desenvolvem o curso necessário para alcançar este objetivo. Desenvolvem o plano de gerenciamento do projeto. Conforme mais informações ou características do projeto são coletadas e entendidas, podem ser necessárias um planejamento adicional ou ações subsequentes. Por exemplo, em alguns projetos haverá pouco ou nenhum risco identificável até que a maior parte do planejamento tenha sido realizada.

20 Grupo de processos de Planejamento
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Processo para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. Este plano se torna a principal fonte de informações de como o projeto será planejado, executado, monitorado e controlado, bem como encerrado. Coletar os requisitos Documenta os requisitos do projeto ou da entrega, do produto, os limites, métodos de aceitação e o controle de alto nível do escopo, ou seja, as necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.

21 Grupo de processos de Planejamento
Definir o escopo Processo para desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto. Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

22 Grupo de processos de Planejamento
Definir as atividades Identificar as atividades específicas que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto. Sequenciar as atividades Identificar e documentar relacionamentos e dependências entre as atividades do cronograma. Estimar os recursos da atividade Estimar o tipo e as quantidades de materiais, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade do cronograma.

23 Grupo de processos de Planejamento
Estimar as durações das atividades Estima o número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades do cronograma com os recursos definidos. Desenvolver o cronograma Analisar os recursos necessários, restrições do cronograma, durações e seqüências de atividades para criar o cronograma do projeto.

24 Grupo de processos de Planejamento
Estimar os custos Processo de desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto. Determinar o orçamento Processo para agregar os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizados.

25 Grupo de processos de Planejamento
Planejar a qualidade Identificar os requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, além de determinar como os satisfazer para atingir a conformidade. Desenvolver o plano de recursos humanos Identificar e documentar funções (papéis), responsabilidades, habilidades e relações hierárquicas do projeto, além de criar o plano de gerenciamento de pessoal.

26 Grupo de processos de Planejamento
Planejar as comunicações Determinar as necessidades de informação das partes interessadas e de comunicação no projeto. Planejar o gerenciamento de riscos Decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.

27 Grupo de processos de Planejamento
Identificar os riscos Determinar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características. Realizar a análise qualitativa dos riscos Priorizar os riscos para análise ou ação adicional através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

28 Grupo de processos de Planejamento
Realizar a análise quantitativa de riscos Analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. Planejar respostas a riscos Desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

29 Grupo de processos de Planejamento
Planejar as aquisições Processo para determinar o que comprar ou adquirir, estabelecer fornecedores, quando e como fazer isso.

30 Grupo de processos de Execução
O grupo de processos de execução consiste nos processos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de forma a cumprir as especificações do projeto. Consiste em coordenar pessoas e recursos e também integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com plano de gerenciamento do projeto . Durante a execução os resultados poderão requerer atualizações no planejamento e mudanças nas linhas de base. Os resultados podem acionar solicitações de mudança que, se aprovadas, poderão modificar o plano de gerenciamento do projeto ou os documentos do projeto e talvez exigir a definição de novas linhas de base.

31 Grupo de processos de Execução
Orientar e gerenciar a execução do projeto Processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do mesmo.

32 Grupo de processos de Execução
Realizar a garantia da qualidade Processo de auditoria planejada e sistemática dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle de qualidade para garantir que sejam requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto sejam seguidos. Mobilizar a equipe do projeto Confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para terminar o projeto.

33 Grupo de processos de Execução
Desenvolver a equipe do projeto Processo de melhoria das competências, da interação de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Gerenciar a equipe do projeto Acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.

34 Grupo de processos de Execução
Distribuir informações Colocar as informações relevantes à disposição das partes interessadas no projeto no momento oportuno, conforme planejado. Gerenciar expectativas das partes interessadas Processo de comunicação e interação com as partes interessadas a fim de satisfazer às suas necessidades e resolver problemas à medida que ocorram.

35 Grupo de processos de Execução
Realizar aquisições Processo para obter respostas ou informações, cotações, licitações, ofertas ou propostas dos fornecedores, revisar ofertas, escolher e negociar até adjudicar um contrato com o fornecedor.

36 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Visam acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas que serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. O desempenho do projeto é observado e mensurado de forma periódica e uniforme para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto. Esse processo é realizado durante todo o projeto, desde a iniciação até o seu encerramento.

37 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Monitorar e controlar o trabalho do projeto Acompanhamento, avaliação e regulação do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos. Inclui relatórios de desempenho, medições do progresso e previsões que fornecem informações com relação a escopo, cronograma, custo, recursos, qualidade e risco.

38 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Realizar o controle integrado de mudanças Controlar os fatores que criam mudanças para garantir que essas mudanças sejam benéficas, determinar se elas ocorreram e gerenciar as aprovadas.

39 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Verificar o escopo Formalizar a aceitação das entregas do projeto. Controlar o escopo Processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas no escopo do projeto. Controlar o cronograma Processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do progresso e gerenciamento das mudanças feitas no cronograma.

40 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Controlar os custos Processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas nos custos. Realizar o controle da qualidade Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

41 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Reportar o desempenho Coletar e distribuir informações sobre o desempenho. Isso inclui relatório de andamento, medição do progresso e previsão. Monitorar e controlar riscos Acompanhar os riscos identificados, monitorar os residuais, identificar novos riscos, executar planos de respostas a riscos e avaliar sua eficiência durante todo o ciclo de vida do projeto.

42 Grupo de processos de Monitoramento e Controle
Administrar as aquisições Processo para gerenciar os contratos, monitoramento do desempenho dos contratos, e, quando adequado, gerenciar a relação contratual com o fornecedor do projeto.

43 Grupo de processos de Encerramento
Visam finalizar todas as atividades, de todos os grupos de processos, visando completar formalmente o projeto, ou a fase ou obrigações contratuais, ou encerrar um projeto cancelado. Podem ocorrer as seguintes atividades: Obter a aceitação do cliente ou patrocinador; fazer uma revisão pós-projeto ou de final de fase; documentar lições aprendidas; encerrar aquisições; etc.

44 Grupo de processos de Encerramento
Encerrar o projeto ou a fase Finalizar todas as atividades em todos os grupos de processos para encerrar formalmente o projeto ou uma fase do projeto. Encerrar as aquisições Terminar e liquidar cada contrato, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto, e encerrar cada contrato aplicável ao projeto ou a uma de suas fases.


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