A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ajustes de Tecnologias de Manejo Associadas à Produtividade de Cultivares de Uvas Apirênicas, Instaladas No Vale do Submédio São Francisco Pesquisador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ajustes de Tecnologias de Manejo Associadas à Produtividade de Cultivares de Uvas Apirênicas, Instaladas No Vale do Submédio São Francisco Pesquisador."— Transcrição da apresentação:

2 Ajustes de Tecnologias de Manejo Associadas à Produtividade de Cultivares de Uvas Apirênicas, Instaladas No Vale do Submédio São Francisco Pesquisador PRODOC: Valtemir Gonçalves Ribeiro Responsável Institucional: Joston Simão de Assis

3 Adotar para as cultivares podas em verde durante o ciclo de formação;
Objetivos do Projeto Determinar protocolos de manejo cultural capazes de elevar a produtividade de cultivares de uvas apirênicas, instaladas no Vale do Submédio São Francisco Metas Adequar sistematicamente a nutrição das plantas, mantendo-as dentro de faixas ótimas em termos de micro e macronutrientes; Aplicar retardantes de crescimento e citocininas em estádios fenológicos para melhor promover a diferenciação floral; Manejar a irrigação a partir de curvas características de umidade de solo; Manter plantas sob gradientes de estresses hídricos; Adotar para as cultivares podas em verde durante o ciclo de formação; Avaliar produções em diferentes períodos de repouso/ano.

4

5 DIFERENCIAÇÃO FLORAL

6 RESULTADOS ALCANÇADOS com trabalhos de fitorreguladores com a
cv. Superior Seedless Tabela 1. Efeito da Benziladenina (BAP) na fertilidade de gemas da ‘Superior Seedless’. Tratamentos Fertilidade de Gemas (%) BAP 250 ppm 46,67 a b BAP 500 ppm 39,49 a b Testemunha 29, b BAP 125 ppm 24, b C.V. = 13,89% Médias seguidas pela mesma letra nas colunas não diferem pelo Teste Duncan a 5% de probabilidade

7 Conclusões: Aplicações da Benziladenina aumentaram em 59,18% a taxa de fertilidade de gemas da ‘Superior Seedless’; contudo, há a necessidade do controle de outros fatores ambientais para a fixação do protocolo; Outras cultivares como Crimson Seedless e Thompson Seedless serão submetidas ao mesmo manejo; que ocorrerá com a aceitação do ‘Termo Aditivo de Prazo’; (Edital MCT/CNPq 02/2006 – Universal: 10/05/06) Titulo do Projeto: “Uso de fitorreguladores em cultivares de uvas apirênicas, manejadas sob gradientes de estresse hídrico” - Recém-Fixado na UNEB.

8 Divulgação RIBEIRO, V.G. "Aspectos Técnicos da Fertilidade de Gemas em Videira". Seminário Teórico Prático Apresentado na XVI Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI 2005). VILARONGA, C.P.P.; SIQUEIRA, P.P.X.; RIBEIRO, V.G.; ASSIS, J.S.de Maturação de bagas de uvas apirênicas pela ação da benziladenina. In: JORNADA CIENTÍFICA DA UNEB, 9., Salvador, Anais... Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2005, p.75. RIBEIRO, V.G.; VILARONGA, C.P.P.; SIQUEIRA, P.P.X.; ASSIS, J.S.de, LOPES, S.J. Expressão da fertilidade de gemas da ‘Superior Seedless’ no município de Petrolina (PE). Revista Brasileira de Fruticultura (Enviado). RIBEIRO, VG.; ASSIS, J.S.de; VILARONGA, C.P.P.; SIQUEIRA, P.P.X. Aspectos técnicos da análise de fertilidade de gemas sob lupa em videira. Juazeiro: Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB, p. (Informe Técnico do DTCS/UNEB). No prelo. RIBEIRO, V.G.; ASSIS, J.S.de; SILVA, F.F.; SIQUEIRA, P.P.X.; VOLARONGA, C.P.P. Armazenamento de goiabas ‘Paluma’ sob refrigeração e em condição ambiente, com e sem tratamento com cera de carnaúba. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, n.2, v27, p , 2005.


Carregar ppt "Ajustes de Tecnologias de Manejo Associadas à Produtividade de Cultivares de Uvas Apirênicas, Instaladas No Vale do Submédio São Francisco Pesquisador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google