A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001."— Transcrição da apresentação:

1 Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001

2 A pesquisa agrícola pode afetar o consumidor por três caminhos 1.Provocando quedas de preços reais de alimentos; 2.Reduzindo a ocorrência e os impactos de crises de abastecimento;e, 3.Melhorando a qualidade dos produtos.

3 1.A queda de preços reais ao consumidor pode ser explicada por: 1.1. Aumento de produtividade 1.2. Melhorias no sistema de processamento e comercialização 1.3. Alterações tributárias

4 EVOLUÇÃO DOS PREÇOS REAIS AO CONSUMIDOR -Foram utilizadas as variações mensais dos preços dos alimentos, medidas pelo Índice de Preços ao Consumidor da FIPE -Vantagens da utilização de dados da FIPE -Abrangência: São Paulo -Produtos considerados: leite, carne bovina, frango, arroz, feijão, tomate, laranja, cebola, batata, banana, açúcar, alface, café, cenoura, mamão, ovo, óleo de soja.

5

6

7

8

9

10

11 Taxa de variação anual de preços reais

12

13 EFEITOS SOBRE O PODER DE COMPRA DO SALÁRIO

14

15

16 1.1. EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE

17 Evolução da Produtividade

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 Variação percentual da produtividade por área

29 Produtividade da produção animal Produção de leite por vaca aumentou 70% entre 1975 e 1995 Frango: Idade de abate passou de 7 semanas em 1970 para 41 dias em 2000 Peso em gramas da ave abatida passou de 1,8 kg para 2,24kg Ovos: Conversão alimentar passou de 1,7 em 1970 para 1,4 em 2001

30 1.2 EVOLUÇÃO DAS MARGENS DE PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO

31 Margem de Processamento e Comercialização

32

33

34 1.3 REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA

35 2. COMPORTAMENTO DA VARIAÇÃO ESTACIONAL

36

37

38

39

40

41

42


Carregar ppt "Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google