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Plano de Gestão Estratégica da ABIPTI Construção do Plano de Gestão Estratégica da Abipti Maceió,14 de abril de 2010 Reunião CONSECTI / CONFAP.

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1 Plano de Gestão Estratégica da ABIPTI Construção do Plano de Gestão Estratégica da Abipti Maceió,14 de abril de 2010 Reunião CONSECTI / CONFAP

2 Slide 2 Motivações e Horizonte PGE ABIPTI Necessidade de maior interação com as instituições associadas e com o conjunto de organizações que atuam no segmento de CT&I Oportunidade de criar sobre a base do PGE Finep, apropriando elementos e insumos necessários ao planejamento Para priorizar as atividades de curto-prazo, focando o período Para análise e definição do posicionamento estratégico da Abipti, o horizonte temporal de 2014 a 2022 será adotado MOTIVAÇÕES HORIZONTES

3 Slide 3 Objetivos do PGE Reavaliar a missão da ABIPTI Identificar as demandas das associadas Analisar perfil e propor reestruturação da carteira de associadas Definir visão de futuro da organização Estabelecer foco de atuação Propor diretrizes e estratégias organizacionais

4 Slide 4 Ferramentas Produtos Intermediários Produto Final Benchmarking Matriz SWOT Análise Documental Consulta on-line Entrevistas Questões Centrais Plano de Gestão Estratégica Workshop Final Análise Situacional Matriz de Priorização Proposta de PGE Diagnóstico preliminar Missão, Visão e Foco Matriz Situacional relatórios 232 Workshop de Validação Estágio de Desenvolvimento PGE ABIPTI 1ª F A S E

5 Slide 5 Estágio de Desenvolvimento PGE ABIPTI Agenda PGE Situação do processo de construção do PGE: –Entrevistas (30 entrevistas) –Benchmarking (2 instituições nacionais + 2 estrangeiras –Consulta web (em curso – 45 respostas) Opiniões coletadas e catalogadas (310 enunciados) Proposta Metodológica do workshop para definição de questões centrais

6 Slide 6 Material de trabalho Elementos da análise situacional: Nota Técnica analisando as perspectivas futuras da CT&I no Brasil e o papel da ABIPTI neste contexto SWOT previamente construída com elementos das entrevistas Resultados da consulta on line (Reforço dirigentes ABPTI) Benchmarking de instituições similares

7 Slide 7 Entrevistas Previstas: 15 Realizadas: 29 Período: jan. a mar/2010 RegiãoN.Entrevistados NORDESTE 1Sergio Cavalcante – C.E.S.A.R. 2Frederico Cavalcanti Montenegro - ITEP 3Roberto Germano Costa - INSA 4Maristela Alves da Silva - PaqTcPB 5Michel François Fossy FAPESPQ 6Geraldo Magela - IPA 7René Teixeira Barreira - CONSECTI / SECITECE 8Abraham Benzaquem Sicsú - Fundação Joaquim Nabuco CENTRO-OESTE 9José Geraldo Eugênio - Embrapa 10Carlos Roberto Rocha Cavalcante - IEL/Nac. 11Dep. Paulo Piau - Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação 12Edson Fermann - SEBRAE/NAC. 13Dante Scolari - Assessor da Frente Parlamentar de Pesquisa e Inovação 14Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque - INTC

8 Slide 8 RegiãoN.Entrevistados NORTE 15Adalberto Luis Val – INPA 16Niomar Lins Pimenta e Guajarino de Araújo Filho – FUCAPI 17 Professor Marcílio de Freitas – SECT/AM 18João César Dotto - FUNTAC / SDCT SUL 19Tarcísio Trindade - Fundação Araucária 20Aldair Rizzi – TECPAR 21Diomário Queiroz – FAPESC 22Günther Pfiffer - Fundação CERTI 23Roberto Pacheco e Vinicius Medina Kern – Instituto Stela SUDESTE 24Luis Fernando Ceribelli Madi e Álvaro Duarte de Oliveira - ITAL 25Helio Marcos M. Graciosa e Antônio Bordeaux Rego - CPQD 26 Guilherme Ary Plonski - ANPROTEC 27 Maria Angela do Rego Barro - ANPEI 28 Mario Neto Borges - CONFAP/FAPEMIG 29 Alfredo Gontijo de Oliveira - CETEC Entrevistas

9 Slide 9 Premissas P1 – Evolução da CT&I no Brasil e o papel da ABIPTI nesse contexto; P2 - Reavaliação da Missão da ABIPTI P3 - Reorientação estratégica de ações com foco nas demandas dos associados P4 – Definição de Visão de Futuro da organização P5 – Estabelecimento do Foco de Atuação da ABIPTI: P6 – Analise do perfil e proposição de reestruturação da carteira de associados P7 – Ajustamento das estratégias organizacionais da ABIPTI à sua arquitetura e à sua capacidade de realização de tarefas Ambiente: Interno (I);Externo (E) Análise SWOT: Pontos Fortes (S); Pontos Fracos (W); Oportinidades (O) e Ameças (T)

10 Slide 10 Mecânica da Construção da SWOT PremissasRespostas dos entrevistadosAmbiente Análise SWOT P1 É papel da ABIPTI estimular a multiplicação das informações em rede e de prospectar modelos internacionais de CT&I que possam influenciar o sistema nacional EO P2A missão da ABIPTI deve estar focada em ações de natureza políticaEO P3 A ABPTI deve assegurar que as demandas dos associados estejam contempladas nas políticas públicas IW P4 As empresas devem ampliar sua participação no SNCT&I, ter influencia crescente na definição das políticas do setor e diversificar e sofisticar suas demandas nesse campo EO P5Promoção da capacitação dos quadros técnicos das associadasIW P6 A ABIPTI deve mapear as competências dos seus associados agrupando-os em categorias EO P7 O modelo de gestão da ABIPTI deve estar estruturado a partir de uma rede de governança que coordenará redes temáticas (sub-redes) vinculadas aos temas estratégicos IW

11 Slide 11 Ferramentas Produtos Intermediários Produto Final Benchmarking Matriz SWOT Análise Documental Consulta on-line Entrevistas Questões Centrais Plano de Gestão Estratégica Workshop Final Análise Situacional Matriz de Priorização Proposta de PGE Diagnóstico preliminar Missão, Visão e Foco Matriz Situacional relatórios 232 Workshop de Validação Estágio de Desenvolvimento PGE ABIPTI 2ª F A S E

12 Slide 12 Workshop (Objetivos e resultados esperados) Objetivos: Definir a visão de futuro Rever a missão Definir o papel e estabelecer o foco de atuação Explorar um conjunto de diretrizes estratégicas de ação Resultado esperado: Formulação preliminar da visão de futuro, missão, papel e foco de atuação da Abipti Definição das questões centrais que vão balizar o PGE

13 Slide 13 Etapa 1: Oficina para posicionamento estratégico da direção da ABIPTI Participantes: Grupo de direcionamento estratégico do PGE Data: 20 de abril de 2010 Local: CGEE em Brasília Objetivo: alinhar as atividades de construção do PGE ao direcionamento estratégico da ABIPTI

14 Slide 14 Etapa 2: Workshop (convidados, data e local) Participantes: ABIPTI, representantes das associadas, CGEE, convidados parceiros e congêneres (máximo 30 ) Data: 05 e 06 de maio de 2010 (datas a confirmar) Duração: dois dias Local: Belo Horizonte Organização: ABIPTI e CGEE Entrega de material de trabalho: até cinco dias antes

15 Slide 15 Elementos a considerar na definição da visão de futuro (exemplos) Adensamento do dialogo entre a sociedade civil e o Estado nas três instâncias de poder e nos diversos níveis da federação elaboração política publicas para a tecnologia e inovação As empresas devem ampliar sua participação no SNCT&I, ter influencia crescente na definição das políticas do setor e diversificar e sofisticar suas demandas nesse campo

16 Slide 16 Redefinição da missão e Reestruturação do perfil dos associados ( exemplos) Representar as instituições associadas junto ao SNCTI Prestar serviços as suas associadas Missão Perfil dos Associados Restrito: às instituições de pesquisa tecnológicas às instituições de pesquisa tecnológicas governamentais nacionais e estaduais Grupos diferenciados de associadas: Classificados por áreas temáticas (meio ambiente, indústria, agroindústria Classificados por área de atuação: FAPs, ICTs etc Classificados por categorias a partir do mapeamento das competências das suas associadas atuais

17 Slide 17 Definição do foco e Diretrizes de Atuação (exemplos) Interface com congresso nacional na definição de políticas de seu interesse Mediação dos interesses das associadas junto ao MCT Promoção da capacitação dos quadros técnicos das associadas Foco Diretrizes Fortalecimento da representatividade regional e representação por classe Atuação descentralizada a partir de uma ABIPTI regional Criação de representações estaduais, dada a dificuldade das vice- presidências regionais Representações estaduais estruturados através de redes virtuais integradas regionalmente e nacionalmente

18 Slide 18 Obrigado!


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