A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção do Plano de Gestão Estratégica da Abipti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção do Plano de Gestão Estratégica da Abipti"— Transcrição da apresentação:

1 Construção do Plano de Gestão Estratégica da Abipti
Reunião CONSECTI / CONFAP Maceió,14 de abril de 2010

2 Motivações e Horizonte PGE ABIPTI
Necessidade de maior interação com as instituições associadas e com o conjunto de organizações que atuam no segmento de CT&I Oportunidade de criar sobre a base do PGE Finep, apropriando elementos e insumos necessários ao planejamento HORIZONTES Para priorizar as atividades de curto-prazo, focando o período Para análise e definição do posicionamento estratégico da Abipti, o horizonte temporal de 2014 a 2022 será adotado

3 Objetivos do PGE Reavaliar a missão da ABIPTI Identificar as demandas das associadas Analisar perfil e propor reestruturação da carteira de associadas Definir visão de futuro da organização Estabelecer foco de atuação Propor diretrizes e estratégias organizacionais

4 Diagnóstico preliminar
Estágio de Desenvolvimento PGE ABIPTI Matriz de Priorização Questões Centrais Workshop de Validação Missão, Visão e Foco Análise Situacional Proposta de PGE Matriz Situacional 232 FASE Consulta on-line Matriz SWOT Workshop Final Diagnóstico preliminar Plano de Gestão Estratégica Análise Documental Entrevistas Benchmarking 2 relatórios 30 4 Ferramentas Produtos Intermediários Produto Final

5 Estágio de Desenvolvimento PGE ABIPTI
Agenda PGE Situação do processo de construção do PGE: Entrevistas (30 entrevistas) Benchmarking (2 instituições nacionais + 2 estrangeiras Consulta web (em curso – 45 respostas) Opiniões coletadas e catalogadas (310 enunciados) Proposta Metodológica do workshop para definição de questões centrais

6 Material de trabalho Elementos da análise situacional:
Nota Técnica analisando as perspectivas futuras da CT&I no Brasil e o papel da ABIPTI neste contexto SWOT previamente construída com elementos das entrevistas Resultados da consulta on line (Reforço dirigentes ABPTI) Benchmarking de instituições similares

7 Entrevistas Previstas: 15 Realizadas: 29 Período: jan. a mar/2010
Região N. Entrevistados NORDESTE 1 Sergio Cavalcante – C.E.S.A.R. 2 Frederico Cavalcanti Montenegro - ITEP 3 Roberto Germano Costa - INSA 4 Maristela Alves da Silva - PaqTcPB 5 Michel François Fossy FAPESPQ 6 Geraldo Magela - IPA 7 René Teixeira Barreira - CONSECTI / SECITECE 8 Abraham Benzaquem Sicsú - Fundação Joaquim Nabuco CENTRO-OESTE 9 José Geraldo Eugênio - Embrapa 10 Carlos Roberto Rocha Cavalcante - IEL/Nac. 11 Dep. Paulo Piau - Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação 12 Edson Fermann - SEBRAE/NAC. 13 Dante Scolari - Assessor da Frente Parlamentar de Pesquisa e Inovação 14 Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque - INTC

8 Entrevistas Região N. Entrevistados NORTE 15 Adalberto Luis Val – INPA
16 Niomar Lins Pimenta e Guajarino de Araújo Filho – FUCAPI 17 Professor Marcílio de Freitas – SECT/AM 18 João César Dotto - FUNTAC / SDCT SUL 19 Tarcísio Trindade - Fundação Araucária 20 Aldair Rizzi – TECPAR 21 Diomário Queiroz – FAPESC 22 Günther Pfiffer - Fundação CERTI 23 Roberto Pacheco e Vinicius Medina Kern – Instituto Stela SUDESTE 24 Luis Fernando Ceribelli Madi e Álvaro Duarte de Oliveira - ITAL 25 Helio Marcos M. Graciosa e Antônio Bordeaux Rego - CPQD 26 Guilherme Ary Plonski - ANPROTEC 27 Maria Angela do Rego Barro - ANPEI 28 Mario Neto Borges - CONFAP/FAPEMIG 29 Alfredo Gontijo de Oliveira - CETEC

9 Premissas P1 – Evolução da CT&I no Brasil e o papel da ABIPTI nesse contexto; P2 - Reavaliação da Missão da ABIPTI P3 - Reorientação estratégica de ações com foco nas demandas dos associados P4 – Definição de Visão de Futuro da organização P5 – Estabelecimento do Foco de Atuação da ABIPTI: P6 – Analise do perfil e proposição de reestruturação da carteira de associados P7 – Ajustamento das estratégias organizacionais da ABIPTI à sua arquitetura e à sua capacidade de realização de tarefas Ambiente: Interno (I);Externo (E) Análise SWOT: Pontos Fortes (S); Pontos Fracos (W); Oportinidades (O) e Ameças (T)

10 Mecânica da Construção da SWOT
Premissas Respostas dos entrevistados Ambiente Análise SWOT P1 É papel da ABIPTI estimular a multiplicação das informações em rede e de prospectar modelos internacionais de CT&I que possam influenciar o sistema nacional E O P2 A missão da ABIPTI deve estar focada em ações de natureza política P3 A ABPTI deve assegurar que as demandas dos associados estejam contempladas nas políticas públicas I W P4 As empresas devem ampliar sua participação no SNCT&I, ter influencia crescente na definição das políticas do setor e diversificar e sofisticar suas demandas nesse campo P5 Promoção da capacitação dos quadros técnicos das associadas P6 A ABIPTI deve mapear as competências dos seus associados agrupando-os em categorias P7 O modelo de gestão da ABIPTI deve estar estruturado a partir de uma rede de governança que coordenará redes temáticas (sub-redes) vinculadas aos temas estratégicos

11 Diagnóstico preliminar
Estágio de Desenvolvimento PGE ABIPTI Matriz de Priorização Questões Centrais Workshop de Validação Missão, Visão e Foco FASE Análise Situacional Proposta de PGE Matriz Situacional 232 Consulta on-line Matriz SWOT Workshop Final Diagnóstico preliminar Plano de Gestão Estratégica Análise Documental Entrevistas Benchmarking 2 relatórios 30 4 Ferramentas Produtos Intermediários Produto Final

12 Workshop (Objetivos e resultados esperados)
Definir a visão de futuro Rever a missão Definir o papel e estabelecer o foco de atuação Explorar um conjunto de diretrizes estratégicas de ação Resultado esperado: Formulação preliminar da visão de futuro, missão, papel e foco de atuação da Abipti Definição das questões centrais que vão balizar o PGE

13 Etapa 1: Oficina para posicionamento estratégico da direção da ABIPTI
Participantes: Grupo de direcionamento estratégico do PGE Data: 20 de abril de 2010 Local: CGEE em Brasília Objetivo: alinhar as atividades de construção do PGE ao direcionamento estratégico da ABIPTI

14 Etapa 2: Workshop (convidados, data e local)
Participantes: ABIPTI, representantes das associadas, CGEE, convidados parceiros e congêneres (máximo 30 ) Data: 05 e 06 de maio de 2010 (datas a confirmar) Duração: dois dias Local: Belo Horizonte Organização: ABIPTI e CGEE Entrega de material de trabalho: até cinco dias antes

15 Elementos a considerar na definição da visão de futuro (exemplos)
Adensamento do dialogo entre a sociedade civil e o Estado nas três instâncias de poder e nos diversos níveis da federação elaboração política publicas para a tecnologia e inovação As empresas devem ampliar sua participação no SNCT&I, ter influencia crescente na definição das políticas do setor e diversificar e sofisticar suas demandas nesse campo

16 Missão Perfil dos Associados
Redefinição da missão e Reestruturação do perfil dos associados (exemplos) Missão Representar as instituições associadas junto ao SNCTI Prestar serviços as suas associadas Perfil dos Associados Restrito: às instituições de pesquisa tecnológicas às instituições de pesquisa tecnológicas governamentais nacionais e estaduais Grupos diferenciados de associadas: Classificados por áreas temáticas (meio ambiente, indústria, agroindústria Classificados por área de atuação: FAPs, ICTs etc Classificados por categorias a partir do mapeamento das competências das suas associadas atuais

17 Definição do foco e Diretrizes de Atuação (exemplos)
Interface com congresso nacional na definição de políticas de seu interesse Mediação dos interesses das associadas junto ao MCT Promoção da capacitação dos quadros técnicos das associadas Diretrizes Fortalecimento da representatividade regional e representação por classe Atuação descentralizada a partir de uma ABIPTI regional Criação de representações estaduais, dada a dificuldade das vice-presidências regionais Representações estaduais estruturados através de redes virtuais integradas regionalmente e nacionalmente

18 Obrigado!


Carregar ppt "Construção do Plano de Gestão Estratégica da Abipti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google