A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.
PAÍSES ANDINOS- CAPT.9 Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.

2 MARCADO PELA CORDILHEIRA DOS ANDES
População: indígenas, espanhóis e principalmente mestiços. 130 milhões de habitantes no litoral, altiplanos e vales andinos. No leste( corresponde a Amazônia) é pouco povoado. Força econômica: mineração, como Peru: prata- Bolívia :estanho Chile: cobre Colômbia: esmeraldas, Equador e Venezuela: petróleo. Cordilheira dos Andes vista a partir de Santiago, no Chile.

3 Países andinos e, na sua maioria, também amazônicos.
Seis dos doze países sul-americanos se encontram nas montanhas. Cinco dos países andinos também tem a presença da Bacia Amazônica: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. No Chile tem montanha, costa do Pacífico e o Deserto de Atacama. No Peru, apesar do deserto, existe a irrigação por conta do degelo dos Andes. Faixas litorâneas do Equador e Colômbia são úmidas e verdejantes por não estarem próximas à corrente marítima de Humboldt ( Peru e Chile). A Bolívia, concentra a maioria da população nos altiplanos e vales andinos, por não possuir costa marítima. Dentre Costa, Sierra e Selva, a Selva apresenta a menor densidade demográfica regional.

4 Quito e Cuzco comunicavam-se por meio de uma grande malha de estradas que interligava as áreas habitadas. Eles não conheciam a escrita, mas alcançaram alto nível econômico, social e político. Dedicavam-se a agricultura, confecção de objetos de ouro, cobre... E confeccionavam agasalhos com a lã da alpaca, vicunha e lhama.

5 Sul-americanos e caribenhos.
VENEZUELA e COLÔMBIA, Sul-americanos e caribenhos. Reunidos, possuem 51 % da população e cerca de 54% do PIB regional. São banhadas pelo Mar do Caribe- países caribenhos. Colômbia agricultura é a base econômica (café e banana), além da floricultura e a mineração de petróleo, carvão, níquel e esmeraldas. A Venezuela é essencialmente baseada na mineração: petróleo, bauxita e minério de ferro.

6 Colômbia e Venezuela tem em comum uma grande parceria comercial com os Estados Unidos.
São diferentes politicamente: Na Venezuela – Hugo Chávez ( de 1999 a 2013), tinha uma postura populista, a chamada revolução bolivariana, tentava combater as FARCs_ movimento guerrilheiro de esquerda e um dos principais responsáveis pelo narcotráfico.  O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta terça-feira (8) na Assembleia Nacional (Foto: AFP)

7 Guerrilha e narcotráfico
Na Colômbia, no combate às FARCs, tem estreitado suas relações com os Estados Unidos, chegando a ceder seus territórios para bases militares norte-americanos. Por isso, rompeu com a Venezuela em 2010, mas reataram com o novo presidente Manuel Santos. Um dos maiores problemas enfrentados pelos colombianos, que vivenciam uma situação de insegurança e violência. Dois grupos: Forças Armadas Revolucionários da Colômbia (FARCs ) e Exército de Libertação Nacional ( ELN) – 1965. O governo de Álvaro Uribe marcou o enfraquecimento das FARCs, por ter diminuído 12 mil do início do primeiro mandato. Os “barões da coca” comercializam ilegalmente a coca, integrantes dos cartéis de Medellín e Cali. Guerrilha e narcotráfico

8 EQUADOR E PERU- crescem as relações com a Bacia do Pacífico.
Membros da APEC- Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, ampliando relações comerciais com países asiáticos. Tem políticas externas distintas: Rafael Correa, presidente do Equador foi, simpatizante dos ideais bolivarianos, mas faz parceria comercial com os Estados Unidos, enquanto o presidenta do Peru, Ollanta Humala, vem mantendo a força esquerdista. As economias se assemelham, sendo ambos exportadores de produtos minerais, agrícolas e marítimos. São importadores de produtos industrializados, como máquinas , veículos e alguns eletrodomésticos. A indústria no Peru desenvolve-se principalmente em Lima No Equador, o maior centro de manufaturas é a cidade portuária de Guayaquil, seguido de Quito, a capital.

9 EQUADOR PERU

10 CHILE, O MAIOR LITORAL; BOLÍVIA, UM DOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA SEM SAÍDA PARA O MAR.

11 O CHILE POSSUI O SEGUNDO LITORAL MAIS EXTENSO DA AMÉRICA DO SUL.
POSSUI UM FORMATO LONGILÍNEO DE NORTE A SUL, COM MAIS DE 4000 Km E 100Km DE LARGURA. O NORTE DO PAÍS É DESÉRTICO, COM AS MINAS DE COBRE. A PARTE CENTRAL TEM CLIMA MEDITERRÂNEO, COM CULTURA DE UVA, OLIVA E DE PRODUTOS DERIVADOS, ALÉM DE CEREAIS, TRIGO, MILHO E AVEIA. O SUL , COM CLIMA FRIO, TEM UMA VEGETAÇÃO DE FLORESTA DE CONÍFERA, COM A PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE, ALÉM DA PESCA DO SALMÃO PARA EXPORTAÇÃO. IMPORTANTES CIDADES SÃO CENTROS PORTUÁRIOS: ANTOFAGASTA e IQUIQUE (N); VALPARAÍSO e VIÑA DEL MAR ( COMPLEXO PORTUÁRIO E BALNEÁRIO); CONCEPCIÓN e PUNTA ARENAS (S). FOI UM DOS PAÍSES QUE MAIS DESENVOLVEU SUA ECONOMIA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. TEM TRATADOS BILATERASI COM OS ESTADOS UNIDOS FAZ PARTE DA APEC( COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA E DO PACÍFICO) SE RELACIONA AO MERCOSUL, NA CONDIÇÃO DE MEMBRO ASSOCIADO.

12 GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL
A BOLÍVIA NÃO POSSUI COSTA MARÍTIMA, TENDO APENAS O ALTIPLANO ANDINO E A GRNDE PLANÍCIE NORTE COBERTA PELA FLORESTA AMAZÔNICA. 2º MAIOR PRODUTOR DE ESTANHO DO MUNDO ( 1º CHINA) ALÉM DE RESERVAS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL, TEM TAMBÉM A AGROPECUÁRIA COMO FONTES DE RENDA. LA PAZ e COCHABAMBA SITUAM-SE NOS ANDES SANTA CRUZ DE LA SIERRA É A MAIOR E MAIS POPULOSA CIDADE DOS ANDES. GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL LIGAÇÃO DO BRASIL COM A BOLÍVIA POR CONTA DO GASODUTO QUE SAI DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA AOS PRINCIPAIS CENTROS INDUSTRIAIS DO CENTRO-SUL DO BRASIL. A VENDA DO PRODUTO É RENTÁVEL PARA O BOLIVIANO E IMPORTANTE NO PROCESSO DE CONTINUIDADE DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA O GÁS É USADO PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E COMO MATÉRIA-PRIMA PARA ALGUNS SEGMENTOS DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA.

13


Carregar ppt "Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google