A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUATEMALA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUATEMALA."— Transcrição da apresentação:

1 GUATEMALA

2

3

4

5

6 INFORMES População predominantemente rural, indígena de origem maia.
Economia modesta baseada na produção do café, bananas e milho.

7

8

9 DESDE O SÉCULO XIX O poder político esteve nas mãos de grupos fechados da elite – brancos ou mestiços – que governaram de forma autoritária, discriminando os indígenas.

10 ENTRE 1898 E 1920 O país foi governado, com mão de ferro, pelo ditador Manuel José Estrada Cabrera, do Partido Liberal

11 UNITED FRUIT COMPANY A entrada dessa empresa americana no país foi feita com o incentivo de Cabrera.

12 Essa companhia passou a ter muito poder, intervindo diretamente nas decisões políticas que, naturalmente, serviam a seus interesses econômicos. Toda oposição foi reprimida.

13 DEPOIS DE UMA TRÉGUA DEMOCRÁTICA, OUTRO REGIME DITATORIAL JORGE UBICO (1931-1944)
Militar que fundou o Partido Libertador Progressista em 1926. Eleito pelo voto, assumiu poderes ditatoriais e perseguiu os opositores

14 Favoreceu as companhias estrangeiras, dentre elas a United Fruit Company para a qual ofereceu mais terras. Concedeu, tanto às companhias bananeras quanto aos fazendeiros de café (muitos deles alemães), uma licença legal para matar aqueles que fossem considerados “desordeiros”. Para modernizar o país, mandou construir estradas por meio de trabalho forçado pelos indígenas.

15 UBICO FOI CONSIDERADO UM NOVO NAPOLEÃO
Seu governo provocou grande insatisfação, que desembocou numa insurreição liderada por profissionais e intelectuais de classe média e jovens oficiais do exército Em 1º/07/1944, foi obrigado a renunciar e uma junta assumiu o governo.

16

17 MARÇO DE 1945 – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Tomou posse o professor de Filosofia Juan José Arévalo, à frente de uma coalização mais à esquerda, o Partido de Ação Revolucionária. Tentou modernizar a estrutura agrária nacional; Implementar leis trabalhistas como a do salário mínimo e Ampliar as restrições do sufrágio universal

18 JACOBO ARBENS – GOVERNO SEGUINTE
Militar, havia sido ministro da defesa de Arévalo, com simpatia pelo socialismo. Sua vitória assustou os proprietários rurais, as companhias estrangeiras e os Estados Unidos

19 Em 1952, Arbens pôs em prática
Uma Lei de Reforma Agrária, distribuindo terras para 100 mil camponeses. Terras não cultivadas, as ocupadas pelos estrangeiros e os latifúndios foram expropriados, incluindo propriedades dele mesmo .

20 Discurso de Arbenz sobre la Reforma Agraria

21 El presidente Jacobo Arbenz intenta hacer una cuidadosa reforma agraria. Somoza rompe relaciones con Guatemala.

22 EM PLENA GUERRA FRIA A tensão entre os E.U.A. e a Guatemala crescia.
Arbens foi considerado de esquerda. O presidente Dwight Eisenhower autorizou a CIA a desencadear o golpe que teve o apoio da United Fruit Co. Arbens foi derrubado e obrigado a renunciar em 27/06/54, exilando-se no México.

23 CARLOS CASTILLO ARMAS Depois desse golpe, a Guatemala foi governada por mais de 3 décadas por militares, cuja atuação foi cada vez mais repressiva, tendo como alvo todos os considerados inimigos do regime, desde os camponeses indígenas até os grupos guerrilheiros socialistas.

24

25 FORÇAS ARMADAS REBELDES - FAR
Foi o 1º grupo guerrilheiro nascido em 1960, formado por jovens oficiais do exército como consequência direta da insatisfação com o golpe militar.

26 NA DÉCADA SEGUINTE – O EXÉRCITO GUERRILHEIRO DO POVO
Posição socialista; Pretendia atuar junto aos camponeses.

27 FORÇAS PARAMILITARES DE DIREITA
Surgiram para combater as guerrilhas de esquerda. Nessa guerra civil de 36 anos, morreram 140 mil pessoas, 40 mil estão desaparecidas e outras milhares deixaram suas terras ou o país.

28


Carregar ppt "GUATEMALA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google