A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!"— Transcrição da apresentação:

1 5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!

2 CAMADAS DA ATMOSFERA

3 Tempo & Clima Tempo – Clima –
Estado momentâneo da atmosfera em um determinado local. Sucessão habitual dos diferentes tipos de tempo de um determinado lugar. Deve ser estudado por pelo menos 30 anos. Clima –

4 FATORES QUE INFLUENCIAM
A TEMPERATURA 1- LATITUDE Quanto maior a latitude, maior a proximidade com os polos e, consequentemente, menor a temperatura. Quanto menor a latitude, maior a proximidade com a linha do equador e, consequentemente, maior a temperatura.

5  Altura em relação ao nível do mar. A temperatura diminui conforme a
2-ALTITUDE  Altura em relação ao nível do mar. A temperatura diminui conforme a altitude aumenta!

6 3-PROXIMIDADE COM O OCEANO
Continentalidade – distância que o local está do mar ou oceano. As áreas mais distantes do oceano costumam Ter extremos maiores na temperatura! Deserto do Saara

7 As correntes marítimas influenciam na temperatura do ar!
Correntes quentes Correntes frias

8 5-vegetação A vegetação possui um efeito moderador! Em áreas mais arborizadas, as temperaturas são mais amenas. Deserto do Saara

9 6- MASSAS DE AR Grandes porções de ar que apresentam uniformidade de temperatura e umidade As massas de ar vão adquirindo as características de temperatura e umidade dos locais por onde passam. Massas quentes (secas ou úmidas) – Nascem basicamente entre os trópicos. Massas frias (secas ou úmidas) – Tem origem nas regiões polares. Secas – continentes Úmidas – mares e oceanos.

10  Precipitação orográfica
Ocorre quando massas de ar úmidas encontram uma área montanhosa ou serrana.

11  Precipitação convectiva
Ocorre quando o ar quente carregado de vapor, ao subir na atmosfera, condensa-se, dando origem a nuvens do tipo cúmulo-nimbo.

12  chuva frontal Resultado do choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente.

13  Principais massas de ar brasileiras

14  Principais massas de ar brasileiras
mEc - Com características quente e úmida, originada na Amazônia ocidental, exerce influência em quase todo país durante o verão do hemisfério sul. É responsável pelas altas temperaturas e altos índices pluviométricos da região da Amazônia. mTa - Possui características quente e úmida origina-se no atlântico Sul e atua em toda faixa litorânea brasileira que se vai do Nordeste ao sul do Brasil. mTc - Origina-se na área de depressão do Chaco Paraguaio , área de altas temperaturas e pouca umidade portanto apresenta características quente e seca.

15  Principais massas de ar brasileiras
mPa - Forma-se basicamente no oceano do litoral sul da Argentina. Apresenta característica fria e úmida. Ao penetrar no Brasil, pode criar três situações diferentes: 1. Frentes frias - Quando sobe pelo litoral e encontra a mTa. 2. Friagem – Oeste da Amazônia, causando queda brusca de temperatura. 3. Geadas – Neve e fortes ventos – Quando sobe pelos vales e serras do Sul do Brasil. mEa - Massa quente e úmida, se forma na porção do atlântico próximo a região equatorial.

16 CLIMAS BRASILEIROS

17 CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS
CLIMA EQUATORIAL 1. Clima quente e úmido. 2. Baixa amplitude térmica. 3. Média pluviométrica elevada.

18 CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS
CLIMA SUBTROPICAL 1. As quatro estações são, em geral, bem definidas. 2. Não há estação seca. 3. Chuvas bem distribuídas.

19 CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO
CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO 1. Pluviosidade anual baixa. 2. As chuvas se concentram nos meses de janeiro, fevereiro e março. 3. Temperaturas sempre elevadas.

20 CLIMA TROPICAL ALTERNADAMENTE SECO E ÚMIDO
CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA TROPICAL ALTERNADAMENTE SECO E ÚMIDO 1. Clima quente e semiúmido. 2. Duas estações bem definidas: Verão chuvoso e Inverno seco

21 CLIMA TROPICAL LITORÂNEO
CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA TROPICAL LITORÂNEO 1. Clima quente e úmido durante todo o ano. 2. Observância de duas estações: No nordeste: Inverno chuvoso e Verão menos chuvoso. Na região Sudeste: Verão chuvoso e inverno menos chuvoso.

22 Tufão (Japão), Ciclone (países banhados pelo índico)
Furacão Tufão (Japão), Ciclone (países banhados pelo índico) Curiosidade!!! O olho do furacão, que pode atingir até 16km de diâmetro, costuma ser bem calmo. Fenômeno de baixa pressão. Forma-se sobre oceanos na zona Intertropical Ocorre sobre águas quentes com temperaturas superiores a 27ºC Tem uma duração de vários dias Pode cobrir uma área de muitos quilômetros quadrados É visível do espaço Os ventos podem aproximar-se dos 200 km/h.

23 Tornados Tem uma curta duração de "vida“
Ocorre durante tempestades Tem uma curta duração de "vida“ Ocorre geralmente sobre os continentes É de escala local e não visível do espaço Apresenta ventos muito fortes, por vezes, próximos dos 400 km/h.

24 GEADAS É a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta, devido a queda de temperatura da superfície abaixo de zero grau Celsius.

25 NEBLINA É a condensação que ocorre junto à superficie, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida, formando pequenas nuvens. .


Carregar ppt "5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google