A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?"— Transcrição da apresentação:

1 QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
A REVOLUÇÃO DE QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?

2 QUE CONSEQUÊNCIAS PODERIA TER, NO SÉCULO XIV, UMA DOENÇA CONTAGIOSA?
Introduzida no Ocidente pelos ratos contaminados que vinham nos barcos do Oriente Transmitida pela picada da pulga do rato negro Nasciam tumores negros nas virilhas, axilas e pescoço Mortal em 2 ou 3 dias Propagava-se pelo ar Em meados do século XIV, no espaço de dois anos, 1/3 da população europeia morreu.

3 Vista de uma cidade do século XIV
O QUE TERÁ CONTRIBUÍDO PARA A PROPAGAÇÃO DA PESTE NEGRA? Vista de uma cidade do século XIV As ruas eram sujas, o lixo amontoava-se e a falta de higiene era geral. Também o comércio externo contribuía para a propagação da peste através dos ratos que seguiam nos porões dos barcos.

4 DESCONTENTAMENTO POPULAR
QUE OUTROS PROBLEMAS TERÃO AFECTADO PORTUGAL NO SÉCULO XIV? fomes pestes guerras campos abandonados, vilas despovoadas, diminuição do comércio aumento dos preços, aumento dos impostos, falta de mão-de-obra DESCONTENTAMENTO POPULAR Portugal foi também afectado pela fome e pela guerra, o que contribuiu para o empobrecimento do reino.

5 Crise política Crise de sucessão
QUE OUTROS PROBLEMAS TERÃO AFECTADO O REINO? Crise política Reinado de D. Fernando ( ) Guerras com Castela Tratado de Salvaterra casamento de D. Beatriz com D. João I (rei de Castela) regência de D. Leonor até que o filho da infanta D. Beatriz atingisse os 14 anos impedir a união dos dois reinos Morte de D. Fernando (1383) Crise de sucessão A morte de D. Fernando provocou uma crise de sucessão ao trono.

6 D. Beatriz, porque era a filha legítima de D. Fernando.
DOS VÁRIOS CANDIDATOS AO TRONO QUAL TERIA DIREITO A GOVERNAR O REINO? D. Pedro I D. Teresa Lourenço D. Inês de Castro D. Constança D. Fernando D. Leonor Teles Inf. D. João Inf. D. Dinis D. João (Mestre de Avis) D. João I de Castela D. Beatriz Linha legítima Linha ilegítima D. Beatriz, porque era a filha legítima de D. Fernando.

7 COMO TERÁ REAGIDO A SOCIEDADE PORTUGUESA AO PROBLEMA DA SUCESSÃO?
Os grupos em confronto Candidatos ao trono Apoios Motivações não queriam perder privilégios grande parte do clero e da nobreza não aceitavam um filho ilegítimo D. Beatriz não queriam um rei estrangeiro parte do clero e da nobreza D. João Mestre de Avis burguesia temiam perder a independência povo A sociedade dividiu-se. Grande parte dos grupos privilegiados apoiou D. Beatriz e grande parte dos grupos não privilegiados apoiou D. João, mestre de Avis.

8 D. João I (Mestre de Avis) é aclamado Rei de Portugal
COMO TERÁ SIDO RESOLVIDO O CONFLITO ENTRE PORTUGAL E CASTELA? Mestre de Avis é aclamado Regedor e Defensor do Reino D. João I de Castela invade Portugal (1384) derrotado na batalha de Atoleiros cerca Lisboa mas é vencido pela peste. Regressa a Castela com os seus exércitos. Cortes de Coimbra (1385) D. João I (Mestre de Avis) é aclamado Rei de Portugal Início da 2ª dinastia Dinastia de Avis Bandeira da Dinastia de Avis Batalha de Aljubarrota A eleição do Mestre de Avis levou o rei de Castela a invadir de novo Portugal, acabando por ser derrotado na batalha de Aljubarrota.

9 QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
A NÍVEL ECONÓMICO, O REINO EMPOBRECEU. A NÍVEL SOCIAL, A POPULAÇÃO REVOLTOU-SE E DIVIDIU-SE. A NÍVEL POLÍTICO, SURGIU UMA NOVA DINASTIA.


Carregar ppt "QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google