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1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas.

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1 1 Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Sistemas de Informação Curso Técnico em Administração de Empresas Material I-Bimestre Abordagem sistêmica, Informação nas organizações Sistemas de informação Classificação de sistemas de informação Modelos de sistemas e de informações e modelos decisórios. Site : Prof. Responsáveis Roberto Cordeiro Walts Wagner Santos C. de Jesus

2 2 (*)Abordagem Sistêmica Integração Sistêmica Integração Corporação Ciência administrativa e comportamental Organização Impacto Tecnológico Teoria geral de sistema (TGS) Relação entre as parte, sem perder a visão do todo. Integração Social

3 3 Relações internas e externas A empresa ou organização e as suas relações formam o maior de todos os sistemas de informação, juntamente com suas funções organizacionais, meio ambiente interno e externo.

4 4 (*)Informação nas Organizações A informação é um recurso de extrema importância para as organizações quando planejada e disponibilizada de forma personalizada, com qualidade e antecipação.

5 5 Modelo Informação Organizacional InformaçãoOrganização Produtos Serviços Clientes ou Consumidores S.I OU

6 6 Dado Informação Conhecimento

7 7 Dado É um conjunto de letras, números ou dígitos que colocado isoladamente, não agrega nenhum conhecimento, não contem significado claro. 2,4,6,8,10; xyz; Maria Dado

8 8 Exemplo de dado Alfabeto Braille de seis dígitos ABC D EFGH (Informação)

9 9 Dado => Informação / C O D I G O (espaço) M O R S E

10 10 Informação O conceito de informação vem ser o dado trabalhado ou tratado agregado com sentido natural e lógico para quem usa a informação. Define-se como algo útil. 2,4,6,8,10 – São Múltiplos de dois. x,y,z - São coordenadas cartesianas. Maria - Nome de uma pessoa.

11 11 Conhecimento Quando a informação é trabalhada por pessoas e pelos recursos computacionais, possibilitando geração de cenários, simulações e oportunidades, pode ser chamada de conhecimento. Exemplo: Percepção da dificuldade; Uso de experiências semelhantes; Concepção de equipamentos, pessoas, materiais e pessoas, que são vitais para um serviço. Entendimento de contratos que podem ser negociados, visando à adequação à realidade de uma atividade.

12 12 Exemplo de Conhecimento Problema Desenvolver uma função matemática para gerar apenas múltiplos de dois. N={2,4,6,8,10...} <= Dado Informação, todos são múltiplos de dois. Conhecimento : N = 2x

13 13 Conhecimento Defini-se como conhecimento a interpretação dos dados. Alemão - Verfahren Inglês - Process Espanhol - acción Francês - processus } Processo

14 14 Conceito (Dado, Informação e Conhecimento) Interpretação de símbolos

15 15 Proibido Fumar Deficiente Físico Radiação no local Laser no local Alta Tensão Enviar dados para Impressora Mulher e Homem Proibido Estacionar Simbologias (SI)

16 16 Conhecimento Visual O Olho e o cérebro usam os sentidos para determinar formas implícitas ou codificadas nos objetos e formar conhecidos. Abstraindo dados da imagem e criando informações.

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20 20 Os dados, as informações e os conhecimentos não podem ser confundidos com decisões(atos mentais ou pensamentos), com ações (atos físicos, execuções) ou com processos ou procedimentos. Como exemplos, Ir ao banco; Somar os valores; Calcular os juros; Pagar a conta; Observa-se : que os dados, informações e conhecimento devem ser usado para definir um processo ou procedimento e não a mecânica de execução dos mesmos.

21 21 Sinergia da informação e desinformação. Coerência Integração Organização (empresa) Sinergia – Cooperação entre grupos ou pessoas

22 22 Relações de Sinergia (coerência e integração) Planejamento estratégico Sistemas de informação Gestão de tecnologia da informação { Idéias; Planos; Direcionamentos; Ações; Superiores, médios e inferiores Paralelos Níveis Gestão de tecnologia da informação { Idéias; Planos; Direcionamentos; Ações; Superiores, médios e inferiores Paralelos Níveis

23 23 Desinformação Os sistemas de informação tratam com informações de qualidade, Infelizmente, em algumas organizações ainda aparecem os sistemas de desinformação, que manipulam e reproduzem negativamente a informação. Gerando propositadamente informações desvirtuadas, deformadas e falseadas.

24 24 Conseqüências da desinformação Erros; Incertezas; Dúvidas e Insatisfação.

25 25 Exemplo: Criar uma planilha que mostre os gastos com materiais da produção !!! Que mês?; o ano todo? Entregar quando ? Qual a finalidade ? Gestor de Produção

26 26 Forma de minimizar desinformação Um dicionário de termos pode minimizar essas distorções, pois define um significado próprio adotado pela organização para cada informação. Reuniões rápidas periódicas entre departamentos e setores afins da organização. Parear procedimentos e informações entre diferentes setores da organização. Proporcionar treinamento para as pessoas envolvidas em um processo.

27 27 Informação como recurso estratégico Ciclo evolutivo : (NOLAN,1982) Iniciação; Contágio; Controle; Integração; Administração de dados; Maturidade Estágio do conhecimento

28 28 O processo de aculturação da informação nas organizações poderá ser facilitado e efetivo se: Gestores da organização; clientes(usuários) Recursos tecnologia da informação Participação Consciência Envolvimento Pleno

29 29 Papel dos infogestores Possuem; Compartilham; Vendem informações. A ideia é fazer mais trabalho: Custo menor ou adequado; Usando menos recurso; Fornecer serviço melhor; E com boas informações

30 30 Informação Personalizada A personalização da informação leva em conta os detalhes das informações do meio ambiente interno e externo relacionado com a organização. As tecnologias emergentes têm auxiliado a personalização das informações nas organizações

31 31 Tecnologias Gerenciador de Banco de dados Gera informações Banco conhecimento Organização Perspectivas; Alternativas de negócio; Prestação de serviços Tecnologia

32 32 Exemplo de informação personalizada Cor preferida de um cliente; Marca de um produto predileto de um consumidor; Peso de um hospede de um hotel; Nome de um serviço escolhido por um cidadão; Nome de um local para se alimentar.

33 33 Informação oportuna Toda informação de qualidade inquestionável, porém antecipada, pode ser chamada de informação oportuna.

34 34 Exemplo de informação oportuna Quantidade de matéria prima faltante no dia seguinte; Número de quartos vagos em hotel na semana seguinte; Valor do saldo negativo bancário amanhã; Número de peças produzidas na próxima hora; Data do feriado do mês seguinte.

35 35 Informação PersonalizadaInformação Oportuna Conjunto Informação Inteligentes ou (Executivas)

36 36 (*) Sistemas de Informação (SI) Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da informação, que manipula dados e gera informação pode ser genericamente denominado sistema de informação.

37 37 Formas convencionais de sistemas de informação Relatórios de controle; Relatos de processos diversos; Coleção de informações expressas (veiculadas); Conjunto de procedimentos e normas; Conjunto de partes (quaisquer) que geram informações.

38 38 SI- Usando recursos da tecnologia da informação Telas Relatórios Organização (Software,hardware) } Recursos humanos Procedimentos que antecedem ou sucedem um software.

39 39 Conceito, Sistema de Informação Organizacional Vários subsistemas internos Organização Contemplando o meio ambiente externo [

40 40 SI, possui Objetivo Foco Benefícios

41 41 Objetivo de um SI SI Processos Tomada de decisões auxiliar } Organização auxiliar

42 42 Foco de um SI SI Negócio empresarial Atividades principais Organizações privadas Organizações públicas Qualidade; Produtividade; Efetividade; Inteligência organizacional Relacionado

43 43 Beneficiando por intermédio SI Organização Controlar suas operações; Diminuir carga de trabalho das pessoas; Reduzir custos e desperdícios; Aperfeiçoar a eficiência; Eficácia; Efetividade; Qualidade e produtividade; Aumentar segurança das ações; Diminuir erros; [

44 44 SI, como diferenciais SI Problema Gestor Análise Decisões Produtos ou Serviço.

45 45 Ciclo de vida de um SI Utilizando recursos tecnológicos - Concepção e (criação) - Construção ou (programação) - Implantação (disponibilização) - Implementações (ajustes ou melhorias) - Maturidade (Utilização plena) - Declínio - Manutenção - Descontinuidade Ciclo de vida curto pode durar até no máximo cinco anos. - Morte

46 46 Gestão estratégica Três primeiras fases (Importante). Concepção Implantação Construção Quando as três fases forem elaboradas de forma errada a morte do SI é acelerada.

47 47 Aspectos humanos e políticos da informação Organização [ Soluções e decisões técnicas e racionais ] Psicológico, sociais e políticos Conteúdo Atividade humana e política Habilidade de negócios e humanas (difíceis de adquirir) Habilidades Técnicas Mais fácil aquisição Cursos técnicos; de graduação; e Pós-graduação

48 48 Estruturas organizacionais e SI As organizações estão reduzindo o número de níveis hierárquicos para facilitar os processos de comunicação, os fluxos de informações e os fatos decisórios.

49 49 Incorporando a exigência de um maior dinamismo nas organizações, sistematizando em três níveis Corpo técnico ou operacional Corpo de gestor (nível intermediário de gestão) Alta administração Unidade de Tecnologia da Informação (serviço de informática)

50 50 Procedimentos e SI Os procedimentos são atividades necessárias para a execução de qualquer sistema. Eles antecedem e sucedem a atividade principal, interligando lógica e fisicamente as tarefas envolvidas no ciclo de funcionamento.

51 51 Procedimentos que antecedem e sucedem Procedimentos operacionais manuais; Procedimentos sistêmicos manuais; Procedimentos sistêmicos informatizados.

52 52 Documentação recomendada Uso de simbologias : Fluxograma; Descrição narrativas de processo ou procedimentos; Português estruturado; As organizações que utilizam as normas ABNT, ISO, CMM e Scrum ou outras normalmente possuem documentação estruturada e padronizada de todos os seus procedimentos das funções organizacionais.

53 53 Exemplo de fluxograma e Português Estruturado Hora = time() Hora = 7:10 N Liga_Bomba() S Alerta Bomba Ligada Infinito = 1 enquanto Infinito = 1 faça Hora <- time() se hora = 7:10 então Liga_Bomba() escreva Alerta Bomba Ligada fim_se fim_enquanto Fluxograma Português Estruturado

54 54 (*) Classificação de Sistemas de Informação Os sistemas de informação podem ser classificados de diversas formas. Essas classificações visam contribuir para as atividades de planejamento, desenvolvimento ou aquisição de soluções para as organizações.

55 55 Sistema de informação segundo o suporte de decisões. Classificação SI (Operacional) - SIO SI (Gerencial) - SIG SI (Estratégico) - SIE Operações rotineiras cotidianas e detalhadas. Concentram dados operacionais convertendo- os em informações agrupadas. Trabalha com os dados em nível macro. (executivo) Organização Gera informação Auxilia tomada de decisões MIS EIS

56 56 Exemplos – 1 - SIO, SIG,SIE Níveis de Informação (NI) NI Módulo ou subsistema:Planejamento e controle de produção. Estratégica (Executive information systems) quantidade total de produtos elaborados versus número de dias trabalhados; quantidade de produtos elaborados versus quantidade de produtos rejeitados. Gráficos mostrando demonstrando essas quantidades. Gerencial (management information system) quantidade de produtos elaborados; quantidade de equipamentos ativos; números de dias trabalhados. Operacional nome do produto elaborado; tipo de produto (A,B,X,Y); data da produção. Função organizacional : Produção fabril

57 57 Exemplos – 2 - SIO, SIG,SIE NI Módulo ou subsistema: Sistema de alunos Estratégica (Executivo de sistemas de informação) quantidade total de alunos matriculados versus quantidade de alunos desistentes; quantidade total de alunos por sexo versus quantidade de alunos inadimplentes. Gerencial (Gestor de sistemas de informação) quantidade total de alunos matriculados; quantidade de alunos matriculados por disciplina. Operacional nome do aluno; Série do aluno; sexo do aluno; data de nascimento do aluno; telefone do aluno. Função organizacional : Serviços acadêmicos

58 58 Sistemas de conhecimentos Aparece como um quarto tipo de sistema é considerado uma nova perspectiva em sistemas de informação. Que manipula o conhecimento das pessoas; por intermédio de tecnologias de simulação; bancos de dados inteligentes; realidade virtual e Inteligência artificial.

59 59 Sistemas de informação segundo a abrangência da organização. Nesta classificação os SI estão no níveis : (KROENKE,1992) Pessoal; Grupo ou departamental; Organizacional; Interorganizacionais.

60 60 Exemplo : abrangência da organização ClassificaçãoAbrangência SI (pessoais) Sistema utilizado por uma determinada pessoa da organização; Ex. Sistema de vendas pessoais;sistema de clientes; sistema de controle de produção individual. SI(grupo ou departamento) Sistemas usados por um grupo de pessoas ou departamentos; Ex. Sistema de vendas de um grupo de vendedores; sistema de vendas do departamento comercial; sistema de planejamento e controle de produção. SI (Organizacional) Sistema usado por toda organização; Ex. sistema de produtos e serviços; sistema de pedido de férias de func.; sistema gerencial de resultados SI (Interorganizacional) Sistemas utilizados pela organização e por um grupo de organizações; parceiros clientes; fornecedores; Ex.sistema de logística; exportação; sistema de consórcio; conjunto de prefeituras.

61 61 SI segundo a forma evolutiva Manuais; Mecanizados; Informatizados; Automatizados; Gerenciais e estratégicos (corpo gestor)

62 62 SI segundo a entrada na organização A partir do planejamento estratégico das necessidades de informação na organização, os sistemas podem ser classificados em : desenvolvimento; aquisição e manutenção ou adaptação.

63 63 Desenvolvimento de um SI Sistema Informação Projeto Elaboração Implantação Metodologia de desenvolvimento de projetos Equipe Interna Organização prestadora desse serviço Ou

64 64 Aquisição (compras) - SI Pesquisa de mercado; Exame de fornecedores; Análise das informações necessárias modeladas; Contratação de uma organização que presta serviço (software)

65 65 Manutenção ou adaptação Sistema Informação Existente Atividades de melhorias ou ajustes Manter infra-estrutura de Tecnologia da informação Não exigir grande esforço das pessoas Em todas essas classificações as informações requeridas pelos clientes dos sistemas (ou usuário) devem ser modeladas a partir das necessidades da organização.

66 66 (*) Modelos de SI Os modelos de sistemas de informação apresentam o comportamento da informação nas organizações ao longo de sua história. Inicialmente, o modelo se apresenta como convencional ou trivial; tecnologia da informação; tecnologias aplicadas.

67 67 Modelo convencional ou trivial; tecnologia da informação e sistemas de informação com tecnologias aplicadas 1.Esse modelo se dinamiza com características exigidas pelos decisores e gestores das organizações. 2. O segundo modelo é mais bem exercido, ou seja, em bom êxito nas organizações faz uso dos recursos da tecnologia da informação. 3. O mais moderno, sistemas de informação com tecnologias aplicadas. 4. Esses três modelos de sistemas de informação apontam para um quarto modelo considerado uma nova perspectiva, SI e conhecimento.

68 68 Modelo Convencional(base na década de 60) Níveis Hierárquicos: Níveis ou tipos de informação: SI Alta administração Corpo Gestor Corpo Técnico Macrorrelacionadas Em Grupos No Detalhe (MAIE) Sinergia SIE SIG SIO Base de Dados das Funções Organizacionais

69 69 Modelo Dinâmico (base na década de 80) Níveis Hierárquicos: Níveis ou tipos de informação: SI Alta administração Corpo Gestor Corpo Técnico Macrorrelacionadas Em Grupos No Detalhe (MAIE) Sinergia SIE SIG SIO Base de Dados das Funções Organizacionais Informações Oportunas

70 70 Modelo SI com tecnologia da informação Níveis Hierárquicos: Níveis ou tipos de informação: SI Alta administração Corpo Gestor Corpo Técnico Macrorrelacionadas Em Grupos No Detalhe (MAIE) Sinergia SIE SIG SIO Base de Dados das Funções Organizacionais Informações Executivas ou inteligentes TI

71 71 Tecnologias aplicadas a geração de informações

72 72 SGBD (Gerenciadores de banco de dados) SGBD DMS LDD LMD DD LDD – Linguagem de definição de dados; LMD – Linguagem de Manipulação de dados; DD - Dicionário de dados SI

73 73 DW(Data Warehouse) Organização DW Informação Processo decisório Atitudes Cliente ou serviço SI

74 74 Sistemas de telecomunicações GPS Satélite SGBD Organização SI

75 75 DataMining (Mineração Dados) Base de dados Inteligência Artificial Reconhecimento de padrões Análise de hipóteses e regras Conhecimento Estatística Organização SI

76 76 Níveis da informação e de decisão organizacional SIE SIG SIO Alto escalão (Atos mais duradouros) Nível estratégico Médio escalão (Atos de médio prazo) Nível gerencial Decisões operacionais (cumprir decisões preestabelecidas) Nível operacional

77 77 (*) Modelos Decisórios Os modelos decisórios nas organizações contribuem para os processos de tomadas de decisões, principalmente de ordem tática e estratégica de cada organização, buscando fornecer as informações e conhecimentos efetivos e inteligentes.

78 78 Modelos Decisórios SI Modelos Decisórios Pessoas (Gestores) Análise dos dados MAIE Proposta de Solução Realimentação Conhecimento Ações

79 79 Modelos decisórios convencionais DadosInformaçõesConhecimentos Decisões Ações Resultados Positivos ou negativos Retroalimentação

80 80 Modelo decisório dinâmico Necessidade de informações e conhecimento Levantamentos de dados (ou software) Dados Informações Conhecimentos Decisões, ações e resultados Retroalimentação

81 81 Conclusão modelo decisórios As informações geradas por estes dois modelos decisórios, sistemas de informação e tecnologia da informação têm sua relevância estimulada principalmente quando: podem minimizar os custos e a efetividade organizacional; melhoram os serviços realizados e produtos oferecidos pela organização; facilitam a interação entre os gestores e demais decisores ou atores (privados ou públicos); favorecem as simulações com projeções dos efeitos das ações e das decisões; tornam as organizações mais dinâmicas; competitivas e inteligentes.


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