A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM POUCO DE HISTÓRIA Foram os microscópios que permitiram a descoberta da célula. Levaram a concluir que são componentes básicos de todo ser vivo. Antonie.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM POUCO DE HISTÓRIA Foram os microscópios que permitiram a descoberta da célula. Levaram a concluir que são componentes básicos de todo ser vivo. Antonie."— Transcrição da apresentação:

1 UM POUCO DE HISTÓRIA Foram os microscópios que permitiram a descoberta da célula. Levaram a concluir que são componentes básicos de todo ser vivo. Antonie van Leeuwenhoek – holandês ( ) foi o primeiro a empregar o microscópio. Microscópio simples. Possibilitava aumento de 300X

2 Robert Hooke ( ) fabricou um microscópio com duas lentes -microscópio composto. Observou um pedaço de cortiça e batizou seus compartimentos de células.

3 Os cientistas Schleiden e Schwann formularam a teoria celular, após observações em tecidos: a)Todo ser vivo é formado por célula (exceto vírus). b)As propriedades vitais do organismo dependem das propriedades das células. c)As células surgem de outras pré-existentes.

4 A ESTRUTURA CELULAR o Para observação das células surgiram 2 tipos de microscópio: Microscópio Óptico: Suas ampliações não passam de 5.000X Microscópio Eletrônico: Permite ampliações de X

5 O tamanho das células varia entre 10 a 100 micrômetros (µm). (1 µm=0,001mm). Cada célula tem sua função específica como: obter energia, eliminar resíduos, sintetizar substâncias etc. Seu tempo de vida varia : umas vivem muitos anos, algumas duram dias outras acompanham o indivíduo por toda a vida. São de várias formas: cilíndricas, estreladas, fusiformes, discóides, esféricas ou alongadas.

6 COMPONENTES QUÍMICOS DA CÉLULA ÁGUA: - 70% do volume celular. - Dissolve e transporta materiais. -Participa de inúmeras reações. SAIS MINERAIS: - Importantes para o funcionamento da célula. -A falta destes pode levar à morte. -Cálcio, magnésio, manganês, zinco, sódio, potássio e outros.

7 CARBOIDRATOS: - São formados por C, H e O. -Glicose, frutose, sacarose, lactose, maltose, amido, glicogênio. -Têm a função de fornecer energia. LIPÍDIOS: -Óleos e gorduras. -Participam na construção das células. -Também fornecem energia.

8 PROTEÍNAS: - Função estrutural - participam da constituição das células. - Formadas por aminoácidos. - Albumina, globulina, hemoglobina etc. - Algumas são chamadas de enzimas – aceleram e controlam reações químicas. (amilase, peptidase etc) ÁCIDOS NUCLÉICOS: - DNA e RNA. - DNA está no núcleo e contém informações genéticas. - RNA leva informações do núcleo para o citoplasma. - Participa na produção de proteína.

9 CÉLULA ANIMAL

10 CÉLULA VEGETAL

11 AS PARTES DE UMA CÉLULA E SUAS FUNÇÕES MEMBRANA PLASMÁTICA: - Apresenta permeabilidade seletiva (controla entrada e saída de substâncias). - Constituição lipoproteica. - Delimita o espaço interno da célula, isolando-a do ambiente ao redor. - Tanto a animal quanto a vegetal a possuem. Essa porém apresenta a mais, a parede celular.

12 A ENTRADA DE SUBSTÂNCIAS PELA MEMBRANA PODE ACONTECER DE 2 FORMAS: PASSIVA: sem gasto de energia. Por difusão: + [ ] - [ ] Ex: oxigênio entrando nos pulmões. ATIVA: Transporte ativo: com gasto de energia. Para manter substâncias no meio interno em diferentes concentrações do meio externo. Ex: manter [ ] de potássio maior dentro da célula do que fora; manter [ ] de sódio menor dentro da célula do que fora. A MEMBRANA TAMBÉM PODE ENGLOBAR PARTÍCULAS o FAGOCITOSE: partículas sólidas. o PINOCITOSE: partículas líquidas

13

14 O CITOPLASMA Também conhecido por hialoplasma, citosol ou matriz citoplasmática. Representa o maior volume da célula. Formado principalmente por água e proteínas. Onde se encontra uma série de organelas. Onde ocorrem as principais reações. Apresenta alguns movimentos- ciclose (correntes circulatórias).

15 SUAS ORGANELAS COMPLEXO GOLGIENSE: Assemelha-se a saquinhos achatados empilhados como pratos. Próximo ao núcleo. Responsável pela: concentração, Transformação, liberação de substâncias produzidas pela célula (exportação).

16 LISOSSOMOS: o Saquinhos com enzimas (ptn com capacidade de digestão). o Origem no Complexo Golgiense. o Enzimas: produzidas no REG, transferidas para o CG, onde são identificadas, empacotadas e liberadas como lisossomos. o Comparados a locais de desmanches.

17 MITOCÔNDRIAS: Pequenos bastonetes membranosos. Produzem energia. Substâncias nutritivas penetram seu interior reagem com o oxigênio em um processo comparado a combustão (respiração celular).

18 RIBOSSOMOS : Grânulos de RNA e proteínas. Produzidos nos nucléolos. Sintetizam proteínas por meio da união de aminoácidos. Realizam a função livres no citoplasma ou presos ao REG

19 CENTRÍOLOS: Estruturas cilíndricas encontradas aos pares. Dão origem a cílios e flagelos. Estão relacionados com a formação do fuso acromático durante a divisão celular. 9 jogos de 3 microtúbulos dispersos em círculo (cilindro oco).

20 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO: Rede de canais e vesículas achatadas. Origem: invaginação da membrana plasmática. Quando possui ribossomos – REG (realiza síntese de ptn). Quando não possui – RENG (produz tipos de lipídios). Aumenta contato entre a superfície da célula e o exterior. Facilita entrada e saída de substâncias.

21 O NÚCLEO Possui todas as informações genéticas. É o centro de comando da célula. Aqui está o DNA -ácido desoxirribonucleico (responsável pelas características do ser vivo). É composto pela carioteca, cromatina e nucléolo.

22 CARIOTECA: ҉Envoltório do núcleo. ҉Possui vários poros – funcionam como válvulas selecionando as substâncias. CROMATINA: ҉Conjunto de fios – longas moléculas de DNA. ҉Cada filamento contém genes. NUCLÉOLO: ҉Corpo redondo e denso – proteínas e RNA. ҉Dentro dele se formam os ribossomos.

23 Quando a célula entra em divisão, a cromatina se condensa e forma várias estruturas em forma de bastão – cromossomos. Os fios vão se espiralando, tornando-se mais grossos e curtos. Nas células somáticas humanas são encontrados 46 cromossomos. Há 2 tipos de divisão celular: Mitose o Uma célula-mãe produz duas células-filhas. o Conteúdos genéticos das células-filhas são idênticos entre si e iguais aos da célula- mãe. o Ocorre normalmente na maioria das células somáticas. Meiose Uma célula-mãe produz quatro células-filhas. O número de cromossomos das células-filhas é a metade do da célula- mãe. Origina células germinativas (reprodutivas) – óvulo e espermatozoide.

24

25 CROMOSSOMOS HUMANOS Nas células somáticas humanas existem 23 pares de cromossomos, ou seja, 46 em cada célula. A célula então é chamada diploide (2n), cada um tem seu homólogo. * Iguais entre si; juntos formam um par; de origem paterna e materna. Desses, 22 são semelhantes em ambos os sexos, pois o 23º corresponde ao cromossomo sexual (X e Y). Quando a célula sofre meiose para formar gametas – essa célula é haploide (n), apenas 23 cromossomos. O conjunto cromossômico típico de cada espécie – cariótipo. Gene – pequeno fragmento do cromossomo que carrega uma informação sobre uma característica ou caráter. Genoma – conjunto de genes de uma espécie.


Carregar ppt "UM POUCO DE HISTÓRIA Foram os microscópios que permitiram a descoberta da célula. Levaram a concluir que são componentes básicos de todo ser vivo. Antonie."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google