A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás"— Transcrição da apresentação:

1 CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Biomedicina e Farmácia Professor: Indíara Jorge Latorraca Biomédico (Patologista Clínico) Goiânia, GO 2013/2

2 MORFOFISIOLOGIA CELULAR
Sumário Estrutura celular Constituintes moleculares Organelas Diferenciação celular Formação dos tecidos Níveis de organização do corpo humano numa visão holística

3 Mas eu só queria um diploma do 3º grau... Pra quê estudar tanto ?!
A H Mas eu só queria um diploma do 3º grau... Pra quê estudar tanto ?!

4 ESTUDAR BIOLOGIA PARA QUÊ?
Estudar Biologia nos ajuda a entender a importância de ter uma vida saudável (S. Lopes)

5 BIOLOGIA:CONCEITO Biologia significa “estudo da vida”
(Bio = vida; Logia = estudo).

6 VIDA : FENÔMENO COMPLEXO
O conceito de vida não é simples, porém os seres vivos apresentam características muito comum (Unidade) apesar de sua complexidade e diversidade (Biodiversidade).

7 FISIOLOGIA CELULAR Biologia/Genética Citologia/Citogenética
Biologia Molecular/Genética molecular Biologia Atômica......? Biologia Energètica.....?

8 FISIOLOGIA CELULAR Célula é a unidade morfofisiológico do ser vivo. (Schleinden e Schwann – 1830) Cada animal aparece como uma soma de unidades vitais, cada uma das quais leva emsi as características completas da vida. A principal consequência dessa teoria foi a descoberta de que uma célula se origina de outra preexistente e dá origem a outras, explicando o fenômeno da perpetuação da espécie (Virchow 1858)

9 FISIOLOGIA CELULAR Células procarióticas

10 Procariontes Procariontes: - menores (bactérias) - DNA sem envoltório
- sem histonas - organelas sem membranas

11 Célula eucariótica Animal
FISIOLOGIA CELULAR Célula eucariótica Animal

12 Possuir um núcleo significa possuir uma variedade de outras organelas.
Eucariontes  DNA contido em um compartimento separado, o núcleo, delimitado por uma membrana de dupla camada. Possuir um núcleo significa possuir uma variedade de outras organelas. Membrana plasmática Mitocôndrias Retículo endoplasmático Aparelho de Golgi Citoesqueleto Núcleo Outros

13 Compostos inorgânicos
Composição celular Compostos orgânicos Compostos inorgânicos carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucléicos Água Sais minerais

14 FISIOLOGIA CELULAR Células eucarióticas

15 Célula eucariótica Animal
Citologia Célula eucariótica Animal

16 Citologia Organelas Celulares
O núcleo: organela característica das células eucarióticas. Função: Proteger o material genético.

17 Citologia Componentes formadores do núcleo:
Envoltório nuclear com poros; Nucleoplasma; Nucléolo; Cromatina. Cromatina x Cromossomo

18 Citologia 2) Mitocôndrias: Presentes essencialmente em todas as células eucarióticas. Sua função está relacionada à respiração celular.

19 Citologia 3) Retículo Endoplasmático: Pode ser de 2 tipos:
Retículo Endoplasmático rugoso – tem a função de síntese de proteínas; Retículo Endoplasmático Liso – tem a função de sintetizar lipídeos e hormônios esteróides. Também participa de processos de detoxificação. Por que o RER possui íntimo contato com a carioteca?

20 Citologia 4) Complexo de Golgi: é um amontoado de sacos achatados e delimitados por membranas. Recebe freqüentemente vesículas provenientes do RER. Funções do Golgi: Modificar proteínas provenientes do RER; Formação da parede celular vegetal; Formação do acrossoma do sptz; Formação dos lisossomos; Formação das membranas plasmática, nuclear;

21 Citologia Interação entre RER e CG: funções do Golgi

22 Citologia 5) Lisossomos: são pequenas organelas do citoplasma celular que desempenham as seguintes funções: Digestão intracelular; Autofagia; Autólise. Em que situações os lisossomos podem participar em processos de destruição celular?

23 Citologia 6) Peroxisomos: organela responsável pela detoxificação celular. Tem diversas enzimas no seu interior, tais como urato oxidase, catalase, aminoácido oxidase e enzimas que fazem a -oxidação de ácidos graxos. Defeitos nos peroxisomos podem causar doenças. Uma das principais doenças é a Síndrome de Zellweger.

24 Citologia 7) Ribossomos: são organelas importantíssimas, encontradas em todos os tipo de células, seja ela procariótica ou eucariótica. Por que todas as células possuem ribossomos?

25 Citologia 8) Centríolos: são estruturas relacionadas com o processo de divisão celular. Formam as fibras do fuso acromático. Os centríolos encontram-se presentes em todos os tipos celulares?

26 Diferenciação celular
Resulta da expressão diferencial de genes que ocorre no desenvolvimento dos seres multicelulares.

27 Diferenciação celular
Alterações das propriedades físicas e funcionais da célula à medida que proliferam no embrião para formar as diferentes estruturas corporais.

28 Diferenciação celular – Tecido epitelial
O processo de diferenciação ou maturação celular é um estágio de especialização e geralmente atinge um ponto final com função e estruturas estabilizadas.

29 Diferenciação celular
Exemplos de células especializadas

30 Formação de tecidos Células que desempenham as memas funções básicas e que têm a mesma morfologia geral agrupam-se para formar os tecidos: Tecidos epiteliais Tecidos conjuntivos Tecidos musculares Tecido nervoso

31 FISIOLOGIA CELULAR Niveis de organização do corpo humano numa visão holística: átomos - moléculas - células - tecidos - órgãos - sistemas - indivíduos (homem)

32 THE END


Carregar ppt "CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google