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PublicouClara Chico Alterado mais de 9 anos atrás
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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais no município de Jaguarari-Ba . Vanessa Caribé Duarte
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APRESENTAÇÃO DO TEMA Esta pesquisa busca saber qual o perfil do educador infantil, que trabalha em sala regular com a multiplicidade. Acredita-se que a escola inclusiva pode deixa de ser uma utopia e torna-se uma realidade, posto que é provável uma implantação com resultados eficazes, sendo assim surgiria a necessidade de uma política educacional, requerendo cuidados especiais nas escolas, nos lares e na sociedade, despertando assim o interesse pelo tema, a inclusão na Educação Infantil.
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PROBLEMA O professor de Educação Infantil está capacitado para atuar com alunos especiais em sala regular?
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OBJETIVOS Geral: Investigar o nível de capacitação do professor de Educação Infantil que atua com alunos especiais em sala regular. Especificos - Verificar a prática pedagógica dos professores e sua concepção de inclusão com a formação profissional.
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- Analisar as condições dadas aos professores de Educação Infantil para o trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. - Observar se há capacitação para o professor atuar com alunos especiais em sala regular.
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METODOLOGIA A pesquisa será desenvolvida numa perspectiva com enfoque qualitativo, com o objetivo de focar os professores que trabalham com os alunos com necessidades especiais na Educação Infantil dentro da sala de aula. A escolha por esta modalidade de pesquisa ocorreu pela necessidade de aproximação da realidade que se deseja estudar, relacionando a teoria com a pratica em sala de aula, bem como a formação do professor.
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Essa pesquisa será desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil Ieda Barradasl, localizada Jaguarari-Ba. A coleta de dados será realizada com 10 professoras que atuam nas turmas de educação infantil do município. Para tanto vai ser utilizado como instrumento de pesquisa, um questionário fechado e uma entrevista semi-estruturada, com roteiro para registrar cuidadosamente o discurso e os segmentos dos professores.
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Fundamentação Teórica
A inclusão social, vista como um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. “ Ela se constitui de um processo bilateral, onde as pessoas excluídas buscam em conjunto com a sociedade, formar parceria para solucionar os problemas, discutir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.” ( SASSAKI, 1997.p.3) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 96), deixa claro que o ensino especial é uma modalidade e como tal, deve perpassar o ensino comum em todos os seus níveis – da escola básica ao ensino superior. Haja vista as portarias e demais instrumentos pelos quais a Educação garante aos alunos universitários a presença de interpretes, tecnologia assistiva e outros recursos em sala de aula comum. Há que assegurar não apenas o acesso, mas a permanência e o prosseguimento do estudo desses alunos e não retirar do Estado, por nenhum motivo essa obrigação, exigindo, postulando o cumprimento das leis para atender as necessidades educacionais de todos.
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Cronograma ETAPAS MESES 1 2 3 4 5 6 Revisão de Literatura X
Levantamento de dados Análise de dados Redação preliminar Redação definitiva Entrega da monografia Apresentação da monografia
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Referências ARENDT, Hannah. O sistema totalitário. Lisboa. Dom Quixote, 1978. BOBBIO, N. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro. Ediouro. 3.ed BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. BRASIL, MJ. Declaração de Salamanca. Brasília.CORDE, 1994. BRASIL, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei n 9394 de 20 de Dezembro de Brasília. Diário Oficial da União de 23 de Dezembro de 1996. BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial- MEC; SEESP, 2001. LUDKE, Menga e ANDRÉ , Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MONTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo, Summus,2006. SASSAKI, Romeu Kasumi- Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Ed. WVA, 1997. UNESCO. Perspectivas. Revista Trimestral de Eduacação comparada. n. 94. Junho de 1995.
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Vanessa Caribé Duarte nessaduarte-@hotmail.com
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