A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Organização do Sistema Escolar Brasileiro: níveis e modalidades de ensino Conteúdo: - Ensino Médio e Superior: finalidades e âmbito de responsabilidade - Referência Bibliográfica: SHIROMA, Eneida Oto. Politica educacional. Colaboracao de Maria Celia Marcondes de Moraes; Olinda Evangelista. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, p OLIVEIRA, R. P. de & Adrião, T. (orgs.) Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo : Xamã, p

3 Ensino Médio O Ensino Médio constitui a última etapa da Educação Básica, possui característica propedêutica ( possibilita prosseguimento de estudos) e prepara para o trabalho. Podemos afirmar que o Ensino Médio tem concepção humanística, voltada ao preparo para o exercício da cidadania e, de acordo com a LDB 9394/96, Art.35, há uma relação teoria e prática exercida nesta modalidade de ensino.

4 As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio tornam-se obrigatória através da Resolução CNE/CEB 3/1998. Como previsto na LDB 9394/96, há uma base comum por áreas de conhecimento: linguagens, códigos e tecnologias; ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias e Princípios pedagógicos trabalhados através da identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização.

5 PRESSUPOSTOS PARA UM CURRÍCULO INOVADOR DE ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE CONCEPÇÕES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO MÉDIO Abril de 2000(parte do documento disponibilizado na página do MEC): GUIA DE ESTUDOS

6 Ensino Superior: O Ensino Superior tem por finalidade formar profissionais de diferentes áreas do saber e promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos. Objetivos do Ensino Superior: criação cultural, desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; incentivando a pesquisa e investigação científica e promovendo a Extensão (Art. 43).

7 No Ensino Superior podemos encontrar: curso de graduação; pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado); sequenciais; extensão.(LDB 9394/96 - Art. 44). Há 200 dias letivos, excluído o período para exames finais (Art. 47). As Instituições: universidades, centros universitários, faculdades integradas, institutos superiores ou escolas superiores (Decreto 2.306/97):

8 Art. 44: Processo seletivo: diferentes modalidades, exemplos: utilização do ENEM, provas durante o ensino médio. O Ensino Superior deve apresentar: Ensino, pesquisa e Extensão; deve expedir diplomas e conferir graus; fixar currículos, programas, projetos de pesquisa e extensão; fixar número de vagas e fixar atribuições dos Colegiados de Ensino Pesquisa e Extensão (Art. 53).


Carregar ppt "CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google