A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MT- CAMPUS CUIABÁ Curso de Especialização Latu Sensu a Distância: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

2 Inclusão: O olhar dos alunos do ensino técnico e tecnológico do IF Catarinense - Campus Concórdia/SC sobre os alunos com necessidades educativas especiais. AUTOR: OLAVO ADELBERTO KÖNIG

3 INTRODUÇÃO A escolha do tema surgiu da experiência do pesquisador, atuando como técnico administrativo IFC – Campus Concórdia, SC; onde são atendidos alunos com idade acima de 13 anos, ou seja, alunos do ensino técnico e tecnológico, nas áreas de Agropecuária e alimentos. Desde 2005 a Escola possui o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE); O IFC – Campus Concórdia buscou um termo de cooperação técnica com a Escola Recanto Azul (APAE) de Concórdia - SC, que possui uma equipe especializada para os atendimentos.

4 INTRODUÇÃO Como aponta o autor Silva (2004), “Educar significa introduzir a cunha da diferença em um mundo que sem ela, se limitaria a reproduzir o igual e o idêntico, um mundo parado, um mundo morto”. A política da educação inclusiva abre uma nova perspectiva, como uma forma de valorizar o indivíduo para torná-lo um ser integrado a sociedade.

5 INTRODUÇÃO Com a equoterapia busca-se que os alunos do ensino técnico e tecnológico percebam como é fundamental a convivência dos alunos do ensino especial, com os alunos ditos “normais”.

6 INTRODUÇÃO A legislação brasileira garante, hoje, aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, o direito de se matricular e de freqüentar uma escola e classe regulares; Entretanto, que para que estes possam usufruir plenamente de seu direito ao acesso ao conhecimento, o contexto escolar deve se ajustar, para poder responder, com adequação e qualidade, às necessidades de cada aluno.

7 OBJETIVO Realizar a inclusão social dos alunos especiais com os alunos do ensino médio e técnico na dinâmica educativa do IFET. Para tal a proposta está na utilização da equoterapia.

8 METODOLOGIA Aspectos relevantes do método
O presente estudo foi realizado com a finalidade de avaliar o processo de Inclusão que vai se desencadear no Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, de forma a permitir que este estudo possa apontar como está a percepção do aluno do ensino regular sobre o aluno do ensino especial, que está freqüentando a instituição através da prática da equoterapia.

9 METODOLOGIA Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de natureza quantitativa (estudo estatístico) para o levantamento dos dados. Utilizou-se um questionário aplicado individualmente, com perguntas descritivas e optativas para os alunos, coletando os dados para posteriormente análise.

10 RESULTADOS

11 RESULTADOS

12 RESULTADOS


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google