A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A LINGUAGEM E AS SUAS FUNÇÕES. PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, É NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS QUE DÃO ÊNFASE AO QUE O EMISSOR DESEJA TRANSMITIR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A LINGUAGEM E AS SUAS FUNÇÕES. PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, É NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS QUE DÃO ÊNFASE AO QUE O EMISSOR DESEJA TRANSMITIR."— Transcrição da apresentação:

1 A LINGUAGEM E AS SUAS FUNÇÕES

2 PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, É NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS QUE DÃO ÊNFASE AO QUE O EMISSOR DESEJA TRANSMITIR PARA QUE A MENSAGEM VENHA A SER COMPREENDIDA POR QUEM A RECEBE.

3

4 AMBIENTE DE COMUNICAÇÃO

5

6 - Emissor ou remetente: é aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televisão etc.) - Receptor ou destinatário: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo). - Mensagem: é o conteúdo das informações transmitidas. - Canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem será transmitida (carta, palestra, jornal televisivo) - Código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem; o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar. - Referente ou contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

7

8

9

10 FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA : TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO OBJETIVA, EXPÕE DADOS DA REALIDADE DE MODO OBJETIVO, NÃO FAZ COMENTÁRIOS, NEM AVALIAÇÃO. GERALMENTE, O TEXTO APRESENTA-SE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR OU PLURAL, POIS TRANSMITE IMPESSOALIDADE. A LINGUAGEM É DENOTATIVA, OU SEJA, NÃO HÁ POSSIBILIDADES DE OUTRA INTERPRETAÇÃO ALÉM DA QUE ESTÁ EXPOSTA. EM ALGUNS TEXTOS É MAIS PREDOMINANTE ESSA FUNÇÃO, COMO: CIENTÍFICOS, JORNALÍSTICOS, TÉCNICOS, DIDÁTICOS OU EM CORRESPONDÊNCIAS COMERCIAIS.

11

12 MORADORES DO QUILOMBO RIO DOS MACACOS, LOCALIZADO EM UM TRECHO ONDE FICA A BASE NAVAL DE ARATU, VIVERAM, NA MANHÃ DESTE DOMINGO, 4, MOMENTOS DE TENSÃO QUANDO POLICIAIS MILITARES E EFETIVOS DA MARINHA FIZERAM UM CERCO À COMUNIDADE. NESTE DOMINGO, VENCEU O PRAZO DADO PELA JUSTIÇA PARA A REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM FAVOR DA MARINHA. MAS, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NO ÚLTIMO DIA 27, COM A PRESENÇA DE REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL, FICOU ACERTADO QUE A REINTEGRAÇÃO FICARIA SUSPENSA POR CINCO MESES. A MARINHA NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE O ASSUNTO ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO. OS CINCO MESES DE PRAZO SERÃO USADOS PARA FINALIZAR O RELATÓRIO TÉCNICO DE IDENTIFICAÇÃO E DELIMITAÇÃO REALIZADO PELO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). O OBJETIVO DO ESTUDO É IDENTIFICAR DETALHES SOBRE A PROPRIEDADE DA ÁREA E HÁ QUANTO TEMPO OS QUILOMBOLAS ESTÃO NO LOCAL. NESTA MANHÃ, INTEGRANTES DO MOVIMENTO DESOCUPA SALVADOR TENTARAM DISTRIBUIR ALIMENTOS NA COMUNIDADE, MAS FORAM IMPEDIDOS DE ENTRAR NA BASE PELA POLÍCIA. A INFORMAÇÃO FOI PASSADA PELO INTEGRANTE DO MOVIMENTO, MICHELE PERRONI. APÓS ACORDO, OS REPRESENTANTES FORAM LIBERADOS PARA ENTREGAR AS DOAÇÕES. SEGUNDO VILMA REIS, PRESIDENTE DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA (CDCN), NA MANHÃ DESTE DOMINGO, CAMINHÕES DA MARINHA, TRATORES E VIATURAS DA POLÍCIA MILITAR (PM) CERCARAM, A COMUNIDADE, ONDE VIVEM CERCA DE 50 FAMÍLIAS. OS VEÍCULOS DEIXARAM O LOCAL SÓ POR VOLTA DO MEIO-DIA. NACIONAL SALVADOR DISTRIBUIR

13 CONDOMÍNIO - A MARINHA ENTROU NA JUSTIÇA PORQUE PRETENDE EXPANDIR UM CONDOMÍNIO PARA OS SEUS OFICIAIS NO TERRITÓRIO, QUE FICA NA REGIÃO LIMÍTROFE ENTRE SALVADOR E SIMÕES FILHO. "A MARINHA DO BRASIL NÃO PODE TOMAR O TERRITÓRIO DE RIO DOS MACACOS, PORQUE ELA COMO INSTITUIÇÃO BRASILEIRA NÃO ESTÁ ACIMA DAS DEMAIS INSTITUIÇÕES NACIONAIS", DISSE VILMA REIS. ALÉM DO CDCN OUTRAS ORGANIZAÇÕES VEM ACOMPANHANDO A QUESTÃO. DENÚNCIA - EM JANEIRO, OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE APROVEITARAM A PRESENÇA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NA BAHIA PARA DENUNCIAR A PRESSÃO QUE A MARINHA ESTARIA FAZENDO PARA QUE ELES DEIXASSEM A ÁREA, LOCALIZADA DENTRO DA VILA MILITAR. NA OCASIÃO, UM GRUPO DE 50 QUILOMBOLAS REALIZOU MANIFESTAÇÃO NA ÁREA DO PIER MARÍTIMO DE SÃO THOMÉ DE PARIPE, COM FAIXAS REIVINDICANDO À PRESIDENTE UMA "SOLUÇÃO" PARA O CONFLITO DE TERRAS QUE, SEGUNDO ELES, OCORRE DESDE A DÉCADA DE 70, QUANDO FOI CRIADA A BASE NAVAL DE ARATU. DE ACORDO COM OS MORADORES DA ÁREA, AS FAMÍLIAS ESTÃO NO LOCAL DESDE A ÉPOCA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, HÁ MAIS DE 100 ANOS. BRASIL

14 FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: O OBJETIVO É DE INFLUENCIAR, CONVENCER O RECEPTOR DE ALGUMA COISA POR MEIO DE UMA ORDEM (USO DE VOCATIVOS), SUGESTÃO, CONVITE OU APELO (DAÍ O NOME DA FUNÇÃO). OS VERBOS COSTUMAM ESTAR NO IMPERATIVO (COMPRE! FAÇA!) OU CONJUGADOS NA 2ª OU 3ª PESSOA (VOCÊ NÃO PODE PERDER! ELE VAI MELHORAR SEU DESEMPENHO!). ESSE TIPO DE FUNÇÃO É MUITO COMUM EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS, EM DISCURSOS POLÍTICOS OU DE AUTORIDADE.DESEMPENHO

15

16

17

18

19

20

21

22

23 FUNÇÃO METALINGUÍSTICA : ESSA FUNÇÃO REFERE-SE À METALINGUAGEM, QUE É QUANDO O EMISSOR EXPLICA UM CÓDIGO USANDO O PRÓPRIO CÓDIGO. QUANDO UM POEMA FALA DA PRÓPRIA AÇÃO DE SE FAZER UM POEMA, POR EXEMPLO. VEJA: PEGUE UM JORNAL PEGUE A TESOURA. ESCOLHA NO JORNAL UM ARTIGO DO TAMANHO QUE VOCÊ DESEJA DAR A SEU POEMA. RECORTE O ARTIGO. ESTE TRECHO DA POESIA, INTITULADA PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA UTILIZA O CÓDIGO (POEMA) PARA EXPLICAR O PRÓPRIO ATO DE FAZER UM POEMA.

24 FUNÇÃO FÁTICA : O OBJETIVO DESSA FUNÇÃO É ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM O EMISSOR, UM CONTATO PARA VERIFICAR SE A MENSAGEM ESTÁ SENDO TRANSMITIDA OU PARA DILATAR A CONVERSA. QUANDO ESTAMOS EM UM DIÁLOGO, POR EXEMPLO, E DIZEMOS AO NOSSO RECEPTOR ESTÁ ENTENDENDO?, ESTAMOS UTILIZANDO ESTE TIPO DE FUNÇÃO OU QUANDO ATENDEMOS OCELULAR E DIZEMOS OI OU ALÔ.CELULAR

25

26

27 FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA : O OBJETIVO DO EMISSOR É TRANSMITIR SUAS EMOÇÕES E ANSEIOS. A REALIDADE É TRANSMITIDA SOB O PONTO DE VISTA DO EMISSOR, A MENSAGEM É SUBJETIVA E CENTRADA NO EMITENTE E, PORTANTO, APRESENTA-SE NA PRIMEIRA PESSOA. A PONTUAÇÃO (PONTO DE EXCLAMAÇÃO, INTERROGAÇÃO E RETICÊNCIAS) É UMA CARACTERÍSTICA DA FUNÇÃO EMOTIVA, POIS TRANSMITE A SUBJETIVIDADE DA MENSAGEM E REFORÇA A ENTONAÇÃO EMOTIVA. ESSA FUNÇÃO É COMUM EM POEMAS OU NARRATIVAS DE TEOR DRAMÁTICO OU ROMÂNTICO.

28 LÁGRIMA – ROQUE FERREIRA LÁGRIMA POR LÁGRIMA HEI DE TE COBRAR TODOS OS MEUS SONHOS QUE TU CARREGASTE, HÁS DE ME PAGAR A FLOR DOS MEUS ANOS, MEUS OLHOS INSANOS DE TE ESPERAR OS MEUS SACRIFÍCIOS, MEUS MEDOS, MEUS VÍCIOS, HEI DE TE COBRAR CADA RUGA QUE EU TROUXER NO ROSTO, CADA VERSO TRISTE QUE A DOR ME ENSINAR CADA VEZ QUE NO MEU CORAÇÃO, MORRER UMA ILUSÃO, HÁS DE ME PAGAR TODA FESTA QUE ADIEI, TESOUROS QUE ENTREGUEI, A IMENSIDÃO DO MAR AS NOITES QUE ENCAREI SEM DEUS, NA CRUZ DO TEU ADEUS, HEI DE TE COBRAR LÁGRIMA POR LÁGRIMA. FESTA

29 FUNÇÃO POÉTICA : O OBJETIVO DO EMISSOR É EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS ATRAVÉS DE TEXTOS QUE PODEM SER ENFATIZADOS POR MEIO DAS FORMAS DAS PALAVRAS, DA SONORIDADE, DO RITMO, ALÉM DE ELABORAR NOVAS POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES DOS SIGNOS LINGÜÍSTICOS. É PRESENTE EM TEXTOS LITERÁRIOS, PUBLICITÁRIOS E EM LETRAS DE MÚSICA. NA POESIA ACIMA EPITÁFIO PARA UM BANQUEIRO, JOSÉ DE PAULO PAES FAZ UMA COMBINAÇÃO DE PALAVRAS QUE PASSA A IDEIA DO DIA A DIA DE UM BANQUEIRO, DE ACORDO COM O POETA.

30

31

32

33 I NTERTEXTUALIDADE E OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS.

34 T ERESINHA DE JESUS TEREZINHA DE JESUS DEU UMA QUEDA FOI AO CHÃO ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS TODOS DE CHAPÉU NA MÃO O PRIMEIRO FOI SEU PAI O SEGUNDO SEU IRMÃO O TERCEIRO FOI AQUELE QUE A TEREZA DEU A MÃO QUANTA LARANJA MADURA QUANTO LIMÃO PELO CHÃO QUANTO SANGUE DERRAMADO DENTRO DO MEU CORAÇÃO TEREZINHA LEVANTOU-SE LEVANTOU-SE LÁ DO CHÃO E SORRINDO DISSE AO NOIVO EU TE DOU MEU CORAÇÃO DÁ LARANJA QUERO UM GOMO DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO DA MORENA MAIS BONITA QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO

35 T ERESINHA C HICO B UARQUE

36 O PRIMEIRO ME CHEGOU COMO QUEM VEM DO FLORISTA: TROUXE UM BICHO DE PELÚCIA, TROUXE UM BROCHE DE AMETISTA. ME CONTOU SUAS VIAGENS E AS VANTAGENS QUE ELE TINHA. ME MOSTROU O SEU RELÓGIO; ME CHAMAVA DE RAINHA. ME ENCONTROU TÃO DESARMADA, QUE TOCOU MEU CORAÇÃO, MAS NÃO ME NEGAVA NADA E, ASSUSTADA, EU DISSE "NÃO".

37 O SEGUNDO ME CHEGOU COMO QUEM CHEGA DO BAR: TROUXE UM LITRO DE AGUARDENTE TÃO AMARGA DE TRAGAR. INDAGOU O MEU PASSADO E CHEIROU MINHA COMIDA. VASCULHOU MINHA GAVETA; ME CHAMAVA DE PERDIDA. ME ENCONTROU TÃO DESARMADA, QUE ARRANHOU MEU CORAÇÃO, MAS NÃO ME ENTREGAVA NADA E, ASSUSTADA, EU DISSE "NÃO".

38 O TERCEIRO ME CHEGOU COMO QUEM CHEGA DO NADA: ELE NÃO ME TROUXE NADA, TAMBÉM NADA PERGUNTOU. MAL SEI COMO ELE SE CHAMA, MAS ENTENDO O QUE ELE QUER! SE DEITOU NA MINHA CAMA E ME CHAMA DE MULHER. FOI CHEGANDO SORRATEIRO E ANTES QUE EU DISSESSE NÃO, SE INSTALOU FEITO POSSEIRO DENTRO DO MEU CORAÇÃO.


Carregar ppt "A LINGUAGEM E AS SUAS FUNÇÕES. PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, É NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS QUE DÃO ÊNFASE AO QUE O EMISSOR DESEJA TRANSMITIR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google