A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Riscos no Estado de Santa Catarina Prof. Antônio Edésio Jungles, Dr. Coordenador Geral do CEPED UFSC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Riscos no Estado de Santa Catarina Prof. Antônio Edésio Jungles, Dr. Coordenador Geral do CEPED UFSC."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Riscos no Estado de Santa Catarina Prof. Antônio Edésio Jungles, Dr. Coordenador Geral do CEPED UFSC

2 PANORAMA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA Deslizamento de terra, Blumenau (SC) Fonte: James Tavares / SECOM.

3 Enchente, Santa Catarina Fonte: PANORAMA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA

4 Furação Catarina, Santa Catarina Fonte: PANORAMA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA

5 Acidente na BR-282, em Santa Catarina. Foto: Sirliane Freitas/Agência RBS PANORAMA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA

6 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA INUNDAÇÃO

7 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA ESCORREGAMENTO

8 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA ESTIAGEM

9 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA GRANIZO

10 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA VENDAVAL

11 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA TORNADO

12 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA MARÉ DE TEMPESTADE

13 MAPA DE DESASTRES EM SANTA CATARINA - INTENSIDADE DOS DANOS CAUSADOS PELO FURAÇÃO CATARINA

14 CEPED UFSC O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED UFSC é uma instituição que atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de colaborar para construção de cidades mais seguras por meio da redução de riscos de desastres, e de cooperar para o desenvolvimento técnico, científico e cultural da sinistrologia e de sua difusão junto à sociedade.

15 REFERENCIAIS TEÓRICOS ameaça vulnerabilidade RISCO Localização espacialInformaçãoJulgamentoAçãoCoesãoContinuidadeCorresponsabilidadeParticipação Institucional

16 INFRAESTRUTURA Unidade Centro Unidade Santa Mônica Biblioteca Especializada em Riscos e Desastres Portal – notícias, agenda de cursos e eventos, biblioteca virtual - Laboratórios da UFSC

17 PROJETO DESENVOLVIDOS PELO CEPED UFSC JUNTAMENTE COM A DEFESA CIVIL ESTADUAL Suporte Técnico para Avaliação de Áreas Atingidas por Desastres; Comprovação da Aplicação de Recursos Emergenciais da Defesa Civil Estadual – Meta Construção de Casas para Atendimentos as Famílias Atingidas por Enchentes (COHAB-SC).

18 SUPORTE TÉCNICO PARA AVALIAÇÃO DE ÁREAS ATINGIDAS POR DESASTRES O projeto realizou em 60 municípios de Santa Catarina ações de avaliação dos danos ocasionados por movimento de massa e levantamento de obras de reconstrução. Deste trabalho, 130 relatórios impressos com identificação das localidades que estão em áreas de risco nos municípios estudados.

19 SUPORTE TÉCNICO PARA AVALIAÇÃO DE ÁREAS ATINGIDAS POR DESASTRES Exemplo de mapa temático.

20 Justificativa da Proposição: Durante a catástrofe em Novembro de 2008, ocorreram inundações e deslizamentos em diversos municípios catarinenses. Edificações residenciais sofreram danos, incluindo diversas residências de famílias de baixa renda localizadas em áreas de risco. Objetivo: Reconstruir moradias para atender famílias atingidas pelas enchentes de 2008, em alguns municípios catarinenses definidos pela DEDC/SC. COMPROVAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS EMERGENCIAIS DA DEFESA CIVIL ESTADUAL – META CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA ATENDIMENTOS AS FAMÍLIAS ATINGIDAS POR ENCHENTES (COHAB-SC).

21 Execução de ações: residências à serem reconstruídas Município Nº Residências 1 Barra Velha 30 2 Joinville Corupá 10 4 Navegantes 30 5 Guaramirim 59 6 Ilhota 65 7 Luis Alves 40 8 Pomerode 14 9Gaspar 30 COMPROVAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS EMERGENCIAIS DA DEFESA CIVIL ESTADUAL – META CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA ATENDIMENTOS AS FAMÍLIAS ATINGIDAS POR ENCHENTES (COHAB-SC).

22 Projeto das Casas: Segundo o plano de trabalho proposto, as casas foram construídas conforme padrão da COHAB-SC, contendo área de 36,00 m² divididas em dois quartos, cozinha e sala integrados, banheiro e área calçada para tanque de lavar roupas. A estrutura das casas foi de madeira, cobertura em fibrocimento, assentadas em radier de concreto. O banheiro executado em alvenaria de tijolos. COMPROVAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS EMERGENCIAIS DA DEFESA CIVIL ESTADUAL – META CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA ATENDIMENTOS AS FAMÍLIAS ATINGIDAS POR ENCHENTES (COHAB-SC).

23 Projeto das Casas: Fotos de casas não finalizadas, no prazo, no município de Luiz Alves. COMPROVAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS EMERGENCIAIS DA DEFESA CIVIL ESTADUAL – META CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA ATENDIMENTOS AS FAMÍLIAS ATINGIDAS POR ENCHENTES (COHAB-SC).

24 Dificuldade encontrada: Todos os contratos atrasaram tendo por motivo inicial a dificuldade das Prefeituras Municipais em realizar a imissão de posse dos terrenos para que a COHAB-SC desse início aos trabalhos de construção. Tal fato se justifica pela necessidade de aquisição dos terrenos por parte das municipalidades e, após isto feito, inicia-se a construção da infraestrutura. COMPROVAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS EMERGENCIAIS DA DEFESA CIVIL ESTADUAL – META CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA ATENDIMENTOS AS FAMÍLIAS ATINGIDAS POR ENCHENTES (COHAB-SC).

25 CEPED UFSC | Direção Geral : Antônio Edésio Jungles Biblioteca: Imprensa:


Carregar ppt "Avaliação de Riscos no Estado de Santa Catarina Prof. Antônio Edésio Jungles, Dr. Coordenador Geral do CEPED UFSC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google