A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física III Eletrostática Alberto Tannús Março 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física III Eletrostática Alberto Tannús Março 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Física III Eletrostática Alberto Tannús Março 2010

2 Problema Num processo de fissão nuclear um núcleo de Urânio 235 captura um elétron e se divide em dois núcleos mais leves, normalmente Bário (56e) e Kriptônio (36 e). Supondo cargas positivas e puntuais, separadas de r=14.6 x m, calcule a energia potencial deste sistema em elétron-volts. Num processo de fissão nuclear um núcleo de Urânio 235 captura um elétron e se divide em dois núcleos mais leves, normalmente Bário (56e) e Kriptônio (36 e). Supondo cargas positivas e puntuais, separadas de r=14.6 x m, calcule a energia potencial deste sistema em elétron-volts.

3 Potencial de duas cargas

4 Solução Solução dividida em duas etapas: Maple

5 Potencial campo elétrico Da variação do potencial: com Para um potencial variando apenas em x: logo, Para um potencial variando radialmente:

6 Exemplo: Encontre o campo elétrico para uma funcao potencial V(x) dada por V(x)=100V – (25V/m).x Encontre o campo elétrico para uma funcao potencial V(x) dada por V(x)=100V – (25V/m).x

7 E e V, em geral

8 Potencial de um plano de cargas Campo elétrico: Logo, o potencial é calculado de: que integrado dá:

9 Para valores negativos de x: Campo elétrico: Logo, o potencial é calculado de: que integrado dá: Para ambos os casos: Note que V 0 permanece, pois V(±) 0!!!

10

11


Carregar ppt "Física III Eletrostática Alberto Tannús Março 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google