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Língua Brasileira de sinais e simbologia Braille.

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Apresentação em tema: "Língua Brasileira de sinais e simbologia Braille."— Transcrição da apresentação:

1 Língua Brasileira de sinais e simbologia Braille.
Esta página é a capa Grupo: Fábio Matos, Jadna de Souza Matos, Monique Alves Kilkamp de Souza e Zaine de Souza.

2 Conceitos Simbologia Braille
A deficiência visual é considerada como adquirida ou hereditária e suas motivos podem ser pré-natal, perinatal ou pós-natal. A deficiência visual é diferenciada por um obstáculo, ou muito grave da função visual, podendo ser a baixa visão (ou visão subnormal) ou a cegueira. A pessoa com cegueira não tem nenhuma condição de visão ou tem somente percepção de luz sem projeção. Essa condição põe a pessoa em estado de desvantagem no desenvolvimento dos diversos atos do dia-a-dia. Atos como de se locomover com autonomia e independência e também realizar exercícios comuns como vestir-se, cozinhar entre vários outros. É definida baixa visão ou visão subonormal, quando o individuo tem acuidade visual ajustada no melhor olho menor que 0,3 e maior ou igual a 0,05, ou campo visual que 20 graus no melhor olho com melhor correção óptica, ou seja, graus 1 e 2 de comprometimento visual. A pessoa que apresenta baixa visão têm grau de visão que pode variar desde a percepção luminosa e a percepção de objetos , até a cuidade visual correspondente a 30%. Os principais indícios relacionados a deficiência visual são: estrabismo ou enxergar em ambientes claros, nistagmo (olho constantemente trêmulo), dificuldade de enxergar obstáculos no chão, inclinação da cabeça para tentar enxergar melhor, dificuldade para leitura a distância, esforço visual, constante irritação ocular, excessiva aproximação junto ao rosto para escrever e ler entre outros. Então para essas pessoas com cegueira e baixa visão existe o sistema Braille que é um método de leitura e escrita aprimorado em 64 símbolos em relevo, resultantes do acordo de até seis pontos organizados em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a caricatura tanto de algoritmos sinais de pontuação como de letras. O sistema Braille é de grande importância para a formação profissional, intelectual, social e cultural da pessoa cega. Através da mesma a pessoa com deficiência visual adquire sua independência e autonomia para sua integração no seio da sociedade.

3 Dicas Simbologia Braille
*Não trate as pessoas cegas como seres diferentes somente porque não podem ver. Saiba que elas estão sempre interessadas no que você gosta de ver, de ler, de ouvir e falar e, principalmente, no que está ocorrendo ao seu redor: descreva as cenas relevantes. *Não se dirija ao deficiente visual como "cego" ou "ceguinho e não fale com a pessoa cega como se fosse surda; o fato de não ver não significa que não ouça bem. *O deficiente visual quer ser tratado com igualdade; não existe sexto-sentido ou compensação da natureza o que existe é o desenvolvimento de recursos latentes e uso dos outros sentidos. *Esteja à vontade para usar expressões como “veja” e “olhe”, pois as pessoas com deficiência visual as aplicam com naturalidade. *Ao ajudar um cego em sua caminhada ofereça o seu braço , para que possa iniciar o passeio. *Informe sobre os obstáculos que existem no chão, como desníveis, degraus entre outros. *O cão-guia nunca deve ser distraído, pois a segurança do deficiente visual pode depender da concentração e do alerta do animal. *Nunca ajude sem perguntar como fazer, caso a ajuda seja aceita. *Coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado.

4 LIBRAS Conceitos A libras (língua Brasileira de sinais) foi reconhecida por lei em 2002 com meio de expressão das comunidades surdas do Brasil, a partir daí libras tornou disciplina obrigatória de formação de professores em pedagogia de Fonoaudiologia e de Licenciaturas. È considerada a língua natural dos surdos. O português as crianças surdas aprendem como segunda língua. Na Libras os sinais obedecem uma gramática própria com níveis linguísticos correspondentes aos da línguas orais e auditivas. Em Português os fonemas, unidades mínimas de som são representados graficamente pelas letras, na Lingua Brasileira de Sinais os fonemas equivalem aos quiremas representados pela configuração das mãos, mais os sinais só ganham sentidos quando as configurações das mãos é aliada a movimentos, direção, pontos de articulação e expressões faciais. A combinação desses elementos formam um numero infinito de sinais, assim como a combinação de sons formam uma combinação infinita de palavras nas línguas faladas. O ponto de articulação é o lugar que o sinal é feito, pode ser um espaço neutro na frente do corpo, ou pontos do corpo tocados por uma ou pelas duas mãos, os sinais podem ter ou não movimentos. Algumas pessoas com perda auditiva usam línguas de sinais, a perda pode ser pequena ou completa. Qualquer pessoa pode ter dificuldade de comunicação , isso pode trazer sentimentos de solidão, frustração, desesperança e depressão, pois a falta de entrosamento faz com que as pessoas aquietam-se. A interação sempre é o melhor dialogo entre um ao outro. Então sabemos que é fundamental alguns conceitos dos profissionais da libras sendo eles; tradutor, interprete, instrutor de Libras, Professor de Libras, Professor de surdo, Professor bilíngue e Professor de apoio. O bilinguismo tem como intenção básica a necessidade da pessoa surda ser bilíngue, ou seja, deve apanhar a Língua de Sinais (Libras), que é atendida como língua natural dos surdos, como segunda língua e língua materna, a língua oral usada em seu país, essas duas não devem ser usadas respectivamente para que suas estruturas sejam preservadas. O bilinguismo dos surdos é bimodal, porque apresenta línguas de modalidades diferenciadas, onde a Libras é de modalidade visuo-espacial enquanto o português é uma modalidade oral. Enfim a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é usada por deficientes auditivos para a comunicação entre surdos e ouvintes.

5 Dicas LIBRAS imagem (se quiser)
*Ao conversar com o deficiente auditivo, acene ou toque levemente em seu braço para que volte sua tenção para você. *Se você souber alguma linguagem de sinais, tente usá-la. Se a pessoa tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas. *Ao conversar com ela, fale em lugar iluminado, procurando não ficar contra a luz. *Dirija-se sempre a pessoa e não ao seu acompanhante. *Busque falar pausadamente, conservando contato visual, pois se tiver desvio dos olhos a pessoa poderá entender que a conversa terminou. *Ao conversar, movimente bem os lábios, não coloque as mãos e objetos na frente da boca, para não prejudicar a leitura labial. *Fale articuladamente, mantendo contato visual. imagem (se quiser)

6 REFERÊNCIAS BOCK, G. L. K. Simbologia braille: caderno pedagógico / Geisa Letícia Kempfer Bock, Solange Cristina da Silva - 1° ed. – Florianópolis : DIOESC : UDESC/CEAD/UAB, HOSPITAL OFTALMOLÓGICO: Visão Laser. Disponivel em : Acesso em: 25/08/2014. NOVA ESCOLA: Como funciona o sistema Braille?. Disponivel em: Acesso em: 25/08/2014. PORTAL DA EDUCAÇÃO: Conceitos e tipos de surdez. Disponivel em: Acesso em 25/08/2014. PORTAL DA EDUCAÇÃO: O Bilinguismo: o que é?. Disponivel em: Acesso em: 25/08/2014. SCHIMITT, D. Língua brasileira de sinais: caderno pedagógico / Deonisio Schmitt, Rose Clér Estivalete Beche; Fabíola Sucupira Ferreira Sell. 1° ed. – Florianópolis : DIOESC : UDESC / CEAD, WEBAULA: Deficiência Visual, definições e conceitos. Disponível em: Acesso em: 25/08/2014.


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