A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMEL – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E LAZER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMEL – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E LAZER"— Transcrição da apresentação:

1 SEMEL – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E LAZER
Contatos: Ricardo Augusto Pinheiro – Secretário – Laércio Sobral – Diretor de Cultura – André Luis Pscheidt de Lima – Diretor de Recreação e Lazer – Bruno Valentin Courelas Sitima – Chefe de Seção de Desenvolvimento de Programas Esportivos – SEPES –

2 Lei 940-2009 – Estruturas da Prefeitura Municipal de Pinhais
IX - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: promover o desenvolvimento cultural com a participação da comunidade; articular políticas de apoio e patrocínio as atividades de cultura, esporte e lazer como forma de integração econômica e social; valorizar e incentivar a preservação do patrimônio histórico-cultural e artístico; manter e preservar, com o apoio das secretarias afins, os espaços públicos destinados às atividades de cultura, esporte e lazer; elaborar e divulgar, com a participação dos segmentos sociais organizados, calendário municipal de cultura, esporte e lazer; desempenhar outras atribuições definidas por decreto.

3 Decreto n° 34/2009 – Estrutura da SEMEL – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
Art. 10. Compete ao Departamento de Cultura - DECUL: definir e realizar o calendário oficial de eventos artísticos e culturais do município; desenvolver ações e incentivos originários da Lei de Incentivo a Cultura; desenvolver ações consoante a Lei de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural; gerenciar atividades desenvolvidas no Centro Cultural; promover oficinas artísticas-culturais; organizar Festivais e Mostras culturais; incentivar a organização e formação de grupos teatrais; divulgar em periódicos as atividades culturais realizadas pelo Departamento de Cultura; executar outras atividades correlatas à área de atuação.

4 Departamento de Cultura Ações Desenvolvidas
Oficinas

5 Oficinas de Teatro As oficinas de teatro estão revelando talentos em toda a cidade. Pela primeira vez, Pinhais participa com 03 três peças no Festival de teatro de Curitiba e recebe 5 prêmios no FETECO – Festival de Teatro de Colombo.

6 Oficinas de Teatro

7 Participações em Festivais
Os alunos-atores do Centro Cultural fizeram bonito nos Festivais de Teatro de Curitiba e de Colombo. Com muito orgulhoso registramos nossas participações e nossos 5 merecidos prêmios!

8 Participações em Festivais

9 Oficina de Pintura em Tela
A pintura em tela desperta e valoriza a criatividade.

10 Oficina de Pintura em Tela

11 Oficina de Cinema Esta oficina vem descobrindo que Pinhais tem muito potencial na produção cinematográfica. Em menos de um ano foram filmados três curtas metragens e ambos tiveram participação nos festivais de cinema da Venezuela, Rio de Janeiro e Curitiba. Recentemente lançou seu 1° Média Metragem produzido pelos alunos do Centro Cultural.

12 Oficina de Cinema

13 Produção de Cinema Em 2009/2010 foram produzidos pelo Departamento de Cultura 4 curtas-metragens e 1 média-metragem em parceria com cineasta da região. Três deles participaram do Festival Internacional da Venezuela e ficaram entre o cem melhores de um total de mais de 600 filmes!

14 Oficina de Violão Cada vez mais os jovens e adolescentes vêm despertando interesses pela música, principalmente nos instrumentos de cordas, como o violão. Mais de 200 alunos estão inscritos nesta oficina.

15 Oficina de Violão

16 Oficina de Desenho Desenho artístico e desenho mangá são a sensação do momento para a garotada. Uma grande exposição esta sendo realizada demonstrando os talentos da cidade através dos desenhos. Esta oficina é desenvolvida no Centro Cultural e em diversos Pólos Culturais

17 Oficina de Desenho

18 Oficina de Coral De 7 a 70 anos, sem distinção de cor, raça, etnia e ou religiosidade, esta oficina faz com que os alunos descubram o potencial da sua voz através das técnicas do canto

19 Oficina de Coral

20 Leituras em Cena Incentiva a leitura, interpretação de textos e interpretações cênicas. Busca a criatividade na formação de performances através dos improvisos. Este projeto fez parte do Festival de Teatro de Curitiba.

21 Oficina de Musicalização Infantil
Crianças a partir de 3 anos de idade podem participar desta oficina, descobrindo desde cedo o gosto pela música.

22 Oficina de Artesanato Oportuniza o aprendizado através das técnicas aplicadas em cada detalhe em diversos objetos e formatos. Essas técnicas dão ao aluno a oportunidade de produção e comercialização do produto: fuxico, caixa decorada e chinelo bordado.

23 Oficina de Artesanato

24 Oficina de Dança de Salão
Faz com que o aprendiz se solte e se entregue ao balanço da música. Aflora a criatividade nos passos e ainda diverte.

25 Oficina de Dança de Salão

26 Oficina de Dança de Rua Faz com que o adolescente use toda sua criatividade nos passos e ainda se diverta

27 Oficina de Dança de Rua

28 Departamento de Cultura Projetos Desenvolvidas
Projetos Permanentes

29 Cia de Dança de Pinhais A CIA de Dança de Pinhais conta com 170 alunos de 07 a 20 anos e tem como objetivo valorizar e divulgar a dança clássica no Município.

30 Cia de Dança de Pinhais

31 Banda Municipal Quase 40 integrantes de todas as idades participam das intensas aulas teóricas e práticas de instrumentos de sopro e cordas desenvolvidas no Centro Cultural.

32 Banda Municipal As técnicas são aplicadas individualmente e posteriormente em grupo, trazendo assim, um comprometimento disciplinar e harmônico

33 Banda Municipal

34 Banda Municipal

35 Feira do Livro A Feira do Livro é um projeto que mobiliza todas as escolas e colégios de Pinhais. Os alunos e professores participam de várias atividades artísticas educacionais.

36 Feira do Livro

37 Cinema na Cultura O “Cinema na Cultura” faz parte do projeto Arte para o Povo. Traz exibições de filmes nacionais para alunos das redes públicas Municipais, Estaduais e Particulares e também público geral, todas as quintas-feiras às 19h. Há a possibilidade de se agendar sessões.

38 Festival da Canção de Pinhais
O FECAPI é um Festival que tem como objetivo intensificar o movimento musical no município e difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural. São 2 dias de apresentações e 1 de premiação. Sem dúvida um dos eventos mais aguardados pelos músicos de Pinhais

39 Festival da Canção de Pinhais

40 Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais
O FETAEPI é a oportunidade para os grupos de teatro do Município e também de outras localidades apresentarem seus talentos a toda comunidade. São duas semanas em que Pinhais transpira arte.

41 Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais

42 Mostra de Dança de Pinhais
A Mostra de Dança de Pinhais já está em sua 4ª edição e dá a oportunidade a dançarinos e grupos de dança de Pinhais de se apresentarem em um palco especialmente montado para o evento.

43 Mostra de Dança de Pinhais

44 Biblioteca Pública Municipal
Ampliação do Horário de Atendimento da Biblioteca Pública de Pinhais; Segunda-Feira a Sexta-Feira das 8:00 as 21:00 Ampliação do Acervo da Biblioteca; De para aproximadamente livros

45 BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

46 Ampliação de Polos Culturais
Centro Cultural Wanda Santos Malmann; Rosi Galvão; Maria Antonieta; Vargem Grande; Weissópolis; Alto Tarumã; Áquila; Pineville / Vila Palmital / Esplanada; Estância Pinhais; Jardim Claudia; Perdizes;

47 Fundação Cultural de Pinhais
O Departamento de Cultura está realizando estudos em parceria com a Procuradoria do Município com vistas à implantação da Fundação Cultural de Pinhais, que trará inúmeros benefícios à Cultura local.

48 Lei de Incentivo à Cultura
Sancionada em 2010, a Lei nº 1095 dispõe sobre o Programa Municipal de Incentivo à Cultura e trouxe como principal objetivo fomentar a formação artística e cultural. É, sem dúvida, um grande passo no sentido da promoção da Cultura.

49 Divulgação das ações do DECUL
O Departamento de Cultura tem buscado inúmeras parcerias com rádios, jornais e TV com vistas à divulgação do trabalho que tem desenvolvido. Essa divulgação objetiva atingir um número cada vez mais crescente de munícipes que desconhecem os serviços oferecidos pela Secretaria.


Carregar ppt "SEMEL – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E LAZER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google