A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seja bem vindo!!!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seja bem vindo!!!."— Transcrição da apresentação:

1 Seja bem vindo!!!

2 Diário de Bordo Débora Luzia Silveira

3 Introdução Vivências Fato Significante Música Marcante Considerações finais Sair

4 Através do estudo interdisciplinar de:
Introdução No decorrer do 3º período do curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia, vivenciamos vários tipos de situações que nos fizeram refletir, mudar comportamentos e atitudes, melhoramos o relacionamento interpessoal no nosso ambiente escolar, assim como familiar e profissional, diante dos fatos este diário de bordo, foi construído para relatar as vivências, aprendizagens, fatos marcantes, etc. Através do estudo interdisciplinar de: Informática Aplicada à Educação I – Professora Gilca Vilarinho. Apoio na construção do Power Point. Estudos Independentes III - Professora Ana Carolina, que proporcionou a aprendizagem significativa para o desempenho do diário. Voltar

5 Vivências A Bala Guia e Cego A Casa e a Lista Remédio para o Coração
A Boneca Keka Voltar

6 Considerações Pessoais
Guia e Cego Descrição Metodologia Considerações Pessoais Guia e cego em descida de cachoeira na cidade de Botucatu

7 Guia e Cego Descrição Nº de participantes: de 25 a 30 pessoas.
Duração: 1h15min. Objetivos: exercitar a autoconfiança no outro, liderança, equilíbrio emocional, ajuda mútua e quebra de paradigmas. Facilitadoras: Ana Paula, Neuton e Cristina.

8 1º momento – Aquecimento
Guia e Cego Metodologia 1º momento – Aquecimento Informar aos participantes o tema a ser trabalhado. Pedir que façam grupos de quatro,onde serão distribuídos para cada grupo uma peteca. Cada grupo jogará com sua peteca por um determinado tempo, depois serão tiradas as petecas até que reste uma apenas onde os grupos se juntarão formando um circulo e não poderão deixar a peteca cair.

9 Guia e Cego Metodologia 2º Momento – Ação
Formar duas fileiras onde os participantes de cada fileira ficarão lado a lado e em frente uns aos outros - dois a dois, um na frente do outro; distribuir as vendas para os participantes de uma das fileiras; orientar para que os parceiros sem venda coloquem a venda na outra pessoa. Os guias podem ver, mas não podem falar, os cegos podem falar a vontade. Cada guia pegará seu cego e lhe proporcionará um passeio bem criativo.

10 2º Momento – Ação (continuação)
Guia e Cego Metodologia 2º Momento – Ação (continuação) Depois de vendados, durante o trajeto, pode-se trocar os guias, sem que os cegos percebam a troca. Inverter os papéis: quem foi cego agora será o guia e vice-versa; orientar os mesmos procedimentos anteriores. Após um tempo, serão distribuídas vendas aos que estão como guias, todos agora colocarão a venda, todos serão cegos e mudos e pedir para que dêem um passeio com seus respectivos pares, pelo ambiente da sala.

11 3º momento – Socialização
Guia e Cego Metodologia 3º momento – Socialização Pedir para que os participantes sentem no chão, sem tirar a máscara, para falarem sobre a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. O que foi mais fácil: ser guia ou cego?

12 4º momento – Processamento
Guia e Cego Metodologia 4º momento – Processamento Pedir para que tirem a mascara apresentar um slide sobre autoconfiança, liderança, equilíbrio, ajuda mútua. 5º momento – Avaliação Pedir para que cada um de uma avaliação com um trecho de música, a que mais gosta, ou a que esta de acordo com a vivência.

13 Considerações Pessoais
Guia e Cego Considerações Pessoais Esta vivência me fez refletir o quanto não agradecemos pela vida. E quantas pessoas que não enxergam que são felizes da forma que são, e não se queixam de nada, simplesmente agradecem por estar neste mundo. Entre guia e cego escolheria ser guia, pois somos inseguros quando somos conduzidos. Por isso a grande lição que pudemos tirar desta Vicência é que somos perfeitos demais e não temos nem ao menos o direito de se queixar, pois temos uma visão perfeita, mas as vezes somos cegos não da visão mas de espírito.

14 Considerações Pessoais
A Bala Descrição Metodologia Considerações Pessoais

15 A Bala Descrição Numero de participantes: 25 a 30 pessoas.
Objetivo: - despertar a importância do outro; despertar a solidariedade; perceber o nosso  individualismo e descobrir soluções em conjunto com outras pessoas.  Duração: 45 minutos. Material: bala, fitas, CD de musicas, aparelho de som, cartolina, caneta. Facilitadoras: Newton, Cristina e Ana.

16 A Bala Metodologia 1º momento: Queda livre
Entregar a cada participante um papel com o nome de um animal, sem que um veja o papel do outro. Em seguida todos ficam em circulo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.  Obs. Todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos cairão de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.

17 Segunda dinâmica – quebra-cabeça
A Bala Metodologia Segunda dinâmica – quebra-cabeça Formar dois grupos na sala e disponibilizar para cada, um quebra-cabeça, cada grupo terá um determinado tempo para montar. O grupo que terminar primeiro é o vencedor

18 A Bala Metodologia 2º Momento:
Colocar o grupo novamente em circulo. Assim feito pedir para que coloquem as mãos para trás. As mãos serão amarradas pelos auxiliares com as fitas, todos serão amarrados. Logo será colocada nas mãos amarradas uma bala, onde terão que cumprir uma tarefa, com o seguinte comando: "descasquem as balas e chupem". Terão que fazer isso sem desamarrar às mãos. Esperar que todos tomem as atitudes que acharem necessárias.

19 A Bala Metodologia 3º momento:
Socialização, fazer as seguintes perguntas: Como se sentiram? O que o grupo observou? Poderia ter sido diferente? Por que agiram assim? Isso tem alguma coisa com o nosso dia a dia? 4º momento: Entrega de uma história para reflexão “a História das quatro pessoas”.

20 A Bala Metodologia 5º momento Avaliação
No quadro terá uma cartolina, onde cada integrante do grupo responderá a seguinte pergunta: "Qual a relevância em uma palavra do seu comportamento em relação ao grupo?". Cada um colocara a sua palavra na cartolina. Essa cartolina após a vivencia será colocada na sala do grupo, para que reflitam sempre que tomarem alguma atitude em relação ao comportamento no grupo no qual estão inseridos.

21 Considerações Pessoais
A Bala Considerações Pessoais Esta vivência é muito rica para que possamos observar o trabalho em equipe. Percebe-se com clareza o papel de cada um, líderes e liderados. As vezes perdemos tempo em ficar discutindo qual é a melhor forma de chegar a um determinado objetivo, deveríamos ser mais rápidos e ouvir a idéia do outro. Foi um ótimo exercício para pensarmos em grupo.

22 Considerações Pessoais
A Casa e a Lista Descrição Metodologia Considerações Pessoais

23 A Casa e a Lista Descrição
Número de participantes: grupos de qualquer tamanho. Duração: Aproximadamente 50 minutos. Material: papel sulfite e lápis (ou caneta) Som com CD e disquete, texto de apoio. Objetivos:Respectivamente:Proporcionar a auto-avaliação de valores, história de vida pessoal, “rever-se” ou projetar-se em objetos ou ambientes, rememorando situações visando a fechar gestalts. Refletir sobre a forma de tratamento às pessoas queridas com as quais convivemos. Facilitadoras: Ana Cláudia, Débora e Fernanda.

24 A Casa e a Lista Metodologia
1º momento: Realizar o aquecimento com musica que lembre a infância com objetivo de descontração. 2º momento: Relaxamento com musica de fundo “A casa” de Toquinho e Vinicius de Morais. Sugerir que os participantes sentem separadamente no chão (no cochonete). O facilitador ira contextualizar, dizendo que cada pessoa irá visualizar mentalmente, a sua casa (ou um ambiente, local onde já viveu, com que tenha familiaridade) e se identificar com algum objeto, projetando a si próprio nesse objeto. E fazer com que reflitam, o que significa voltar para a casa, como é meu lar.

25 A Casa e a Lista Metodologia
3º momento: O desenvolvimento da vivência “a lista”, onde o facilitador comentará sobre a necessidade de as pessoas terem relacionamentos embasados na afetividade e no amor. Cada pessoa com uma folha de papel em branco. Traçar uma linha vertical, ao longo da folha (também posicionada de forma vertical dividindo ao meio). Na metade esquerda, pedi que as pessoas relacionem TODOS os nomes das pessoas que de alguma forma fazem parte do seu circulo de relacionamento – convivência diária ou não, de todas as áreas. Na outra metade (direita), traçar uma linha horizontal dividindo-a ao meio.

26 A Casa e a Lista Metodologia
3º Momento: Inverter a folha, de modo de que ela fique de forma horizontal. Com isso, podem-se perceber DUAS divisórias – esquerda e direita. Na divisória esquerda, “sugerir que cada participante, selecione, da lista inicial, e escreve até sete nomes pelo grau de importância, um embaixo do outro. Na divisória direita, ditar para as pessoas escreverem, uma embaixo da outra as seguintes palavras – termos: Empurrando, dando o melhor de mim, dialogando, com grosseria, com afeto, com indiferença.

27 A Casa e a Lista Metodologia 3º Momento (continuação):
Orientar para que as pessoas façam o antigo exercício de unir as palavras de cada coluna entre si, respondendo a pergunta “Como eu trato essas pessoas?” Percebe-se que, normalmente, se associa cada pessoa ao gesto amável – dialogando com afeto, dando o melhor de mim. Sugerir, por fim, que essas respostas sejam mostradas as respectivas pessoas. O que elas dirão? Vão concordar?

28 A Casa e a Lista Metodologia
4º momento: Processamento: Mensagem em PowerPoint “A partir do próximo amanhecer” no data show com fundo musical para reflexão. 5º momento: Avaliação dos participantes. Cada um deve dizer o nome de um objeto da casa que mais se identifica e porque ele é tão importante e que se relacione com a vivencia.

29 Considerações Pessoais
A Casa e a Lista Considerações Pessoais Foi muito gratificante ser orientadora desta vivência, desde o relaxamento ao fechamento houve a interação e a disposição de todos os alunos, o que me animou muito.

30 Considerações Pessoais
Remédio para o Coração Metodologia Descrição Considerações Pessoais

31 Remédio para o Coração Descrição
Número de participantes: 20 a 30 pessoas. Duração: 1h 15min. Material: vidros simbólicos de remédio feitos de cartolina, equipamento de som, CD de músicas, frases em papeis pequenos, data show. Objetivo: aprofundar relacionamentos, possibilitar a auto-ajuda e a motivação. Facilitadoras: Aline, Michelle e Zélia.

32 Remédio para o Coração Metodologia
1º momento – Aquecimento: exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade e relaxamento. Esses exercícios promovem a integração entre os colegas da sala e o fortalecimento das relações humanas. 2º momento – Ação: preparar as frases antecipadamente e colocá-las dentro dos vidros de remédio simbólicos de cartolina. Formar um círculo com cadeiras ( uma para cada participante). Dizer aos participantes que foi lançado no mercado, recentemente, um remédio super milagroso, e que as pessoas, ao tomá-lo, nunca mais se sentirão doentes. Distribuir os vidros simbólicos de remédio aos participantes e solicitar que não tomem ainda o remédio.

33 Remédio para o Coração Metodologia
2º Momento: Sugerir que cada pessoa abra o seu remédio e leia a mensagem nela contida. Cada um deverá dar a sua mensagem a um componente do grupo. Deverá também falar o motivo que levou a entregá-lo ao outro. As pessoas que já receberam as mensagens podem receber novamente dos demais.

34 Remédio para o Coração Metodologia
3º momento – Socialização: pedir para que os participantes comentem a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. Qual a sensação de ter recebido a mensagem do outro? Qual a sensação de não ter recebido a mensagem? Outra pessoa precisava mas da mensagem no momento do que você? 4º momento - Processamento: apresentar slides sobre relacionamentos, auto- ajuda, companheirismo e motivação.

35 Considerações Pessoais
Remédio para o Coração Considerações Pessoais Esta vivência, ficará marcada para sempre, pois nela, alem de poder perceber o valor que temos que dar a cada pessoa a cada ser, também pude perceber que as pessoas que estão a nossa volta, por mais que não percebemos, estas pessoas estão nos olhando e sempre sabem quando estamos bem, quando estamos mal. Pude ver o quanto tem pessoas especiais que gostam de mim, se importam comigo. Eu fui uma das que mais ganhou remédios, talvez porque estivesse realmente precisando, mas também pelo carinho e sinceridade das amizades que conquistei.

36 Considerações Pessoais (continuação)
Remédio para o Coração Considerações Pessoais (continuação) Frases dos meus remédios: “Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que os êxitos”. Henry Ford “O homem não teria alcançado o possível, se inúmeras vezes não tivesse tentado atingir o impossível”. Max Weber “A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos”. Autor anônimo

37 A Construção Através da União
Descrição Metodologia Considerações Finais Boneca Keka

38 A Construção Através da União
Descrição Número de participantes: 10 a 30 pessoas  Objetivo: verificar a integração ,colaboração , criatividade e liderança no trabalho em grupo.  Recursos: envelopes, cordão, tintas, canetinhas, miçangas, lantejoulas, pincéis, papeis coloridos, cola, tesoura e cartolina. Duração: 50min.  Facilitadoras: Juliana Barreto, Emiliana Fernandes Voltar

39 A Construção Através da União
Metodologia 1º momento – aquecimento: A dança dos bichos: Este jogo permite que os participantes, através de em estímulo visual, se expressem corporalmente. 2º momento – relaxamento: Permitem que os participantes relaxem e consigam com calma compreender as regras da ação proposta. Continuar

40 A Construção Através da União
3º momento – ação: Inicia dizendo que as pessoas ali presentes fazem parte de um departamento de produção de uma empresa fabricante de brinquedos e o objetivo deles é desenvolver uma boneca para atender ao pedido de um cliente muito exigente e que a entrega desta boneca deverá ser feita no prazo de 20 minutos. A turma foi dividida em dois grupos e para cada um dos grupos foi entregue um envelope contendo a parte da boneca que deverá ser feita, deixando a disposição da turma todo o material que será utilizado durante a ação. Após os 20 min.,os dois grupos são chamados a frente para expor a parte da boneca que foi feito e unir as duas partes. Continuar

41 A Construção Através da União
3º momento – socialização: pedir para que os participantes comentem a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. Qual o papel desempenhado por cada integrante do grupo? Houve algum participante que se destacou como líder? Como acomodado, ou crítico, ou desligado, ou folgado...? Houve uma interação entre os dois grupos para a construção de uma boneca harmoniosa? Continuar

42 A Construção Através da União
4º momento - processamento: apresentar slides sobre relacionamentos, auto- ajuda, companheirismo e motivação.  5º momento – avaliação: Avaliar individualmente o que os integrantes sentiram ao realizar a tarefa proposta  Voltar

43 A Construção Através da União
Considerações Pessoais A vivência nos proporcionou momentos marcantes, que nos fez reviver momentos de infância, quando tivemos que imitar os bichos. Através da construção da boneca Keka, onde a sala foi dividida em dois grupos, sendo que um grupo ficou com a cabeça e o outro com o corpo. E deveria ser seguido as regras. No final os grupos se comunicaram para juntar as partes e terminar os detalhes, aprendemos que o trabalho em união se torna de mais qualidade, perfeição e que mais uma vez aprendemos que temos que aceitar as diferenças de cada um e vestir a camisa da equipe da busca da união. Assim como ficou a boneca Keka, perfeita, através da união. Voltar

44 Considerações Pessoais
Bom, este 3º período já era bastante esperado por todos, muita ansiedade e expectativas para um período em que todos que já passou por ele comentavam. No início foi muito fácil, muita moleza, talvez até porque não tinha como não ser diferente, pois os trabalhos, projetos, sitefólios, etc. são realizados durante todo o período. Até novembro eu estava desempregada estava dando para levar a faculdade numa boa, muito tranqüilo, porem, graças ao nosso bom Deus comecei a trabalhar, só que aí as coisas pioraram na faculdade, os trabalhos aumentaram, o tempo foi ficando curto, e tudo se acumulando. Passei várias noites indo dormir as 2 ou 3 horas da manha, fins de semana inteiro lendo livros, fazendo os trabalhos...

45 O que mais gostei que todos se ajudaram e entenderam o stress e a preocupação de cada um, e pelo menos comigo e eu com os demais fomos solidários. Porem todo esforço valeu muito aprendizado, experiência. Aproveito este momento para agradecer a todos os professores, Ana Carolina, ao Reny Cury que este semestre não está dando aula para nós, mas nos ajudou muito na preparação do projeto da Jane nos emprestando mais de 20 livros e nos dando dicas. Obrigada a todos(as) os(as) colegas que estiveram do meu lado nessa longa e árdua caminhada.

46


Carregar ppt "Seja bem vindo!!!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google