A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 6º Ano Civilização romana (Aspectos Culturais)

2 (RE)conhecendo outros povos. O que é cultura? Língua. Divertimento.
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Civilização Romana – aspectos culturais ÍNDICE Origem. Localização. Império Romano. (RE)conhecendo outros povos. O que é cultura? Língua. Divertimento. Arquitetura. Exército. Religião. Escultura. Pintura.

3 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais ORIGEM DE ROMA Explicação mitológica Os romanos contavam o surgimento da sua cidade através de uma lenda bastante curiosa. Diziam que os gêmeos Rômulo e Remo foram jogados no Rio Tibre, na Itália. Os meninos foram resgatados por uma loba que os amamentou e em seguida foram criados por um casal de pastores. Quando adultos, voltam para a sua cidade natal, chamada Alba Longa, e ganham alguns lotes de terra. Assim, fundam uma nova cidade: Roma. Imagem: Loba amamenta Rômulo e Remo / Wolpertinger / Public Domain.

4 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Explicação histórica Os historiadores afirmam que Roma é resultado da mistura de três povos que habitaram a região da Península Itálica: os gregos, os etruscos e os italiotas. Nesta região, desenvolveram a agricultura e atividades pastoris. Em poucos séculos, Roma transformou-se na maior cidade do mundo e capital de um império imenso.

5 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Localização Roma localiza-se em uma região de solo fértil, que é uma continuação da Europa Central e que se prolonga até o Mar Mediterrâneo, chamada de Península Itálica ou Península Apenina. Imagem: Imagem de satálite da Itália / Jacques Descloitres, MODIS Rapid Response Team, NASA/GSFC / Public Domain.

6 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais O Império Romano Com a expansão da República Romana, paulatinamente foi surgindo o Império Romano. Durante os séculos III e IV a. C., a população sob o domínio de Roma alcançou o número de 60 milhões, tornando-se 25% da população mundial. A vida e a estrutura de Roma passaram por grandes mudanças, deixando de ser agrária e tornando-se mais comercial. Os povos conquistados ou foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o Império.

7 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais A expansão só aconteceu graças ao Exército, ponto forte da cultura romana. Bem organizado, o Exército, composto por voluntários e equipado fortemente, garantiu a conquista de todos os países em torno do Mar Mediterrâneo. Por este motivo, os romanos chamavam o Mediterrâneo de “MARE NOSTRUM”. Imagem: Império Romano / Nihad Hamzic / GNU Free Documentation License.

8 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais (RE)conhecendo outros povos À medida que o Império ia sendo conquistado, os romanos procuravam conservar o território e integrar os povos dominados em sua civilização, dando-lhes, em alguns casos, a cidadania romana.

9 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Deste modo, Roma acabou por abraçar a cultura de diversos povos e usá-la a favor de sua sociedade, agregando novos conhecimentos e otimizando as suas atividades cotidianas através do que foi aprendido com os conquistados. Pode-se afirmar que a cultura romana é uma cultura de síntese, agindo como uma peneira que selecionava costumes a serem incorporados em seu cotidiano.

10 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Afinal, o que é cultura? Segundo o dicionário da língua portuguesa Michaelis: 14. Antrop. Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social.

11 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Língua O Latim foi adotado como a língua oficial do território romano. Uma vez que sua extensão era gigantesca, foi preciso uniformizar o idioma para que os diferentes povos que lá moravam pudessem se entender. Os gregos influenciaram bastante a cultura romana e o latim adotou algumas das suas palavras, pois famílias romanas gostavam que seus filhos fossem educados por mestres gregos.

12 Português Francês Espanhol Italiano Romeno
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Civilização Romana – aspectos culturais São exemplos de idiomas derivados do latim: Português Francês Espanhol Italiano Romeno

13 Cultura X divertimento Circo
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Civilização Romana – aspectos culturais Cultura X divertimento Circo Anfiteatro Teatro Imagem: Roma Circo Massimo Du Nord / MM / Public Domain. Imagem: Teatro Romano de Mérida  / Pikaluk / Creative Commons  Attribution 2.0 Generic. Imagem: Arena Romana em Arles / J Malik / GNU Free Documentation License.

14 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Circo Era uma das principais instalações, destinada a corridas, espectáculos e representações que comemoravam os acontecimentos do Império. Lá, realizavam batalhas, corridas de cavalos e outras diversões. Apesar de “copiar” os estádios gregos, o circo possuía medidas bem maiores. Imagem: Mérida Circo Romano / Se.Xauxa / GNU Free Documentation License.

15 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Teatro O teatro em Roma teve seu início com representações religiosas e, ao receber influência dos gregos, acabou tomando para si as famosas formas gregas da tragédia e da comédia. As peças retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano, além de criticar a sociedade da época. Eram gratuitas e faziam parte do entretenimento oferecido nos festivais públicos. Imagem: O Grande Teatro de Pompéia / Roberto Moschen Jr. / GNU Free Documentation License.

16 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Anfiteatro No século 1 a.C., os anfiteatros começaram a surgir por todo o Império Romano. Eram cerca de 230 estabelecimentos, dentre eles o famoso Coliseu. Nestas construções ovais, os gladiadores, que eram os prisioneiros de guerra ou escravos, enfrentavam animais ferozes até a morte. Imagem: Coliseum / Diliff / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

17 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Panem et circenses Com a expansão de Roma, a cidade se tornou o foco de todos os acontecimentos políticos e sociais, atraindo a população. Desta forma, Roma ficou bastante povoada, por todas as classes sociais, inclusive a classe pobre que via esperanças em fixar residência em Roma. Como o quantitativo de “pessoas miseráveis” crescia gradativamente, os dirigentes romanos precisavam encontrar uma maneira de impedir possíveis rebeliões que pudessem abalar a ordem pública.

18 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais A política do “pão e circo” foi a maneira de os líderes romanos imporem um estilo de vida à população, conquistando o seu apoio e mantendo desta forma a ordem e a disciplina. Consistia em ações assistencialistas que envolviam a distribuição de alimentos (cereais, pães, cerveja) e a promoção de eventos gratuitos (circo, teatro, anfiteatro) para distrair e alegrar o povo, criando uma “nuvem de fumaça” que os impedia de enxergar os graves problemas sociais em Roma.

19 - a busca do útil, o senso de realismo;
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Civilização Romana – aspectos culturais Arquitetura Importante herança deixada para o mundo e, apesar de sofrer influências gregas, a arquitetura romana diferenciou-se com características autênticas. Suas características gerais são: - a busca do útil, o senso de realismo; - a grandeza material, realçando a ideia de força; - predomínio do caráter sobre a beleza.

20 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais As edificações romanas podem ser agrupadas de acordo com sua função, em cinco tipos distintos: Religião: templos Atividades cívicas basílicas Imagem: Pantheon / Adam Carr/ Public Domain. Imagem: Basílica Massenzio / MM / Public Domain.

21 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Higiene: termas e casas de banho. Diversão: circo, teatro, anfiteatro. Monumentos: arco e coluna triunfal. Imagem: Casas de banho romanas / Stan Zurek / GNU Free Documentation License. Imagem: Coliseum Romano /  Jimmy Walker / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem: Roma, Arco de Constantino / Alexander Z / GNU Free Documentation License.

22 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Exército É um grande responsável pela expansão territorial romana. Era organizado em legiões de 6 mil homens, vestiam uma couraça de couro ou metal, capacete e escudo para se proteger. Ao dominar os territórios, os soldados permaneciam no local por longas temporadas, contribuindo grandemente para a “romanização” dos dominados. Imagem: Homens fantasiados de Exército Romano, Nashville / ChrisO / Public Domain.

23 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais CURIOSIDADE O exército romano desenvolveu uma técnica peculiar e, muitas vezes, infalível em suas batalhas. Os soldados se organizavam em três fileiras. Os mais jovens portavam uma lança e ficavam na fileira da frente. Os homens maduros ficavam na segunda fileira e levavam dardos. Na última fileira, perfilavam-se os mais experientes e atacavam apenas no final da batalha. Imagem: Testudo ou formação de tartaruga / Tony Rotondas / GNU Free Documentation License.

24 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais RELIGIÃO Assim como outros aspectos da cultura, a religião em Roma sofre influências de outros povos, principalmente dos gregos. Havia cultos particulares realizados no interior das casas e cultos e festas públicas oferecidos às divindades. De base politeísta (poli = vários, Théos = deus), o Estado romano propagava uma religião oficial que cultuava seus antepassados, além de deuses de origem grega, porém com nomes latinos.

25 Representações dos deuses romanos: > Baco, por Leonardo da Vinci.
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Civilização Romana – aspectos culturais Representações dos deuses romanos: > Baco, por Leonardo da Vinci. Imagem: Amor no Mirante / William Adolphe Bouguereau / Public Domain. Imagem: Bachus / Leonardo da Vinci / Public Domain. Cupido, por Adolphe Bouguereau.< > Marte e Venus, por Sandro Botticelli. Imagem: Vênus e Marte / Sandro Botticelli / Public Domain.

26 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais GRÉCIA ROMA ÁREA QUE PROTEGIA Zeus Júpiter Rei de todos os deuses Hera Juno Rainha de todos os deuses, protetora das mulheres Afrodite Vénus Deusa do amor Ares Marte Deus da guerra Poseidon Neptuno Deus dos mares Eros Cupido Deus do amor e da paixão Apolo Febo Deus da poesia, da música, da beleza masculina Ártemis Diana Deusa da caça, da castidade, dos animais selvagens Dionísio Baco Deus das festas, do vinho Hefesto Vulcano Deus dos metais, da metalurgia, do fogo Crono Saturno Deus do tempo

27 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Escultura Os copistas retratavam com fidelidade os traços de homens consagrados, assim como na Grécia. A estatuária romana se orientava pelo real, pela semelhança e era oferecida como presente em comemorações de conquistas e grandes feitos. Desta forma, grandes políticos e líderes do exército eram esculpidos em bustos ou retratos de corpo inteiro, para ficarem para a posteridade. Imagem: Estátua da Deusa Ceres / Autor Desconhecido /  GNU Free Documentation License.

28 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Civilização Romana – aspectos culturais Pintura Os estudos sobre a pintura romana são prejudicados por uma tragédia natural. A erupção do vulcão Vesúvio soterrou as obras de duas prósperas cidades romanas: Pompeia e Herculano. No entanto, arqueólogos estudam o que ficou sob a lava. Há ainda os afrescos, bastante representativos na pintura romana. Os gêneros mais representativos são paisagens, retratos, pinturas populares e pinturas triunfais. Imagem: Fresco do di Sala Grande dipinto, Cenas na Villa dei Misteri (Pompéia) / WolfgangRieger / United States Public Domain.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3 Loba amamenta Rômulo e Remo / Wolpertinger / Public Domain. 03/09/2012 5 Imagem de satálite da Itália / Jacques Descloitres, MODIS Rapid Response Team, NASA/GSFC / Public Domain. 7 Império Romano / Nihad Hamzic / GNU Free Documentation License. 13a Roma Circo Massimo Du Nord / MM / Public Domain. 13b Teatro Romano de Mérida  / Pikaluk / Creative Commons  Attribution 2.0 Generic. 14 Arena Romana em Arles / J Malik / GNU Free Documentation License. 15 Mérida Circo Romano / Se.Xauxa / GNU Free Documentation License. 16 O Grande Teatro de Pompéia / Roberto Moschen Jr. / GNU Free Documentation License.

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 17 Coliseum / Diliff / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 03/09/2012 21a Pantheon / Adam Carr/ Public Domain. 21b Basílica Massenzio / MM / Public Domain. 22a Casas de banho romanas / Stan Zurek / GNU Free Documentation License. 22b Coliseum Romano /  Jimmy Walker / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 22c Roma, Arco de Constantino / Alexander Z / GNU Free Documentation License. 23 Homens fantasiados de Exército Romano, Nashville / ChrisO / Public Domain. 24 Testudo ou formação de tartaruga / Tony Rotondas / GNU Free Documentation License. 26a Bachus / Leonardo da Vinci / Public Domain.

31 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 26b Amor no Mirante / William Adolphe Bouguereau / Public Domain. 03/09/2012 26c Vênus e Marte / Sandro Botticelli / Public Domain. 28 Estátua da Deusa Ceres / Autor Desconhecido /  GNU Free Documentation License 29 Fresco do di Sala Grande dipinto, Cenas na Villa dei Misteri (Pompéia) / WolfgangRieger / United States Public Domain.


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google