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Exercício preliminar Pegue uma folha de papel. Imagine uma gráfica. Liste 3 aspectos dela que você encontra em todas as gráficas. Liste 3 aspectos dela.

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1 Exercício preliminar Pegue uma folha de papel. Imagine uma gráfica. Liste 3 aspectos dela que você encontra em todas as gráficas. Liste 3 aspectos dela que você encontra numa dada gráfica. Liste 3 aspectos dela que espelham o estado da gráfica que você imagina, num determinado instante.

2 Modelagem de Dados: O que consta em qualquer gráfica faz parte do ambiente. O que consta em uma dada gráfica é um parâmetro. O que espelha um determinado instante de uma gráfica é uma variável.

3 Sistema de Processamento de Transações SPT Um sistema que registra tudo que é considerado relevante dentro de um dado ambiente. Registra as alterações de estado de um sistema. Registra as transações que ocorrem.

4 Características do SPT Muita entrada de dados Muita saída de dados Processamento simples (4 operações) Primeiros sistemas foram desenvolvidos na linguagem COBOL (Common Business Language) na década de 50. Foram o primeiro tipo de aplicação comercial da computação.

5 Uso do SPT Usado para tarefas operacionais e gerenciais. Estratégia Tática Gestão Operação Pirâmide organizacional

6 Funções de um SPT (4 tipos) Coleta de dados Manipulação de dados Armazenamento de dados Produção de documentos

7 Exercício 2 a) Descrever através de uma narrativa o ambiente de um campeonato de futebol, evidenciando todas as entidades e relações entre elas. Entidades sugeridas: jogador, time, jogo, juiz.

8 b) Desenhar o modelo de dados que represente o ambiente descrito no item a.

9 Teste A2 A) Descrever atraves de uma narrativa o ambiente de um curso, sob o enfoque de disciplinas, competencias, conteudos, objetivos da disciplina. B) Criar o modelo de dados correspondente.

10 Tipos de representação gráfica Fluxograma – ações e dados em mov. Diagrama de fluxo de dados Diagrama de estado Modelo E-R Diagrama hierárquico Estrutura hierárquica de dados Estrutura hierárquica de processo

11 Sistema de informações gerenciais Gera relatórios gerenciais Tipos de relatórios gerenciais Relatórios programados Relatórios de fatores críticos Relatórios por solitação específica Relatórios de exceção

12 Relatório do dia anterior (programado) quantidade de bilhetes inteiros vendidos X quant. media para aquele dia da semana, com quebras por horario quantidade de meias vendidas X... quantidade de bilhetes de cortesia apresentados X... quantidade total de bilhetes consumidos X...

13 Relatório de exceção problemas durante a projeção do filme tipo de problema que ocorreu danos materiais ocorrências com espectadores alteração brusca na ocupação real X ocupação média

14 Diferenças operacional: ar gerencial: dormir tático: beber água estratégico: comer

15 Fluxograma – dados em movimento Dados de entrada Dados de saída Fazer algo Temporal

16 Fluxograma – sequencia p1 p2 p3

17 Fluxograma - iteração c p S N C é uma condição i=1; a=0 Faça enquanto i<10 a=a+i i=i+1

18 Exercício 3: desenhar o fluxograma do código fornecido a=0 i=1 i<10? Sim a=a+i i=i+1 Não Inicio Fim Iteração sequencia

19 Exercício 4: desenhar o fluxograma para o algoritmo que resolve uma equação do segundo grau ax 2 + bx + c = 0, com a<>0

20 Obter a, b, c a=0? Sim Inicio D=b*b – 4*a*c Nao D<0? x1=(-b-sqr(D))/(2*a) x2=(-b+sqr(D))/(2*a) Fim Nao Sim

21 Fluxograma - seleção c S N p1 p2

22 Diagrama de Fluxo de Dados - DFD é um fluxograma que mostra os dados em movimento e os dados parados, sem temporalidade, isto é, tudo acontece ao mesmo tempo.

23 DFD SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES Sistema real dados procedimentos Depósitos de dados Usuário dados entidade externa

24 Exercício 5 Desenhar o Diagrama de Fluxo de Dados representativo do seu escritorio, com pelo menos três procedimentos e três depósitos de dados Aluno Corrigir a prova Notas dos alunos Provas corrigidas prova id. do aluno, nota Prova corrigida Fluxo físico Depósito lógico Depósito físico prova s/ nome

25 SPT SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES fluxograma: logica, algoritmos Proced. X pedidos de transação confirmações de transação

26 SPT Diagrama de Fluxo de Dados ProcedimentoCliente Fornecedor pedido mat. prima Transações dados sobre mat. prima dados de entrega dados sobre uma transação

27 Transação de compra de bilhete cliente filme, horário, qtd. bilhetes verificar lotação quant. de vagas Mapa de ocup.disponibilidade emitir bilhete sala, horário,qtd vendida de bilhetes bilhete Cadastro de bilhetes Id. do bilhete

28 Teste A3 Fazer o DFD da seguinte transação: passar pela catraca (borboleta) e compostar o bilhete

29 Transação de passagem pela catraca cliente Id. do bilhete Cadastro de bilhetes dar baixa no bilhete id. do bilhete liberar catraca ordem catraca ordem

30 Exercício Fazer o DFD de uma função que você exerça no seu trabalho.

31 Exercicio 6 Imaginem o ambiente de um complexo multiplex de cinema (cinemark) defina uma transação que ocorre nesse ambiente dar um exemplo de procedimento pertencente ao seu SPT, correspondente a transação, através do seu DFD.

32 Gerenciamento de recursos de Informações planejamento de sistemas minimização de erros estabelecimento e realização de procedimentos de backup planejamento e cobertura de desastres controle de sistemas auditoria de sistemas

33 Técnicas para tomar decisões ROI (Return on Investiment) – retorno sobre o investimento efetuado. Em quanto tempo se empata o capital investido? Uma tecnologia precisa se pagar em no máximo três anos.

34 Técnicas para tomar decisões aumento de ganhos: como usar a TI para aumentar a receita ou diminuir a despesa?

35 Técnicas para tomar decisões market share: como fazer uso de novas tecnologias para abarcar uma fatia maior do mercado?

36 Técnicas para tomar decisões conscientização e satisfação do cliente. Quem é o cliente externo? Ou, alternativamente, quem é o cliente interno a ser atendido?

37 A minimização de erros e procedimentos de backup visam gerar um sistema tolerante a falhas. Sabe-se que um dia o sistema irá falhar (não é uma possibilidade, trata-se de uma certeza). Quais serão as consequências?

38 O Planejamento e a cobertura de desastres envolvem a pré-existência de backups, ou seja, recursos alternativos disponibilizados de imediato ou praticamente de imediato, para substituir outros recursos que tenham falhado. Geralmente, a empresa monta um cold site (um lugar onde em poucas horas pode ser montado um centro de atividades de emergência) ou um hot site (um cold site de ativação imediata).

39 Os controles dos sistemas podem ser de três tipos: controles de repressão: evitam que os problemas ocorram, minimizando as ameaças. controles de contenção: minimizam o impacto de um problema enquanto ele estiver ocorrendo. controles de cobertura: cobrem ou superam um problema após a sua ocorrência (o day after).

40 As atividades ligadas à auditoria de sistemas referem-se às seguintes questões: 1.Que procedimentos e controles foram estabelecidos? 2.Esses procedimentos e controles estão sendo usados adequadamente? 3.Há uma trilha de auditoria (isto é, uma forma de a partir de um efeito conseguir chegar à causa que o originou?) 4.Há um inventário atualizado e completo de todos os itens legalizados de software?

41 Exercício sobre gestão de recursos de informática – para cada uma das questões a seguir, procure enumerar controles viáveis (de repressão, de contenção e de cobertura):

42 1.Os seus funcionários estão trocando e-mails indiscretos e visitando sites quentes. Como responsável pelos recursos de Informática, o que você deve fazer? 2.Você acaba de saber que a sala onde estão guardados todos os servidores da empresa está pegando fogo. O que você fará? 3.O programador que estava desenvolvendo o sistema geral da sua empresa ganhou na Megasena e se mudou para Ibiza. O que você fará?

43 4.Um funcionário que foi demitido por justa causa fez uma denúncia anônima à Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), dizendo que a sua empresa utiliza software pirata. Há quatro investigadores e dois especialistas na sala de recepção. O que você faz? 5.A sua rede foi invadida pelo virus Funlove. O que você faz? 6.O sindicato dos empregados da sua empresa ameaça invadir os escritórios e cortar todos os cabos de rede que estiverem visíveis. O que você faz?

44 7.Você preparou uma apresentação em Powerpoint para mostrar para o Presidente da empresa na reunião geral de Diretoria. Na hora H, você não consegue fazer o micro funcionar. O que você faz? 8.Qual é a sua política de backup dos dados da empresa?

45 Extreme Programming Metodologia de desenvolvimento com algumas características bem peculiares: A programação sempre é feita por pares de programadores, que trabalham sempre na frente de um só computador O sistema é sempre desenvolvido através de uma estratégia de prototipação O usuário é envolvido desde o início e é quem escreve a especificação, usando o formato “HISTÓRIA DE USO”

46 Prototipação Consiste em desenvolver gerações sucessivas do sistema, com complexidade crescente, numa espiral 1 - Usuário define 2 - Desenvolvedor aceita e assume 3 - Desenvolvedor projeta e constrói 4 - Usuário testa e aceita

47 O QUE É UMA HISTÓRIA DE USO É um formulário de uma página onde o usuário pede que algo seja feito, descrevendo o que deseja através da forma como a funcionalidade será testada.

48 Exemplo – História de Uso “Pintor de formato” (usado no MS Office) Descrição – se eu desejar copiar a formatação de um texto para outro, eu devo selecionar o texto de origem, apertar um botão Pintor de formato e em seguida arrastar o ponteiro sobre o texto para o qual eu desejo que o formato do texto de origem seja copiado. Se eu quiser copiar o formato de origem para diversos textos distintos, depois de selecionar o texto de origem eu devo dar um duplo clique no botão Pintor de formato, que então permanecerá ligado até que eu dê um clique simples nele novamente.

49 Estrutura da História de Uso Título Descrição Prazo para desenvolvimento, em semanas ( uma, duas ou no máximo três).

50 E se o prazo for menor do que uma semana? A funcionalidade descrita pela história de uso está simples demais e deve ser agrupada com uma outra funcionalidade até que o prazo de desenvolvimento seja igual a uma semana.

51 E se o prazo de desenvolvimento for maior do que 3 semanas? A funcionalidade da história de uso está complexa demais e deve ser subdividida em funcionalidades mais simples até que o prazo para o desenvolvimento de cada uma delas seja no máximo de 3 semanas.

52 Qualidades desejáveis para uma HU Deve ter um título curto Deve ter uma descrição sucinta e clara Deve ser testável sem deixar dúvidas quanto ao atendimento ao pedido do usuário

53 Exemplos de HU (procure avaliar a qualidade de cada uma delas) 1.O sistema deve ter consistência na entrada dos dados do cliente, de forma a impedir a aceitação de dados incorretos ou incompletos.

54 2.Ao apertar o botão Salvar, o sistema deve executar o salvamento do arquivo.

55 3.Se o usuário apertar o botão Gerar relatório sintético, o sistema deve gerar um relatório com todos os lançamentos contábeis efetuados para aquele centro de custo, agrupados de acordo com o plano de contas da empresa.

56 4.O sistema deve criar uma cópia do arquivo que está sendo editado, para facilitar o processamento interno.

57 5.Eu desejo que o sistema permita a definição da quantidade mínima em estoque para cada item do estoque, e que não permita que o saldo em estoque seja inferior a 90% desta quantidade.

58 Exercício – aos pares, para entrega ao final da aula Alternadamente, um aluno é o usuário e o outro é o desenvolvedor O usuário pensa numa funcionalidade que deve ser conhecida pelo desenvolvedor A seguir, o usuário escreve uma HU sem declarar o nome da funcionalidade e entrega para o desenvolvedor A partir da descrição fornecida por escrito pelo usuário, o desenvolvedor deve ser capaz de descobrir o nome da funcionalidade e como ter acesso a ela Cada usuário que consegue se fazer entender ganha um ponto Repetir este exercício durante 25 minutos e entregar a folha final com todas as HU que conseguiram escrever


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