A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina."— Transcrição da apresentação:

1 Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina Pedroso Silvia Marina Anaruma UNESP Rio Claro – Instituto de Biociências – Dep. de Educação 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp – 2011

2 Proama – Projeto Amamentar – Projeto de Extensão Atuação: vem atuando na UNESP Rio Claro desde 1999, comemorando 12 anos de existência. Objetivos do projeto: reunir vários segmentos da sociedade, alunos, que adquirem e produzem conhecimentos participando das atividades, e docentes, na defesa e no incentivo à amamentação através do ensino, da pesquisa e da extensão.

3 Objetivo do trabalho - Descrever as principais contribuições que o projeto trouxe aos alunos bolsistas, tanto na vida acadêmica e como na vida pessoal dos mesmos e verificar o quanto a extensão é importante para a formação dos discentes. Foi realizado um levantamento e Análise de Conteúdo de todos os relatórios dos 9 bolsistas que fizeram parte do projeto entre os anos de 1999 a 2011.

4 A análise dos dados evidenciou que os alunos identificam como seus principais benefícios no projeto de extensão: Aprimoramento pessoal, acadêmico e profissional; Trabalhar neste projeto de extensão foi uma ótima oportunidade de aprimoramento profissional. Logo no 1º ano de faculdade, pude participar de um grupo de pesquisa e aprender a trabalhar com textos acadêmicos. Como graduanda do curso de Biologia, tenho especial interesse no aleitamento materno, já que pretendo ser pesquisadora na área de saúde humana. [...] Além de eu ter adquirido experiência com as diversas tarefas executadas, tive contato com profissionais competentes que me estimularam a participar mais ativamente das atividades realizadas na universidade. (Aluna 1) A participação no Proama, neste ano de 2006, possibilitou o meu aprimoramento acadêmico e pessoal. Do ponto de vista acadêmico, as revisões bibliográficas que tenho feito têm me proporcionado um melhor desempenho na realização de pesquisas e um aprendizado constante sobre o tema do Aleitamento Materno. A elaboração de um artigo auxiliou no desenvolvimento da minha maturidade profissional. (Aluna 2)

5 Contato com a comunidade; [...] orientei inúmeras gestantes, principalmente as gestantes do bairro Bom Sucesso de Rio Claro, possibilitando novamente o contato com a realidade, o que acresce muito ao trabalho. Realizei junto com os integrantes e a coordenadora do Proama uma oficina na UNESP, o que possibilitou um enriquecimento em minha formação tanto pessoal como acadêmica, visto que foi a primeira vez que realizei uma oficina na universidade e para alunos da mesma (Aluna 3). Participei de inúmeras atividades que me trouxeram grande satisfação pessoal e acadêmica, como: A oficina para gestantes da Prefeitura de Rio Claro, em que contribui na organização dos materiais, nas entrevistas, na dinâmica e no contato com as mães após o nascimento dos seus filhos para saber se deu tudo certo e se a nossa orientação foi válida, onde foi possível ver a realidade da nossa comunidade e a gratificação de fazer um trabalho que tem resultado concreto (Aluna 4). Participei da organização da Semana do Aleitamento Materno contribuindo com muitas idéias e materiais para a semana na organização da exposição no Shopping, onde fiquei no plantão, participei do Sarau, fotografei mães amamentando, tive contato com a comunidade e com outros profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Rio Claro e da Pastoral da Criança, onde troquei várias experiências na área da amamentação; tive a oportunidade de escrever um artigo na Semana que foi publicado na Home Page do projeto e no Jornal Cidade, tendo assim alcance para toda a comunidade (Aluna 4).

6 Contato com profissionais de diversas áreas; Pude agregar valores muito importantes nesse ano em que participei do Proma, e não apenas para o meu crescimento profissional, mas também pessoal. Tive a oportunidade de conviver com pessoas de diversas áreas profissionais, e cada um deles me trouxe novos conhecimentos. Por ser aluna do curso de Ciências da Computação, pude trocar experiências e compartilhar meus conhecimentos da área de informática, e assim pude ajudar em muitas atividades que necessitavam de um conhecimento um pouco mais aprofundado nessa área. (Aluna 5). [...] mantive contato com a Rede Mamar de Araraquara, na qual eu repasso todos os s recebidos sobre eventos e AM para os membros do projeto. Participei e colaborei na organização de uma reunião da Rede Social Amamenta Rio Claro, onde tive contato com vários representantes de órgãos importantes da cidade, para a discussão de propostas para melhorar o índice de amamentação no município de Rio Claro. (Aluna 4). Conhecimento sobre o tema da amamentação; A participação no Proama durante esse ano foi bastante satisfatória, pois o grupo me proporcionou a oportunidade de conhecer sobre amamentação, tema que acredito ser muito importante e que tenho interesse em seguir depois de formada. As pesquisas me ajudaram a visualizar o nosso papel como produtores de conhecimento e como levar a sério a ciência e a universidade. Esse ano foi de grande crescimento, principalmente porque ainda estou no primeiro ano do meu curso e já participando de um Projeto de Extensão à Comunidade que tem seriedade e compromisso, com profissionais competentes como o Proama. (Aluna 6). [...] vejo de maneira satisfatória e positiva a minha participação no Proama pelo fato das diversas possibilidades e aprendizados acadêmicos que foram proporcionadas a mim, surgindo grande interesse na área da Educação em Saúde a ponto de querer pesquisar assuntos da área e concomitantemente à decisão de realizar o meu Trabalho de Conclusão de Curso com esta temática. (Aluna 7).

7 Melhora na comunicação e no trabalho em grupo. O contato com a comunidade, o grupo e a professora complementaram minha formação e contribuíram para o desenvolvimento da minha comunicação verbal e escrita, visto que temos que fazer as atas do projeto, redigir ofícios, etc. (Aluna 8). As inúmeras tarefas proporcionadas aumentaram minha capacidade e melhoram o meu desenvolvimento no que diz respeito a assuntos acadêmicos do projeto e as atividades de campo tornaram-se experiências e contribuições únicas para os meus conhecimentos de uma maneira geral. (Aluna 9). O contato com os alunos da graduação e com diferentes profissionais envolvidos com o Aleitamento fez com que eu desenvolvesse minhas habilidades comunicativas e a capacidade de trabalhar em grupo. Meu desenvolvimento de comunicação, como falar em público melhorou muito e minha timidez diminuiu (Aluna 4).

8 A participação dos alunos é não só fundamental, como necessária. Isto porque aparece claramente na fala dos bolsistas que o projeto contribuiu para a sua formação enquanto cidadãos, preparados para enfrentar a realidade brasileira, assim como instrumentalizou o aluno em várias competências. Além disso, como futuros profissionais, deverão estar preparados para lidar com as situações do trabalho, situações estas que serão muito semelhantes as que vivenciaram durante a sua formação no projeto.

9 Participação dos alunos em atividades 1ª Semana do A.M de Rio Claro 1999 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2005

10 Visita nas instalações da Maternidade do SUS, São Rafael e UTI -Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro 2006

11 III Jornada do Aleitamento Materno Teatro NBCAL "Proama Musical", Maternidade, Semana do Aleitamento Materno 2008

12 Exposição no Shopping na Semana Municipal de A.M 2009

13 Organização e Abertura da Semana Municipal de A.M de 2010

14 Exposição na Semana de Obesidade Infantil Oficina para a promoção do Aleitamento Materno às gestantes 2009

15 Oficina pedagógica sobre A.M

16 Os projetos de extensão ampliam o universo do aluno fazendo com que ele seja diferenciado, os alunos trazem vida ao projeto, porque eles têm novas idéias e disposição para mudar a realidade posta. Desta forma, mais uma vez, valorizamos a extensão para a formação dos alunos e confirmamos a contribuição do Proama não só para a comunidade, como para os alunos. Bonecas que amamentamExposição do Proama no Enam 2010

17 Bibliografia ANARUMA, S. M; Relatório de Atividades do PROAMA a ANARUMA, S. M; CARATTI, V. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; KISHI, N. Y. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; SOUZA, E. D; PEREZ, D. G. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; SOUZA, E. D. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; ROCHA, C. A. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; ROCHA, C. A. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; ABDALLA, A. P. Relatório de Atividades do PROAMA ANARUMA, S. M; ABDALLA, A. P; AMARAL, I.C. Relatório de Atividades do PROAMA Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências de Rio Claro. Projetos de extensão universitária: a universidade mais perto da comunidade /Comissão Permanente de Extensão Universitária - CPEU. - Rio Claro : UNESP : Instituto de Biociências,

18 Contatos: Home Page: Facebook e Orkut: Proama


Carregar ppt "Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google