A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina."— Transcrição da apresentação:

1 Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina Pedroso Silvia Marina Anaruma UNESP Rio Claro – Instituto de Biociências – Dep. de Educação 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp – 2011

2 Proama – Projeto Amamentar – Projeto de Extensão Atuação: vem atuando na UNESP Rio Claro desde 1999, comemorando 12 anos de existência. Objetivos do projeto: reunir vários segmentos da sociedade, alunos, que adquirem e produzem conhecimentos participando das atividades, e docentes, na defesa e no incentivo à amamentação através do ensino, da pesquisa e da extensão.

3 Objetivo do trabalho - Descrever as principais contribuições que o projeto trouxe aos alunos bolsistas, tanto na vida acadêmica e como na vida pessoal dos mesmos e verificar o quanto a extensão é importante para a formação dos discentes. Foi realizado um levantamento e Análise de Conteúdo de todos os relatórios dos 9 bolsistas que fizeram parte do projeto entre os anos de 1999 a 2011.

4 A análise dos dados evidenciou que os alunos identificam como seus principais benefícios no projeto de extensão: Aprimoramento pessoal, acadêmico e profissional; Trabalhar neste projeto de extensão foi uma ótima oportunidade de aprimoramento profissional. Logo no 1º ano de faculdade, pude participar de um grupo de pesquisa e aprender a trabalhar com textos acadêmicos. Como graduanda do curso de Biologia, tenho especial interesse no aleitamento materno, já que pretendo ser pesquisadora na área de saúde humana. [...] Além de eu ter adquirido experiência com as diversas tarefas executadas, tive contato com profissionais competentes que me estimularam a participar mais ativamente das atividades realizadas na universidade. (Aluna 1) A participação no Proama, neste ano de 2006, possibilitou o meu aprimoramento acadêmico e pessoal. Do ponto de vista acadêmico, as revisões bibliográficas que tenho feito têm me proporcionado um melhor desempenho na realização de pesquisas e um aprendizado constante sobre o tema do Aleitamento Materno. A elaboração de um artigo auxiliou no desenvolvimento da minha maturidade profissional. (Aluna 2)

5 Contato com a comunidade; [...] orientei inúmeras gestantes, principalmente as gestantes do bairro Bom Sucesso de Rio Claro, possibilitando novamente o contato com a realidade, o que acresce muito ao trabalho. Realizei junto com os integrantes e a coordenadora do Proama uma oficina na UNESP, o que possibilitou um enriquecimento em minha formação tanto pessoal como acadêmica, visto que foi a primeira vez que realizei uma oficina na universidade e para alunos da mesma (Aluna 3). Participei de inúmeras atividades que me trouxeram grande satisfação pessoal e acadêmica, como: A oficina para gestantes da Prefeitura de Rio Claro, em que contribui na organização dos materiais, nas entrevistas, na dinâmica e no contato com as mães após o nascimento dos seus filhos para saber se deu tudo certo e se a nossa orientação foi válida, onde foi possível ver a realidade da nossa comunidade e a gratificação de fazer um trabalho que tem resultado concreto (Aluna 4). Participei da organização da Semana do Aleitamento Materno contribuindo com muitas idéias e materiais para a semana na organização da exposição no Shopping, onde fiquei no plantão, participei do Sarau, fotografei mães amamentando, tive contato com a comunidade e com outros profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Rio Claro e da Pastoral da Criança, onde troquei várias experiências na área da amamentação; tive a oportunidade de escrever um artigo na Semana que foi publicado na Home Page do projeto e no Jornal Cidade, tendo assim alcance para toda a comunidade (Aluna 4).

6 Contato com profissionais de diversas áreas; Pude agregar valores muito importantes nesse ano em que participei do Proma, e não apenas para o meu crescimento profissional, mas também pessoal. Tive a oportunidade de conviver com pessoas de diversas áreas profissionais, e cada um deles me trouxe novos conhecimentos. Por ser aluna do curso de Ciências da Computação, pude trocar experiências e compartilhar meus conhecimentos da área de informática, e assim pude ajudar em muitas atividades que necessitavam de um conhecimento um pouco mais aprofundado nessa área. (Aluna 5). [...] mantive contato com a Rede Mamar de Araraquara, na qual eu repasso todos os e-mails recebidos sobre eventos e AM para os membros do projeto. Participei e colaborei na organização de uma reunião da Rede Social Amamenta Rio Claro, onde tive contato com vários representantes de órgãos importantes da cidade, para a discussão de propostas para melhorar o índice de amamentação no município de Rio Claro. (Aluna 4). Conhecimento sobre o tema da amamentação; A participação no Proama durante esse ano foi bastante satisfatória, pois o grupo me proporcionou a oportunidade de conhecer sobre amamentação, tema que acredito ser muito importante e que tenho interesse em seguir depois de formada. As pesquisas me ajudaram a visualizar o nosso papel como produtores de conhecimento e como levar a sério a ciência e a universidade. Esse ano foi de grande crescimento, principalmente porque ainda estou no primeiro ano do meu curso e já participando de um Projeto de Extensão à Comunidade que tem seriedade e compromisso, com profissionais competentes como o Proama. (Aluna 6). [...] vejo de maneira satisfatória e positiva a minha participação no Proama pelo fato das diversas possibilidades e aprendizados acadêmicos que foram proporcionadas a mim, surgindo grande interesse na área da Educação em Saúde a ponto de querer pesquisar assuntos da área e concomitantemente à decisão de realizar o meu Trabalho de Conclusão de Curso com esta temática. (Aluna 7).

7 Melhora na comunicação e no trabalho em grupo. O contato com a comunidade, o grupo e a professora complementaram minha formação e contribuíram para o desenvolvimento da minha comunicação verbal e escrita, visto que temos que fazer as atas do projeto, redigir ofícios, etc. (Aluna 8). As inúmeras tarefas proporcionadas aumentaram minha capacidade e melhoram o meu desenvolvimento no que diz respeito a assuntos acadêmicos do projeto e as atividades de campo tornaram-se experiências e contribuições únicas para os meus conhecimentos de uma maneira geral. (Aluna 9). O contato com os alunos da graduação e com diferentes profissionais envolvidos com o Aleitamento fez com que eu desenvolvesse minhas habilidades comunicativas e a capacidade de trabalhar em grupo. Meu desenvolvimento de comunicação, como falar em público melhorou muito e minha timidez diminuiu (Aluna 4).

8 A participação dos alunos é não só fundamental, como necessária. Isto porque aparece claramente na fala dos bolsistas que o projeto contribuiu para a sua formação enquanto cidadãos, preparados para enfrentar a realidade brasileira, assim como instrumentalizou o aluno em várias competências. Além disso, como futuros profissionais, deverão estar preparados para lidar com as situações do trabalho, situações estas que serão muito semelhantes as que vivenciaram durante a sua formação no projeto.

9 Participação dos alunos em atividades 1ª Semana do A.M de Rio Claro 1999 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2005

10 Visita nas instalações da Maternidade do SUS, São Rafael e UTI -Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro 2006

11 III Jornada do Aleitamento Materno Teatro NBCAL - 2006 "Proama Musical", Maternidade, Semana do Aleitamento Materno 2008

12 Exposição no Shopping na Semana Municipal de A.M 2009

13 Organização e Abertura da Semana Municipal de A.M de 2010

14 Exposição na Semana de Obesidade Infantil - 2009 Oficina para a promoção do Aleitamento Materno às gestantes 2009

15 Oficina pedagógica sobre A.M - 2011

16 Os projetos de extensão ampliam o universo do aluno fazendo com que ele seja diferenciado, os alunos trazem vida ao projeto, porque eles têm novas idéias e disposição para mudar a realidade posta. Desta forma, mais uma vez, valorizamos a extensão para a formação dos alunos e confirmamos a contribuição do Proama não só para a comunidade, como para os alunos. Bonecas que amamentamExposição do Proama no Enam 2010

17 Bibliografia ANARUMA, S. M; Relatório de Atividades do PROAMA. 1999 a 2002. ANARUMA, S. M; CARATTI, V. Relatório de Atividades do PROAMA. 2003. ANARUMA, S. M; KISHI, N. Y. Relatório de Atividades do PROAMA. 2004. ANARUMA, S. M; SOUZA, E. D; PEREZ, D. G. Relatório de Atividades do PROAMA. 2005. ANARUMA, S. M; SOUZA, E. D. Relatório de Atividades do PROAMA. 2006. ANARUMA, S. M; ROCHA, C. A. Relatório de Atividades do PROAMA. 2007. ANARUMA, S. M; ROCHA, C. A. Relatório de Atividades do PROAMA. 2008. ANARUMA, S. M; ABDALLA, A. P. Relatório de Atividades do PROAMA. 2009. ANARUMA, S. M; ABDALLA, A. P; AMARAL, I.C. Relatório de Atividades do PROAMA. 2010. Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências de Rio Claro. Projetos de extensão universitária: a universidade mais perto da comunidade /Comissão Permanente de Extensão Universitária - CPEU. - Rio Claro : UNESP : Instituto de Biociências, 2007. www.rc.unesp.br/proama

18 Contatos: anaabdalla@ymail.com smarina@rc.unesp.br Home Page: www.rc.unesp.br/proama www.rc.unesp.br/proama Facebook e Orkut: Proama


Carregar ppt "Análise das contribuições do PROAMA Projeto Amamentar – para os alunos de graduação envolvidos no projeto (1999 a 2011) Ana Paula Abdalla Michele Cristina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google