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Gramática – Aula 1- Exercícios

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Apresentação em tema: "Gramática – Aula 1- Exercícios"— Transcrição da apresentação:

1 Gramática – Aula 1- Exercícios
Substantivo Gramática – Aula 1- Exercícios

2 1 - (FUVEST/2004) Uma flor, o Quincas Borba
1 - (FUVEST/2004) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infância, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e não já da escola, senão de toda a cidade. A mãe, viúva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrás, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caçar ninhos de pássaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceição, ou simplesmente arruar, à toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador!

3 Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Espírito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificência nas atitudes, nos meneios. Quem diria que... Suspendamos a pena; não adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independência política, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas)

4 06. A enumeração de substantivos expressa gradação ascendente em
a) “menino mais gracioso, inventivo e travesso”. b) “trazia-o amimado, asseado, enfeitado”. c) “gazear a escola, ir caçar ninhos de pássaros, ou perseguir lagartixas”. d) “papel de rei, ministro, general”. e) “tinha garbo (...), e gravidade, certa magnificência”.

5 Resolução: Alternativa E
e) “tinha garbo (...), e gravidade, certa magnificência”.

6 - Vocabulário: Gazear = faltar às aulas ou ao trabalho para vadiar
Arruar = percorrer as ruas, como vadio Dous = dois Garbo = elegância Gravidade = solenidade, importância, austeridade (inteireza de caráter; severidade, rigor) Magnificência = grandiosidade, esplendor

7 As palavras em destaque são classificadas morfologicamente como:
2 – (BELAS ARTES-SP)“Em nome da “verdade”- e de conceitos como ‘liberdade’, “justiça”, ‘ fé’, ‘liberalismo’, ‘socialismo’ e outros de igual intensidade e paixão - grandes crimes têm sido paradoxalmente cometidos... (O Estado de São Paulo). As palavras em destaque são classificadas morfologicamente como: a)substantivos e adjetivos simples e compostos. b)substantivos abstratos. c)substantivos e adjetivos primitivos. d)substantivos e adjetivos primitivos e derivados. e)substantivos e adjetivos uniformes e biformes.

8 Resolução: Alternativa B
b)substantivos abstratos.

9 3- (FEI-SP): O meu nome é Severino não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mas isso ainda diz pouco: há muito na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da Serra da Costela, limites da Paraíba.

10 Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta.

11 E se somos Severinos iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). (João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina)

12 Em “O meu nome é Severino” e “mesma morte severina”, os termos destacados classificam-se respectivamente como: a) substantivo concreto e substantivo abstrato. b) adjetivo e substantivo. c) substantivo próprio e substantivo abstrato. d) substantivo próprio e advérbio. e) substantivo próprio e adjetivo.

13 Resolução: Alternativa E
e) substantivo próprio e adjetivo.

14 4 - (FUVEST)Segundo a ONU, os subsídios dos RICOS prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando as exportações dos países POBRES; 2. excluem os POBRES de vender para os mercados RICOS; 3. expõem os produtores pobres à concorrência de produtos mais baratos em seus próprios países ("Folha de S. Paulo", 02/11/97, E-12) Neste texto, as palavras em destaque RICO e POBRE pertencem a diferentes classes de palavras, conforme o grupo sintático em que estão inseridas. Obedecendo à ordem em que aparecem no texto, identifique a classe a que pertencem, em cada ocorrência em destaque, as palavras RICO e POBRE. 

15 Resolução: ricos: substantivo ; pobres: adjetivo; pobres: substantivo; ricos: adjetivo.


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