A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 6º Ano O Ser Humano com Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços

2 ser humano, ser vivo composto de matéria e espírito;
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços DEFINIÇÕES DE HOMEM mamífero primata, bípede, sociável, que se distingue de todos os outros animais pela faculdade da linguagem e pelo desenvolvimento intelectual; ser humano, ser vivo composto de matéria e espírito; pessoa adulta do sexo masculino; sujeito; indivíduo; popular marido; companheiro; amante. Fonte:

3 TEORIAS SOBRE O SURGIMENTO DO HOMEM
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços TEORIAS SOBRE O SURGIMENTO DO HOMEM CRIACIONISMO EVOLUCIONISMO X

4 No princípio, criou Deus os
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços CRIACIONISMO No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gn. 1:1 Imagem: Adão e Eva / Autor: Albrecht Dürer ( ) / public domain. Imagem: A criação de Adão / Autor: Michelangelo Buonarroti ( ) / public domain.

5 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços O criacionismo é a crença religosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva, a partir do século XVIII, vários pontos de vista desenvolvidos tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis. Texto disponível em:

6 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Aqueles que acreditavam que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas foram ocasionalmente chamados "criacionistas" . Em 1929, nos Estados Unidos, o "criacionismo" tornou-se o primeiro termo especificamente associado com a oposição fundamentalista cristã para a evolução humana e a crença em uma Terra jovem, embora seu uso tenha sido contestado por outros grupos que acreditavam em vários outros conceitos de criação. Texto disponível em:

7 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços EVOLUCIONISMO É a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética. Texto disponível em:

8 O termo “humano” no contexto da evolução humana, refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos entre 2,3 e 2,4 milhões de anos na África. Texto disponível em:

9 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços ALGUNS FATOS Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - entre 5 e 7 milhões anos atrás. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas. Estas incluem o Homo erectus, que habitou a Ásia, e o Homo neanderthalensis, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre e anos atrás. Texto disponível em:

10 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem do homem moderno é a “Hipótese da origem única", que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para fora do continente em torno anos atrás, substituindo as populações de H. erectus na Ásia e de H. neanderthalensis na Europa. Já os cientistas que apoiam a “Hipótese multirregional” argumentam que o Homo sapiens evoluiu em regiões geograficamente separadas. Texto disponível em:

11 A Evolução está em TUDO que existe.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços ENTÃO... Deve-se entender o termo EVOLUÇÃO como transformação, mudança progressiva, lenta e gradual. A Evolução está em TUDO que existe. Nada acontece sem ser resultado de estágios progressivos. Nem mesmo ideias surgem do nada. Texto disponível em:

12 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços O surgimento das ciências Biológicas é o próprio surgimento do Evolucionismo. A Teoria da Evolução pela Seleção Natural é o resultado de um processo lento de evolução científica. Com a estruturação da Biologia, torna-se inevitável a constatação do fenômeno evolutivo. Texto disponível em:

13 Imagem: Os hominídeos são descendentes de um ancestral comum / Autor: TimVickers / public domain.

14 PERÍODOS DO PALEOLÍTICO
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços PERÍODOS DO PALEOLÍTICO Paleolítico Inferior (de até – anos atrás) Paleolítico Médio ( até anos atrás) Texto disponível em: Paleolítico Superior ( até anos atrás)

15 Características do Paleolítico
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Características do Paleolítico Descoberta dos meios de interação com a natureza. Vive-se em pequenos grupos nômades e se abriga em cavernas. Desenvolve-se a linguagem para se comunicar. Texto disponível em: Fabricam-se utensílios de pedra, osso, madeira. Aparecem machados, martelos, lâminas cortantes e arpões feitos de pedra lascada.

16 Fabricam-se anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Fabricam-se anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira. Uso de trajes de peles para se abrigar do frio. Caça, pesca e colheita de frutas e raízes como meio de vida. Texto disponível em: Uso do fogo para cozimento de alimentos e defesa contra animais. Inicia-se a arte (pinturas) nas cavernas: figuras de animais, de cadáveres e cenas de caça.

17 DESCOBERTA DO FOGO ALIMENTAÇÃO PROTEÇÃO ANIMAIS FRIO
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços DESCOBERTA DO FOGO ALIMENTAÇÃO PROTEÇÃO ANIMAIS FRIO Imagem: Esta imagem mostra uma família de neandertais / Autor: Randii Oliver / public domain.

18 A arte nas cavernas tinha um sentido de magia para eles.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços São famosas as pinturas rupestres nas cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França). Crença na magia e sentimento religioso: enterravam-se os mortos e protegiam-se os túmulos com pedras. A arte nas cavernas tinha um sentido de magia para eles. Texto disponível em:

19 FIGURAS RUPESTRES História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços FIGURAS RUPESTRES Imagem: Fotografia de pintura de animais em Lascaux / Autor: Prof. saxx / GNU Free Documentation License. Imagem: Pintura em Lascaux II / Autor: Jack Versloot / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

20 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços MESOLÍTICO O Mesolítico (pedra intermediária) é um período da pré-história situado entre o Paleolítico e o Neolítico, e presente (ou pelo menos, com duração razoável) apenas em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre os dois períodos citados. As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram Mesolíticos mais evidentes. Texto disponível em:

21 O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços NEOLÍTICO O homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza. O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida. Vive em grupos maiores (clãs e tribos), primeiras aldeias. Passa de nômade a sedentário. Texto disponível em: Melhoria nas habitações: o homem sai das cavernas e mora em casas (paliçadas e palafitas) construídas por ele. Aperfeiçoou seus utensílios de pedra, osso e madeira, polindo-os.

22 Fez jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Surgiram foices, lâminas cortantes, enxadas, machados e centenas de utensílios, armas e instrumentos. Utilizou o barro para fazer potes e jarros de cerâmica. Fez jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares. Melhorou os trajes com os teares manuais que faziam roupas de fibras vegetais (linho) e lã. O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal. Texto disponível em: As tarefas agrícolas eram de responsabilidade das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e às tarefas pesadas.

23 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Imagem: Utensílios agrícolas típicos do Neolítico e seus possíveis empenhos através de antigas representações egípcias / Autor: José-Manuel Benito / public domain.

24 Dedicou-se à domesticação de animais para a alimentação e transporte.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Dedicou-se à domesticação de animais para a alimentação e transporte. Com a invenção da roda, apareceram carroças rudimentares. Manifestação de religião primitiva baseada nos fenômenos da natureza (fogo, raio, trovão, tempestades, ventos, chuvas), nos astros, etc. Aparecem monumentos e construções com grandes pedras, provavalmente por motivos religiosos. Texto disponível em:

25 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Surgem os monumentos megalíticos (menires e dolmens), que eram grandes pedras fincadas no chão sustentando outras pedras gigantescas. Foi o início das gigantecas construções que vão surgir com as civilizações seguintes. A arte desenvolveu-se com gravação de figuras em osso, pedra, e madeira, e a arte da argila desenvolveu-se com modelagem de potes, vasos, estatuetas e pinturas em cerâmica. Texto disponível em:

26 DOLMENES MENIRES História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços DOLMENES MENIRES Imagem: Stonehenge, Wiltshire / Autor: Frédéric Vincent / Creative Commons Attribution - Share Alike terms 2.0 Generic. Imagem: Crómlech de Swinside, Inglaterra / Autor: David Kernow / Creative Commons Attribution / Share-Alike 2.5.

27 Revisando História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Revisando

28 Todas as opções abaixo se relacionam ao Período Paleolítico, EXCETO:
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 1. O Paleolítico é o período mais remoto da história da humanidade. Ele abrange um longo espaço de tempo que se estende da época do surgimento dos primeiros seres humanos até, aproximadamente, o ano a.C. Esse período é caracterizado pela utilização de instrumentos produzidos a partir de pedras “lascadas”. Todas as opções abaixo se relacionam ao Período Paleolítico, EXCETO: (A)     caça, pesca e coleta de alimentos; (B)     vida sedentária; (C)     habitação em cavernas e abrigos sob as rochas; (D)     descoberta da técnica da fabricação do fogo.

29 A partir do fragmento acima escolha a alternativa correta:
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 2.“No período Paleolítico (cerca de a a.C) o homem era inferior a outros animais em força física e agilidade, porém era inteligente e sabia utilizar recursos da natureza”. (FRANCO JR., Hilário; CHACON, Paulo Pan. História Econômica e Geral do Brasil) A partir do fragmento acima escolha a alternativa correta:  (A) No período Paleolítico, o homem já fixava-se em determinadas regiões, sedentarizando-se. (B) No Período Paleolítico, o homem dependia da caça, da pesca e da coleta de raízes. (C)   No Período Paleolítico, o homem conseguiu domesticar os animais, permitindo a sedentarização. (D)   No Período Paleolítico, o homem aperfeiçoou as técnicas de construção de armas.

30 O trecho acima se refere ao período conhecido como. (A) Cenozóico
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 3. A característica fundamental desse período pode ser atribuída às transformações aceleradas das relações do homem com a natureza. A prática da agricultura e a domesticação dos animais permitiu às sociedades primitivas o controle da produção de alimentos, a sedentarização e, consequentemente, o aumento da população. O trecho acima se refere ao período conhecido como. (A)       Cenozóico (B)       Neolítico (C)       Idade dos Metais (D)       Mesozóico (E)       Paleolítico 

31 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 4. Assinale a afirmativa que NÃO justifica a frase abaixo. "A conquista do fogo foi muito importante para a evolução do homem" porque a partir dela... (A) O homem pode proteger-se de animais ferozes. (B) Os alimentos passaram a ser cozidos / assados. (C) Os homens passaram a viver isolados de suas antigas tribos. (D) A mortalidade humana, que era alta, começou a diminuir.

32 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 5. Considere o texto: O trabalho do arqueólogo Arqueólogos são profissionais que estudam as culturas do passado por meio dos objetos produzidos por seus membros, como pontas de flechas, de lanças, machados, restos de alimentação, de túmulos e pinturas feitas em cavernas. Este texto, escrito pelo arqueólogo Norberto Luiz Guarinello, mostra uma das formas pelas quais estes estudiosos ficam sabendo quando foi feito ou usado aquilo que encontram. O principal método de datação é denominado carbono 14 e se baseia numa interessante descoberta. Todos os seres vivos, todas as plantas e animais possuem em seus corpos uma quantidade, embora pequena, de carbono radioativo, que absorvem ao respirar e se alimentar. Quando os seres morrem, no entanto, a radiação vai naturalmente diminuindo, e é possível medir essa diminuição. Um pedaço de osso ou de madeira encontrado numa escavação pode ser enviado a um laboratório para medir a quantidade de carbono radioativo. O resultado do exame será o conhecimento de quando a árvore ou animal viveram e, assim, de quando viveu o povo que se utilizou deles. (Fonte: GUARINELLO. Norberto L. Os primeiros habitantes do Brasil. p. 10.)

33 Assinale a afirmativa correta em relação ao que foi exposto no texto.
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços Assinale a afirmativa correta em relação ao que foi exposto no texto.  (A) Os arqueólogos são pesquisadores que utilizam como fonte de pesquisa apenas os documentos escritos deixados pelos homens. (B) A identificação da idade de um objeto ou ser vivo é possível a partir da quantidade de Carbono 14 nele encontrado. (C) Os avanços tecnológicos ainda não possibilitam a identificação de época de qualquer objeto encontrado nas escavações arqueológicas. (D) Os seres vivos, após sua morte, iniciam a absorção de uma substância radioativa que permite aos arqueólogos identificar sua origem e idade.

34 6. A “revolução neolítica”
História , 6° Ano do Ensino Fundamental O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 6. A “revolução neolítica” A expressão “Revolução Neolítica” permitiu várias mudanças estruturais. São mudanças ocorridas com a “Revolução Neolítica”, EXCETO (A)         mudanças de crenças religiosas. (B)         mudanças tecnológicas. (C)         mudanças nas estruturas sociais. (D)         mudanças econômicas.

35 História , 6° Ano do Ensino Fundamental
O Ser Humano como Ser Histórico em Uma Multiplicidade de Tempos e Espaços 7. Marque V para as alternativas verdadeiras e marque F para as alternativas falsas. ( ) Na divisão do trabalho por sexo, no Período Neolítico, a mulher era encarregada da colheita, do pastoreio, da tecelagem. ( ) Por volta de 5000 a 4000 a.C., o homem adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre a técnica de fundir (derreter) metais e o primeiro metal utilizado foi o ferro. ( ) No Período Neolítico verificou-se um desenvolvimento dos meios de transporte, com a invenção da roda e do barco a vela. ( ) A invenção da escrita pelos povos que habitavam o território do Egito Antigo e da Mesopotâmia possibilitou a transmissão de conhecimento e cultura dos povos para as futuras gerações.  A sequência correta é: (A)     F V F F (B)     F F V V (C)     V F V V (D)     V F F V V F V V

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 4a Adão e Eva / Autor: Albrecht Dürer ( ) / public domain. 17/09/2012 4b A criação de Adão / Autor: Michelangelo Buonarroti ( ) / public domain. 13 Os hominídeos são descendentes de um ancestral comum / Autor: TimVickers / public domain 17 Esta imagem mostra uma família de neandertais / Autor: Randii Oliver / public domain. 19a Fotografia de pintura de animais em Lascaux / Autor: Prof. saxx / GNU Free Documentation License. 19b Pintura em Lascaux II / Autor: Jack Versloot / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 23 Utensílios agrícolas típicos do Neolítico e seus possíveis empenhos através de antigas representações egípcias / Autor: José-Manuel Benito / public domain.

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 26a Stonehenge, Wiltshire / Autor: Frédéric Vincent / Creative Commons Attribution - Share Alike terms 2.0 Generic. 17/09/2012 26b Crómlech de Swinside, Inglaterra / Autor: David Kernow / Creative Commons Attribution / Share-Alike 2.5.


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google