A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resposta imune adaptativa Interfase entre as respostas imunes inata e adaptativa, células envolvidas e órgãos especializados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resposta imune adaptativa Interfase entre as respostas imunes inata e adaptativa, células envolvidas e órgãos especializados."— Transcrição da apresentação:

1 Resposta imune adaptativa Interfase entre as respostas imunes inata e adaptativa, células envolvidas e órgãos especializados.

2 Medula óssea : maturação de linfócitos B e produção de precursores de todas as células do S.I.

3 Seleções positiva e negativa resultam na produção de linfócitos TCD4 e TCD8 maduros. TIMO: órgão de maturação dos linfócitos T

4 Medula óssea: ontogenia de linfócitos B; Timo: ontogenia de linfócitos T Medula óssea e Timo: órgãos linfóides primários

5

6 Entrada e saída de linfócitos nos órgãos linfóides secundários Através da corrente sangüínea, os linfócitos T e B maduros migram para os órgãos linfóides secundários : linfonodos, baço e tecidos linfóides associados à mucosa tais como as placas de Peyer, as amídalas e o apêndice cecal. Os linfonodos drenam o fluido extracelar e, eventualmente, os linfócitos presentes nesses órgãos são carregados pela linfa e levados via vasos linfáticos, até o ducto torácico, que desemboca na veia subclávia esquerda permitindo que essas células retornem para a corrente sanguínea.

7 Linfonodo

8 Quando esse processo pára e linfócitos de determinada especificidade tornam-se efetores e dividem-se clonalmente? Quando há uma infecção não controlada pela resposta imune inata e a resposta imune adaptativa é requisitada.

9 Resposta imune inata

10 Resposta imune adaptativa: papel das células apresentadoras de antígeno profissionais (APCs): Macrófagos Linfócitos B Células dendríticas A célula apresentadora de antígeno captura o antígeno na periferia e migra até o linfonodo mais próximo onde interage com o linfócito T.

11 Etapas para apresentação do antígeno O antígeno é englobado – processado - ligado a uma molécula de MHC- o complexo é expresso na superfície celular- reconhecido por um linfócito T.

12

13

14 Diferenciação da célula TCD4

15 Modulação da resposta via citocinas liberadas por macrófagos IL12: TH1, portanto, imunidade celular; IL4 e IL6: TH2, portanto, imunidade mediada por anticorpos (humoral).

16 Infecção viral Produção de interferons: IFNa e IFNb. Interferons: interferem com a replicação viral. IFNa e IFNb levam a ativação da produção de proteínas da célula hospedeira: inibição da replicação viral.

17

18 Importância das células NK 1-As proteínas virais presentes na superfície de células infectadas são reconhecidas por anticorpos 2-Células matadoras naturais (NK) reconhecem as porções constantes desses anticorpos e induzem morte da células infectada com vírus.

19


Carregar ppt "Resposta imune adaptativa Interfase entre as respostas imunes inata e adaptativa, células envolvidas e órgãos especializados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google