A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IMPRESSORAS Introdução às tecnologias, tipos, características, manutenção, fabricantes, seleção...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IMPRESSORAS Introdução às tecnologias, tipos, características, manutenção, fabricantes, seleção..."— Transcrição da apresentação:

1 1 IMPRESSORAS Introdução às tecnologias, tipos, características, manutenção, fabricantes, seleção...

2 2 Impressoras - Conceitos É o periférico clássico de saída, onde as informações armazenadas internamente sob a forma binária são convertidas em símbolos impressos em um meio externo qualquer (normalmente papel) e em formatos inteligíveis para o usuário.

3 3 Impressoras - Conceitos Características comuns das impressoras: –volume de impressão suportado pelo dispositivo em uma unidade de tempo –tecnologia utilizada pela impressora para gerar os caracteres a serem impressos.

4 4 Impressoras - conceitos O volume de impressão diz respeito à vazão de impressão de caracteres por segundo (cps) ou a quantidade de linhas impressas por minuto (lpm) ou a taxa de impressão de páginas por minuto (ppm). Está ligada à tecnologia empregada para enviar os símbolos para o meio de impressão (hoje utiliza-se o número de caracteres por segundo e/ou o número de páginas por minuto que a impressora consegue imprimir).

5 5 Impressora - conceitos A impressora é um dispositivo lento em comparação à velocidade de uma UCP. As impressoras dispõem de uma área de armazenamento (buffer), onde os dados vindos do computador aguardam temporariamente pela impressão.

6 6 Impressoras - conceitos A transferência para o buffer é feita a uma velocidade muito superior à de impressão - quanto maior a capacidade de armazenamento do buffer, mais cedo será liberado o micro e menos pedidos de interrupção serão enviados ao aplicativo responsável pelas informações para a impressora.

7 7 Impressoras - conceitos A maioria dos aplicativos que não usam DOS utilizam o spooler - é um programa executado em segundo plano (menor prioridade). Este spooler fica responsável pela impressão, liberando o micro para executar outra tarefa. O spooler no Windows é chamado de controlador de impressão.

8 8 Impressoras - classificação Impressoras de impacto (esfera, margarida e matricial). Impressoras a jato de tinta. Impressoras a laser. Impressoras por transferência de cera aquecida (thermal wax)

9 9 Impressoras de impacto Impressora de impacto tipo caracter –É o tipo mais antigo e baseado na operação dos ultrapassados teletipos: um pedaço de metal ou plástico, com uma letra em alto relevo comprime uma fita tintada contra a folha de papel, deixando uma imagem da letra nela.

10 10 Impressoras de impacto Impressora de impacto de margarida ou Daisy wheel –os caracteres estão distribuídos em uma espécie de roda raiada, lembrando uma margarida com pétalas onde estão dispostos, também em alto relevo, cada um dos caracteres do alfabeto. –Para tipos diferentes de letras é necessário trocar a margarida. –Velocidade de impressão: até 40 caracteres por segundo.

11 11 Impressoras de impacto Princípio de funcionamento –a impressora roda a margarida dispondo a letra a ser impressa à frente de um martelo comandado por um eletroimã. –Ao energizar o eletroimã o martelo pressiona a letra selecionada de encontro a uma fita tintada, comprimindo-a sobre o papel. –Permite a utilização de papéis carbonados, com várias cópias. –Não é possível imprimir gráficos e/ou figuras, sendo chamada de impressora textual. –Não são mais encontradas à venda.

12 12 Impressoras de impacto Impressora de impacto de esfera –os caracteres podem estar dispostos em uma esfera. –Assim como a impressora de margarida, para obter tipos de letras diferentes, é necessário trocar a esfera. –Tecnologia semelhante à das máquinas de escrever.

13 13 Impressora de impacto Impressora de impacto matricial –o mecanismo de impressão consiste em um grupo de martelos ou pinos ou agulhas, verticalmente enfileiradas na denominada cabeça de impressão. –As agulhas se projetam pela ação de eletroimãs contra uma fita tintada, imprimindo o símbolo no papel que está atrás da fita.

14 14 Impressoras de impacto Impressoras de impacto matricial –o princípio de funcionamento é semelhante ao da margarida. A diferença é que podem ser acionados vários pinos simultaneamente (a cada um corresponde um ponto de impressão). –Permite a impressão de gráficos e outros tipos de fontes de letras, pois os pinos são acionados individualmente.

15 15 Impressoras de impacto Na cabeça de impressão estão dispostas as agulhas ou pinos, que formam uma coluna (orientação vertical). O deslocamento para a direita ou esquerda desta coluna formará uma matriz de pontos (é a razão do nome impressora matricial), que caracterizando a impressão de um caracter.

16 16 Impressoras de impacto Nas impressoras com 9 agulhas, pode-se perceber cada ponto impresso. Já a utilização de uma impressora com uma cabeça de impressão com mais agulhas (por exemplo 24 agulhas), ocasiona o aumento da resolução/qualidade de impressão.

17 17 Impressoras de impacto Principais características –Baixo custo –Utiliza formulários contínuos de 80 colunas ou mais –Existem modelos para multivias –Velocidade de impressão entre 100 cps a 500 cps –Ruidosas quando em funcionamento –Possibilidade de funcionamento bidirecional

18 18 Impressoras de impacto Existem impressoras matriciais coloridas –Fita colorida que apresenta, no mínimo 4 cores –Impressão mais demorada que em preto e branco

19 19 Impressoras não impacto Impressoras a jato de tinta –Tecnologia de impressão semelhante à tecnologia das impressoras matriciais de impacto. –A diferença está na cabeça de impressão: a impressora expele gotículas de tinta no papel e de forma semelhante à impressora matricial, a cabeça de impressão percorre toda extensão da página criando as linhas de impressão com uma velocidade semelhante à uma impressora de impacto. – a resolução é bem maior, porque a tinta é depositada em pontos bem menores, fazendo com que a resolução se aproxime da resolução de uma laser.

20 20 Impressoras não impacto Impressoras a jato de tinta –Existem monocromáticas e coloridas, que podem utilizar apenas um cartucho contendo as cores primárias ou até quatro cartuchos com as cores primárias em separado

21 21 Impressoras não impacto Funcionamento da cabeça de impressão –Térmica Drop on demand bubble jet (jato gota a gota por demanda) Usada pela Canon e HP A tinta é aquecida no tubo do cartucho formando bolhas Neste ponto, a tinta é espirrada no papel, gerando um pequeno ponto no momento e local adequado (este processo ocorre milhares de vezes por segundo)

22 22 Impressoras não impacto Funcionamento da cabeça de impressão –Térmica A cabeça de impressão vem junto com o cartucho pois sua vida útil é baixa (o processo de aquecimento degrada a cabeça térmica de impressão)

23 23 Impressoras não impacto Funcionamento da cabeça de impressão –Piezoelétrica Utilizado pela Epson Cabeça de impressão mais durável A técnica consiste em borrifar a tinta através de um cristal piezoelétrico que, ao ser energizado, comprime-se esguichando a tinta para fora. Este tipo de tecnologia não exige trocar a cabeça frequentemente e o cartucho de tinta é meramente um refil.

24 24 Impressoras não impacto Funcionamento da cabeça de impressão –Troca de estado Utilizado pela Citizen e Printiva Emprega tinta sólida A cabeça de impressão aplica calor à tinta derretendo-a. Através de pequenas peças mecânicas a tinta é forçada para fora, marcando o papel. Em seguida, a tinta solidifica, apresentando um efeito de alto relevo. Tecnologia cara, pois exige maior quantidade de tinta

25 25 Impressoras não impacto Cores –Trabalham com 3 cores além do preto: Magenta - coloração avermelhada, Ciano – coloração azulada e Amarelo (Yellow) –Misturando estas cores, obtém-se quaisquer outras cores do espectro (estas cores são chamadas aditivas)

26 26 Impressoras não impacto Características –Melhor custo/benefício –Melhor desempenho –Diversidade de tipos de papel –Velocidade de impressão (em preto e branco, de 8 a 15 ppm) –Modalidades de resolução –Compatibilidade de software com a maioria dos aplicativos da atualidade –Silenciosas

27 27 Impressoras não impacto Laser –Mesma tecnologia usada nas fotocopiadoras (mesma tinta – pó negro, toner) –O sistema interpreta os sinais elétricos oriundos do computador, convertendo estes sinais em instruções que controlam o movimento do raio de luz (laser), o qual polariza um cilindro atraindo o toner e fixando- o momentaneamente neste cilindro através de um processo eletroestático

28 28 Impressoras não impacto Laser –O toner é transferido para o papel para ser fundido através de um processo calorífero compondo a imagem (página) definitiva com excelente impressão. –Apesar de complexo, o processo produz a impressão mais rapidamente que as matriciais, tornando as páginas impressas mais ricas em detalhes

29 29 Impressoras não impacto Laser –Características Preço mais elevado Excelente qualidade Alta resolução (também medida em pontos por polegada)

30 30 Impressoras não impacto Filme de cera –Também conhecida como impressora térmica em cores –Adequada para gerar cópias de cores vivas e de altíssima qualidade, porque o não permite que o papel absorva a tinta e as cores se misturem –O papel é pressionado contra um filme revestido de faixas com tintas coloridas (cada faixa com Magenta, Ciano, Amarelo e Preto se for o caso) –Ao passar pelo alimentador, o papel é pressionado de encontro a uma destas faixas e onde os elementos de aquecimento são acionados derretendo a cera

31 31 Impressoras não impacto Filme de cera –A cera derretida fica depositada no papel, o qual continua movimentando-se e recebendo o resto da cera, até que a impressora tenha utilizado todas as cores –Este tipo de impressora é muito utilizado em estúdios fotográficos pois é capaz de gerar fotografias perfeitas nos mais diversos tipos de papel

32 32 Impressoras não impacto Filme de cera –Características Impressora utilizada em impressão cientifica, técnica e empresarial devido ao seu preço Utiliza papel especial, mas também é possível utilizar filme de transparência


Carregar ppt "1 IMPRESSORAS Introdução às tecnologias, tipos, características, manutenção, fabricantes, seleção..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google