A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE VOLEIBOL E FUTSAL PARA 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE VOLEIBOL E FUTSAL PARA 2013."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE VOLEIBOL E FUTSAL PARA 2013

2 VOLEIBOL REGRA Caracteriza-se como falta a ação de, durante a recepção de um saque, cometer um duplo contato ou condução da bola, utilizando- se de uma ação de voleio executada com a ponta dos dedos.

3 FUTSAL REGRA 03 – NÚMERO DE JOGADORES Podem ser utilizados até ao máximo de (9) nove substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro. Os regulamentos das competições estabelecerão quantos substitutos poderão ser designados, até ao máximo de nove.

4 FUTSAL REGRA 04 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES MEIAS – se é usada, na parte exterior, fita adesiva (tape) ou um material similar deverá ser da mesma cor que o setor das meias onde está aplicado. Não será permitido o uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação, para uso de qualquer membro da comissão técnica ou jogadores registrados em súmula, bem como nas proximidades dos bancos de reservas.

5 FUTSAL REGRA 07 – DURAÇÃO DA PARTIDA O cronometrista determinará com o uso de seu apito ou ao toque da sirene do cronômetro o final de cada período. Um dos árbitros ao ouvir o sinal finalizará o período ou a partida observando a seguinte situação: - Em caso de ter que executar ou repetir um tiro livre dos 10 metros, tiro penal ou tiro livre direto e tiro livre indireto, se prorrogará a partida até que seja executada a cobrança. INTERPRETAÇÃO: A) Se no exato momento em que o cronometrista comunicar o final do período e um dos árbitros assinalarem uma das seguintes infrações: PENALIDADE MÁXIMA, TIRO LIVRE DIRETO DOS 10m E TIRO LIVRE DIRETO OU INDIRETO (novidade), a partida vai ser prorrogada para as cobranças destas infrações.

6 FUTSAL REGRA 09 – BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO SITUAÇÕES RELACIONADAS AO LANCE DENOMINADO BOLA AO CHÃO O que a alteração apresenta é a nulidade da marcação de um gol, quando a bola tem origem em situação de bola ao chão. Ou seja, se no momento em que a bola tocar no solo e o atleta chutá-la em direção ao gol adversário e a mesma entrar diretamente (sem tocar em ninguém), deverá ser marcado um arremesso de meta para a outra equipe. Se o atleta desferir o chute contra a sua própria meta e a bola entrar diretamente (sem tocar em ninguém), deverá ser marcado um tiro de canto para a equipe adversária.

7 FUTSAL REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com CARTÃO AMARELO se na opinião dos árbitros, cometerem uma das seguintes infrações da regra 12: Exceto o goleiro dentro de sua área penal, usar deliberada e intencionalmente a mão, cortando a trajetória da bola, com o objetivo de interromper a jogada, impedindo a passagem da bola evitando o perigo de gol contra sua equipe;

8 FUTSAL REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES INFRAÇÕES COMETIDAS PELO GOLEIRO O goleiro não pode tocar a bola na sua própria metade da superfície de jogo nas seguintes circunstâncias: Se controla a bola durante mais de 4 seg., seja: - com as mãos na sua área de grande penalidade; - com os pés na sua própria metade da superfície de jogo; - com as mãos na sua área de meta e com os pés na sua própria metade da superfície de jogo. Em todos estes casos, o árbitro mais próximo do goleiro deve fazer obrigatoriamente a contagem visível dos 4 seg. Se, depois de jogar a bola, lhe tocar novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente jogada para si por um colega de equipe sem ter sido jogada ou tocada por um adversário - considera-se que o goleiro joga a bola quando lhe toca com qualquer parte do seu corpo, exceto se a bola ressalta acidentalmente nele.


Carregar ppt "PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE VOLEIBOL E FUTSAL PARA 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google