A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo"— Transcrição da apresentação:

1 O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo
PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

2 PHYLUM CORDADO Cordão nervoso dorsal na maioria dos casos é oca e tubular. Uma notocorda médio–dorsal, imediatamente ventral à corda nervosa. As fendas faríngeas para alimentação por filtração. A cauda pós-anal, para propulsão.

3 Fendas e Bolsas Faríngeas
Quatro Características Diagnósticas de Cordados Fendas e Bolsas Faríngeas Notocorda SNC Tubo digestório Cauda Pós-anal Tubo Nervoso PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

4 PHYLUM CORDADO Cordados superiores (Craniata) Subphylum Vertebrata
Subfilo Urocordata – (Tunicata)- (larvas diminutas- e em forma de girinos, com fendas branquiais e com notocorda e cordão nervoso na cauda – marinhos)-(ascídias) Subfilo Cephalochordata- (Amphioxus) Cordados Inferiores (Acraniata)

5 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004
Subfilo Urochordata (Tunicata) PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

6

7 (“notocorda na cauda”)
Urocordados (“notocorda na cauda”) Anfíbio

8 Subfilo Urochordata (Tunicata) “notocorda na cauda.”

9 Subfilo Cephalocordata
Cefalocordado

10 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

11 Estrutura básica dos vertebrados
Motilidade e a capacidade de mover-se requer músculos e um endoesqueleto. Enorme variedade de ambientes, objetos naqueles ambientes requer um revestimento externo protetor precisa ser firme, porém flexível. A vida dos vertebrados/ Pough, F.Harvey-2003

12 Simetria, Forma e Estilo de Vida
Motilidade: O aspecto mais característico dos animais é a capacidade de movimentação. A maioria apresenta simetria bilateral, o corpo pode ser dividido em um só plano, resultando em duas metades semelhantes à imagem refletida no espelho. A simetria é uma conseqüência da motilidade. Zoologia Geral, Barnes- 1985

13

14 Cranial ou superior Posterior Anterior esquerda Direita Inferior ou caudal

15

16 O desenvolvimento da cabeça está correlacionada com a motilidade e com a simetria bilateral (cefalização). Os órgãos dos sentidos e o tecido nervoso tendem a concentrar-se na extremidade cranial.

17 Simetria Radial A maior parte dos organismos fixos. Simetria radial é um arranjo de partes semelhantes em torno de um eixo central. Os animais sésseis apresentam um estilos de vida muito limitados. Adaptada a um estilo de vida séssil para que o organismo possa atingir o seu meio em todas as direções.

18 Na maioria a reprodução depende da possibilidade do encontro do esperma com óvulo recém depositados na água ou de que o espermatozóide seja trazido ao corpo da fêmea pelas correntes aquáticas. Zoologia Geral – Ville Walter Barnes- 1985

19 possui um plano básico uniforme
Arquitetura Animal simetria bilateral, possui um plano básico uniforme A maioria apresenta A boca na extremidade cranial O tubo digestório, percorre o corpo, paralelamente ao eixo ântero-posterior. Revestimento do corpo, a parede do corpo, é coberto no exterior pelo tegumento ou pele com anexos, com várias funções. Abaixo apresenta várias camadas musculares.

20 possui um plano básico uniforme
simetria bilateral, possui um plano básico uniforme No caranqueijos e mexilhões, o epitélio secreta uma concha externa protetora, um envoltório cuticular. A maioria apresenta celoma.

21 Tamanho Desde formas microscópicas, rotíferos e platelmintos. Animais de vastas dimensões como elefantes e baleias. Os membros devem-se adaptar ao tamanho do animal. Exemplo as pernas do elefante. Os animais pequenos são submetidos a maior perda de calor e água que os animais maiores.

22 Tegumento nos Vários Grupos de Animais
Tegumento: É a cobertura externa do corpo. Inclui a pele e estruturas associadas, pêlos, cerdas, escamas, penas e cornos. Função:

23 Revestimento do Corpo, Sustentação e Movimento
O tegumento dos invertebrados em geral consiste em uma camada única de células epiteliais cilíndricas – epiderme, muitas podem apresentar cílios e células glandulares.

24 Tegumento de alguns invertebrados:
Protozoários: membrana plasmática ou celular de revestimento, no caso do Paramecium, desenvolveram uma película de proteção. Principal revestimento é a Epiderme. Alguns invertebrados tem acrescentado uma cutícula acelular de proteção.

25 Moluscos: A epiderme é delicada e mole e contém glândulas mucosas, algumas das quais secretam carbonato de cálcio da concha.

26 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004
Camada nacarada PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

27 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004
Artrópodes: O Tegumento de invertebrados mais complexo; Proporciona não somente proteção como também um suporte esquelético; O exoesqueleto consistente e de apêndices articulados apropriados para inserção muscular. PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

28 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004
O tegumento dos artrópodes consiste em: Epiderme simples (também chamada de hipoderme) a qual secreta uma cutícula complexa com duas camadas: - Procutícula; - Epicutícula; Proteína e lipídio. Cutícula Composta de proteína e quitina (um polissacarídeo) PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

29 Pode ser endurecida de duas formas:
A cutícula dos artrópodes pode permanecer como uma camada resistente, mas macia e flexível, como muitos microcrustáceos e larvas de insetos. Pode ser endurecida de duas formas: crustáceos, caranguejos e lagostas, a cutícula é enrijecida pela calcificação.Deposição de carbonato de cálcio nas camadas externas da procutícula. Insetos o endurecimento é devido a união das moléculas de proteínas da procutícula que é a esclerotização, é a formação de uma proteína altamente resistente e insolúvel, a esclerotina. PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

30 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

31 Tegumento dos vertebrados
Em alguns vertebrados, o tegumento pode funcionar na locomoção, ex., escamas da epiderme da cobra, as penas das aves, os cascos dos ungulados (mamíferos portadores de casco). Paquidermos. Epiderme: Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (camada córnea). Origem do ectoderma. Derme: Origem mesodérmica. Camada subcutânea ou hipoderme: Mesodérmica

32 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

33 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

34 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

35

36 Pele dos peixes As escamas dos peixes são lâminas ósseas delgadas por uma secreção mucosa da epiderme. Répteis Os ossos dérmicos fornecem a armadura dos crocodilos, também contribui na formação da carapaça das tartaruga. Os ossos dérmicos também dão origem aos chifres, bem como o osso central dos cornos.

37 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004

38 A pele é áspera devido devido a presença de escamas placóides
A pele é áspera devido devido a presença de escamas placóides. São os dentículos ou escamas placóides ou dentículos cutâneos. (Tubarões, cações e raias). Possuem dentina e esmalte. Ectoderma Mesoderma

39

40 Pele de cobra Cortes verticais da pele de um peixe ósseo e de réptil para mostrar a diferença entre as escamas ósseas e córneas.

41 Pele dos Anfíbios Apresenta modificações adaptativas à vida terrestre. Camada superficial mais ou menos queratinizada, nos sapos, as células dessa camada representam considerável depósito de queratina. Desenvolvem glândulas pluricelulares. Derme delgada, apresenta duas camadas, com muitas glândulas mucosas. Além das glândulas mucosas, a pele de alguns anfíbios contém glândulas venenosas, algumas vezes altamente tóxicas.

42 Vista da pele de sapo mostrando a epiderme constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Na derme, tecido conjuntivo denso modelado e glândulas. E= epiderme, p= porção papilar, m= glândulas mucosas, s= glândulas serosas, r = região reicular

43 Pele dos répteis: O aumento da quantidade de queratina aumento da camada córnea foi uma adaptação à vida terrestre. Espessa nos répteis e forma as escamas córneas e placas córneas. No casco das tartarugas, o osso formado na derme é subjacente as placas.

44 Penas dos pássaros. As penas são escamas córneas alongadas. As penas apreendem uma camada de ar e fornecem isolamento contra a perda de calor. Glândulas Ausentes na pele córnea e seca dos répteis. As cobras não são viscosas, possuem algumas glândulas odoríferas.

45 Glândulas anexas a epiderme em mamíferos
A pele dos pássaros é quase aglandular. Glândulas anexas a epiderme em mamíferos Origem: da epiderme Sebáceas, sudoríparas ( em alguns mamíferos, produzem secreção odorífera)

46 PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004
Penas, bicos e garras, como também as escamas, são estruturas epidérmicas compostas de queratina densa. PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA- HICKMAN. ROBERTS. LARSON. 2004


Carregar ppt "O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google