A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS E A ANÁLISE ÉTICA PROF. DR. RUDNEY DA SILVA

2

3 ASPECTOS PRELIMINARES Atitude Científica Conhecimento Científico Pluralidade Correntes Epistemológicas Análise Ética ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

4 APONTAMENTOS Atitude Científica Posicionamento crítico frente à veracidade absoluta e aplicada das coisas, exigindo consciência, autonomia e ética na produção do conhecimento científico. ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

5 APONTAMENTOS Conhecimento Científico Conhecimento racional baseado em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas, que exige que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade relativa sobre a realidade. ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

6 APONTAMENTOS Correntes Epistemológicas Epistemologia Positiva Epistemologia Transdisciplinar Epistemologia Fenomenológico-Hermenêutico Epistemologia Histórico Epistemologia Crítico Epistemologia Arqueológica Crítica epistemológica de Kuhn Crítica epistemológica de Feyerabend ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

7 EPISTEMOLOGIA POSITIVA - COMTE O conhecimento científico é objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciador, metódico e racional baseado em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas, que exige que as teorias sejam internamente coerentes e mostrem a verdade sobre a realidade através de leis. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

8 PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR - MORIN Questiona a separação provocada pelo paradigma cartesiano, entre sujeito X objeto, alma X corpo, qualidade X quantidade, etc, assim como a prevalência do ocidente sobre o oriente. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

9 PARADIGMA FENOMENOLÓGICO - HUSSERL Questiona a supremacia do conhecimento científico próprio da perspectiva positivista, assim como seus métodos para estudar fenômenos humanos e suas complexas especificidades. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

10 PARADIGMA HISTÓRICO - BACHELARD Questiona a ciência e sua própria visão de ciências, necessitando de uma perspectiva histórica à ciência, assim como a revisão constante, especialmente pela filosofia das ciências. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

11 PARADIGMA CRÍTICO - HARBEMAS Questiona a responsabilidade da ciência, seu compromisso social e os usos que muitos tipos de produção científica se destinam, assim como a necessidade política inerente ao homem-pesquisador que de forma alguma consegue ser puro ou neutro. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

12 PARADIGMA ARQUEOLÓGICO- FOUCAULT Questiona a superioridade do conhecimento científico sobre saberes humanos subjacentes, como por exemplo, a cultura, assim como busca reunir as ditas ciências humanas, constituídas de caráter racional e científico. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

13 CRÍTICA À CIÊNCIA - KUHN Questiona a perspectiva unívoca e invariável de produção científica. Entende que existe ciência pois existe um modelo compartilhado, que define o método, o sentido, o âmbito e os instrumento da pesquisa, em uma espécie de estrutura. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

14 CRÍTICA À CIÊNCIA - FEYERABEND Questiona radicalmente a ciência, o método, e a atitude científica, assim como admite que o avanço humano efetivo pode ocorrer por uma combinação afortunada de fatores, sistemático ou fortuitos, científicos e não científicos, racionais e irracionais, etc. APONTAMENTOS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

15 ASPECTOS METODOLÓGICOS PARADIGMA DE BASE LINGUAGEM PRÓPRIA PAPEL DO PESQUISADOR PAPEL DO PESQUISADO CAMPO DE PESQUISA PROCEDIMENTOS DE PESQUISA INSTRUMENTOS DE PESQUISA DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

16 QUADRO SINÓTICO Paradigma de base CorrenteCorrente Positiva Fenomenológica Linguagem VariávelCategoria Pesquisador NeutroPolítico Pesquisado Passivo (objeto)Ativo (sujeito) Campo LaboratórioRealidade Procedimentos A prioriA posteriori Instrumentos Padronizados Construídos DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

17 ASPECTOS ÉTICOS MÉTODOS ALTERNATIVOS (IV.C) CONFIDENCIALIDADE (IV.G) BENEFÍCIO (V.C) DANO À SAÚDE (V.3) DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

18 ASPECTOS ÉTICOS HIPÓTESES (VI.2.A) DETALHAMENTO A PRIORI - MÉTODO (VI.2.C) - LOCAL (VI.2.H) - POPULAÇÃO (VI.3.A) PROTEÇÃO À SAÚDE (VI.3.G) DISCUSSÃO ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS

19 Fundamentação legal ou normativa Prevalência de algumas áreas científicas Composição dos Comitês de Ética Desenvolvimento científico, social, político, econômico, entre outros estão intimamente relacionados Conhecimento científico é plural Respeitar as especificidades epistemológicas CONSIDERAÇÕES FINAIS ÉTICA E CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google