Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Bioética na Formação Profissional
Roberto Teixeira Mendes Disciplinas de Temas Longitudinais NUBEM / FCM-UNICAMP
2
Bioética / formação profissional
Ética Profissional
3
ÉTICA Comportamento Moral (prática)
Campo Disciplinar : Reflexão (teoria)
4
ÉTICA Pressupõe responsabilidade Livre-arbítrio Consciência
Decisão moral
5
ÉTICA PROFISSIONAL Hipócrates : aforismos Corporações de ofício
Conselhos e Ordens
6
BIOÉTICA Potter : “Ponte para o futuro” (1970)
Beauchamp e Childress :”Princípios” (1979)
7
BIOÉTICA : CONTEXTO Movimentos por autonomia ( 68 )
Maior consciência sobre:ciência natureza Corrida espacial Corrida armamentista Pacifismo (Vietnã) Grandes possibilidades de ampliar o bem estar/ grande potencial de infringir o sofrimento Medicina:a era dos transplantes.(Barnard) A quem transplantar? Quando remover os órgãos?
8
BIOÉTICA / ÉTICA MÉDICA
Medicina : aprofundamento do modelo tecno-burocrático e empresarial Ensino centrado nos fenômenos biológicos / fisiopatológicos Relatos incríveis (Tuskegee )
9
BIOÉTICA / ÉTICA MÉDICA
Medicina : aprofundamento do modelo tecno-burocrático e empresarial Ensino centrado nos fenômenos biológicos / fisiopatológicos Relatos incríveis (Tuskegee )
10
BIOÉTICA / ÉTICA MÉDICA
Medicina : aprofundamento do modelo tecno-burocrático e empresarial Ensino centrado nos fenômenos biológicos / fisiopatológicos Relatos incríveis (Tuskegee )
11
ÉTICA MÉDICA Relação médico-paciente Relação medicina –sociedade
Relações de trabalho-emprego Relações entre colegas e destes com a equipe de trabalho
12
BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Apontar a complexidade Insistir na diversidade ,na compreensão do outro e na tolerância Evidenciar a provisoriedade dos padrões de julgamento moral ( ex.: reprodução assistida )
13
BIOÉTICA E FORMAÇÃO Diálogo da sociedade com a “práxis” das profissões
Diálogo dos especialistas entre si Diálogo de diferentes campos teóricos e de trabalho em prol do desenvolvimento , com preservação da vida humana,do ambiente e das futuras gerações
14
BIOÉTICA e FORMAÇÃO Pergunta – É possível “ensinar” bioética ? (não a teoria , mas a “práxis” profissional engajada e fundamentada em uma bioética radicalmente humana , ampla , inclusiva , dialógica , justa e equitativa , protetora dos dependentes ,etc ?)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.