A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um pouco mais sobre a Internet Inter = intercommunication Net = rede Redes de computadores em forma de autopistas por onde trafegam informações eletrônicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um pouco mais sobre a Internet Inter = intercommunication Net = rede Redes de computadores em forma de autopistas por onde trafegam informações eletrônicas."— Transcrição da apresentação:

1 Um pouco mais sobre a Internet Inter = intercommunication Net = rede Redes de computadores em forma de autopistas por onde trafegam informações eletrônicas dos mais variados tipos (textos, figuras, sons e imagens). Para o mundo globalizado das redes, não existem fronteiras, assim como também não há distinção de raça, sexo, cor ou nacionalidade entre pessoas.

2 O que é???? Uma gigantesca rede mundial que interliga computadores através de linhas de comunicação (telefone, canais de satélite, redes a cabo), utilizando um conjunto de regras específicas para computadores, o famoso protocolo TCPIP (Internet Protocol). Sem TCPIP, não existe rede.

3 Representação topológica em 3D de como é a propagação da internet

4 A informação transmitida pode ser multimídia (som, textos e imagens) e trafegar por qualquer computador plugado à rede. Por essa razão, a Internet é, algumas vezes, chamada de Supervia da Informação (se bem que às vezes não é tão super assim). Só para lembrar: 1988 – Primeiras conexões com a Internet no Brasil 1989 – Primeiro backbone nacional 1994 – Iniciados testes com conexões telefônicas 1995 – Início comercial através de conexões discadas por meio de provedores de acesso 1996 – A explosão da Internet no Brasil

5 Como é a internet? Sua organização é feita pelos administradores que compõem a rede e pelos próprios usuários. Porém, existem alguns órgãos internacionais que são responsáveis pela organização mundial da internet, cuja única função é apenas estabelecer regras (protocolos como o TCPIP) para que o máximo de computadores possam se conectar com o mínimo de entraves.

6 Como é a internet? No Brasil, a internet é organizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), composto por membros dos ministérios da Ciência e Tecnologia, e das Comunicações, e de representantes de instituições comerciais e acadêmica.

7 Internet hoje O Brasil ocupa a 11 a posição no ranking mundial em host, e possui mais de 6 milhões de internautas. Os dados acumulados pela internet até o momento chegam a terabytes. Em 1999, só nos Estados Unidos a internet criou mais de 770 mil novas frentes de trabalho. Apenas na Europa, há uma demanda de mão-de-obra especializada em internet de 1,4 milhão de profissionais.

8 Internet Hoje? 1 gigabyte = 1 gigabyte = Enciclopédia Britânica 800 gigabytes = 800 gigabytes = Biblioteca de Alexandria 1 Terabyte = 1 Terabyte = Enciclopédias Britânica 3 Terabytes = 3 Terabytes = 1 Biblioteca Pública 4 Terabytes = 4 Terabytes = Lps ou CDs (535 Mb/hora de música) 8 Terabytes = 8 Terabytes = fitas de vídeo K7 (1 Gb/hora de vídeo) 14 Terabytes = 14 Terabytes = Internet em março de Terabytes = 20 Terabytes = Biblioteca do Congresso Americano +43 Terabytes = +43 Terabytes = Internet em março de 2002

9 Crescimento da Internet Indicadores Fonte: Comitê Gestor de Informática Posição em 1999: 14 o - com host

10 Crescimento da Internet Indicadores Fonte: Comitê Gestor de Informática

11 WWW e Outras Mídias A Web é o meio de comunicação mais completo já colocado à disposição. Ela possui qualidades muito particulares que nenhum outro meio de comunicação jamais conseguiu explorar, e é justamente por esse motivo que é tão única. Ela possui parte de todos os outros meios de comunicação inventados pelo homem moderno. E é abrangente como o rádio, prolixa como o jornal, hipnótica como a TV, íntima como uma carta, profunda como um consultor, surpreendente como o videogame, cativante como um livro, irreverente como um bate- papo e abstrata como a imaginação.

12 WWW e Outras Mídias Tempo de uma mídia para atingir 50 milhões de usuários 70 anos 38 anos 13 anos 5 anos

13 Browsers Browser é um programa que desempenha o papel de mostrar documentos do website (que estão em código html – hypertext markup language) de maneira visualmente agradável e intuitiva como uma interface gráfica deve ser. Netscape Communicator Microsoft Internet Explorer

14 Vovô dos Browsers Mosaic Criado pelo Centro de Computação Aplicada da Universidade de Illinois (EUA), o Mosaic tem como objetivo apresentar o conteúdo da internet em uma tela mais amigável, proporcionando a visualização de recursos de multimídia, (textos, imagens, animações simples e gráficos). Foi criado em abril de 1993.

15 O Endereço Eletrônico Ativa o protocolo de transmissão de dados O endereço faz parte da world wide web Endereço específico e único de um site Categoria do site Localização do domínio ativa www meu amigo comBr Protocolo de transferência de hipertexto (http:// ) > ativar > um documento que está na world wide web (www) > que pertence a > meu amigo > que é um endereço > comercial (com) > que se encontra hospedado no Brasil (br).

16 O Hipertexto Você pode ser um hipertexto??? Qualquer forma complementar para um documento são formas expressivas de hipertexto. Entre as vantagens que o hipertexto possui, sem dúvida o maior destaque é a capacidade de oferecer ao leitor uma leitura linear e uma não-linear simultaneamente dentro de um mesmo documento.

17 A Midiatização Essa geração parece ter contato com o mundo das simulações. Ocorre um fenômeno novo que nós poderíamos chamar de midiatização, diferente de uma interação qualquer. O que nós estamos observando agora é uma tecno-interação, uma interação por meio de tecnologia, que se processa desde o telefone até os meios de comunicação. Estamos assistindo a uma multiplicação, uma disseminação das tecno-interações na vida social. Pois bem, tudo isso que é midiatização é um processo abrangente, enorme na vida social; tudo isso diz respeito ao campo da mídia, dos meios de comunicação, mas a comunicação não se esgota aí. A comunicação diz respeito, na verdade, à vinculação, quer dizer, como e por que estamos socialmente juntos. Muniz Sodré

18 Espaço Virtual Virtual em certos aspectos quer dizer apenas imaginário. Quando você está lendo uma história e imaginando os personagens, está tendo uma experiência virtual. Sonhos e visões também são situações virtuais. Virtual não quer dizer inexistente, significa que você precisa de um suporte (livros, telefones, computadores) que desencadeie uma situação, que possibilite com que determinadas informações se transformem em ações, mesmo que a ação ocorra apenas na sua cabeça.

19 Ciberespaço O espaço (conexão) criado por meios de telecomunicação de resposta imediata (telefone, link de satélite, sala de bate-papo) entre duas pessoas que se encontram eqüidistante é chamado de ciberespaço.

20 Hiperespaço Na Web também é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. A internet é o que a ciência hoje pode nos proporcionar de mais próximo quando se fala em teletransporte e hiperespaço. Ao toque do mouse você está no Japão, clique e estará conversando com Bill Gates. Clique novamente e estará no Havaí.

21 HTML HTML é a linguagem de marcação ou formatação de texto que segue o padrão utilizado na Web. tags tags O HTML procura trabalhar de maneira similar: cada seção de texto comporta um conjunto de elementos e estilos que são predefinidos antes que você comece a trabalhar. Os elementos de um documento são etiquetados com tags do html. São os tags que descrevem o documento. Tudo que não é um tag é parte do documento.

22 HTML 2 Tags tag O que estiver entre sinais de maior/menor matemático é um tag

23 Tag que representa uma tabela.

24 HTML e WEB Quando você entra em um Browser e digita um URL (Uniform Resourse Locator), como: os seguintes procedimentos ocorrem: 1. O browser quebra o URL em três partes: –o protocolo http –o nome dado pelo –o nome do arquivo /rita/index.htmlindex.html 2. O browser se comunica com o servidor DNS (Servidores de nomes de domínios) para traduzir o nome do servidor em um número de IP (Internet Protocol).www.stela.ufsc.br –Ex.: >IP= www.stela.ufsc.br 3. O servidor manda o texto HTML da página para o browser. 4. O browser lê os tags de HTML e forma a página na sua tela.

25 Servidor

26 A primeira vez em que uma pessoa faz, ou tenta fazer, uma pesquisa na Web é, quase sempre, considerada uma experiência frustrante. O internauta já ouviu falar por aí que na internet existe de tudo, inclusive informações valiosas sobre o tema que lhe desperta a vontade de navegar na rede. Aí o nosso internauta se prepara em frente ao monitor, faz a conexão, vê o Netscape ou o Internet Explorer ali na telinha do computador e... E agora? Como começar? E o nosso amigo nem sai do lugar, não acha nada. Na verdade, nem sabe como procurar. Como pesquisar na WEB??

27 Aos mais desavisados, a Web parece uma imensa livraria completamente desorganizada. Mas é muito pior. Apesar disso, é possível achar as informações que você procura, desde que, evidentemente, elas estejam por lá... (Um pouco de sorte também ajuda.) sistema de busca É possível encontrar as informações, mas é necessário que a página que aborda o assunto esteja lá, e principalmente que ela também tenha sido catalogada por uma entidade chamada sistema de busca. Ou então que o autor da página tenha uma consideração toda especial com você e lhe passe o endereço da página, o URL - Uniform Resource Locator. Como pesquisar na WEB??

28 Quer dizer: alguém pode ter elaborado uma página maravilhosa sobre... sobre... vamos ver... selos. Isso aí: selos. Esse alguém criou a página com belas reproduções de selos raros, histórias curiosas, catálogos de preços. Mas o autor da página nem se lembrou de avisar aos filatelistas nem tampouco avisou os sistemas de busca para catalogarem sua obra-prima: a página. Resultado: ninguém vai tomar conhecimento dela.

29 Como pesquisar na WEB?? sistema de busca analisar e indexar as páginas da Web Um sistema de busca é um conjunto organizado constituído de computadores, índices, bases de dados e algoritmos. Tudo isso reunido com a missão de analisar e indexar as páginas da Web. A rmazenar os resultados dessa análise e indexação numa base de dados; quando um usuário realiza uma consulta, o sistema de busca vai pesquisar na sua base de dados e fornecer os resultados da pesquisa. Todas essas funções realizam-se em um site da Web, cuja página de abertura é, geralmente, um portal.

30 Fonte: reports/directories.htmlhttp://searchenginewatch.internet.com/ reports/directories.html Como pesquisar na WEB?? Sistema de Busca sistemas de busca diretóriosmecanismos de busca Existem duas classes de sistemas de busca – os diretórios e os mecanismos de busca – que têm a mesma finalidade: do ponto de vista do usuário-consulente-internauta: possibilitar a localização de sites e páginas (homepages) que contêm um determinado assunto ou que abordam um determinado aspecto de um assunto; do ponto de vista do proprietário-dono-autor de uma página: fazer com que o seu site seja localizado da maneira mais fácil possível pelo usuário-consulente- internauta, eventualmente um consumidor do produto divulgado no site.

31 Como pesquisar na WEB?? mecanismo de busca diretório Vale destacar que, ao realizar uma pesquisa, quer seja através de um mecanismo de busca, quer seja através de um diretório, você não está pesquisando diretamente a Web. Você está pesquisando uma base de dados localizada num site da Web. Nessa base de dados, encontram-se uma cópia, uma fotografia ou, fazendo uma analogia, às vezes uma simples foto 3 x 4 dos sites e das páginas existentes na Web.

32 Fonte: reports/directories.htmlhttp://searchenginewatch.internet.com/ reports/directories.html Como pesquisar na WEB?? Sistema de Busca Sistema de busca é o termo genérico que engloba as duas categorias – os mecanismos de busca e os diretórios: mecanismos de busca são os sistemas de busca baseados no uso exclusivo de programas de computador para a indexação das páginas da Web; diretórios são os sistemas de busca nos quais a indexação das páginas da Web é realizada por humanos.

33 Como pesquisar na WEB?? E mais:sistema de busca E mais: nenhum sistema de busca tem em sua base de dados toda a Web catalogada, todo o universo de 1 bilhão de páginas. GoogleGoogle, Segundo a Search Engine Watch, o maior dos sistemas de busca, o Google, tem cerca de 1,5 milhão de páginas da Web indexadas em sua base de dados.Search Engine WatchGoogle Fast Search All the Web, O segundo maior sistema de busca, o Fast Search All the Web, tem cerca de 625 páginas da Web em sua base de dados. (Dados de junho de 2002.)

34 Mecanismos de busca Número de páginas (em milhões) Google1.347 Fast Search All the Web 575 Webtop.com500 Inktomi500 AltaVista550 Northern Light350 Excite250 Fonte: DiretóriosNúmero de sites indexados Data da estimativa Yahoo! USA1,5 a 1,8 milhão ago.00 Open Directory jul.01 (01) Looksmart ago.00 Snap dez.00 Fonte: reports/directories.htmlhttp://serchenginewatch.internet.com/ reports/directories.html Como pesquisar na WEB??

35 Funções básicas de um sistema de busca Esses três componentes estão estreitamente associados às três funções básicas de um sistema de busca: a análise e a indexação (ou "cópia") das páginas da Web; o armazenamento das "cópias" efetuadas; e a recuperação das páginas que preenchem os requisitos indicados pelo usuário por ocasião da consulta. Para criar a base de dados de um mecanismo de busca, o programa robô sai visitando os sites da Web. Ao passar pelas páginas de cada site, o robô anota os URLs existentes nessas páginas para depois visitar cada um deles. Visitar as páginas, fazer as cópias e repetir a mesma operação – cópia e armazenamento, na base de dados, do que ele encontrar nesses sites. Essa é uma das formas de um mecanismo de busca encontrar os sites na Web.

36 Como pesquisar na WEB?? Funções básicas de um sistema de busca Todos os mecanismos de busca têm um quadro reservado para o cadastramento, a submissão ou inscrição de novas páginas. A outra maneira de o mecanismo de busca encontrar os sites na Web é através do "dono" do site, que avisa ao mecanismo de busca qual o endereço - o URL do site. Todos os mecanismos de busca têm um quadro reservado para o cadastramento, a submissão ou inscrição de novas páginas. É um hyperlink que recebe diversas denominações, conforme o sistema de busca. Veja alguns exemplos: Nome do hyperlinkMecanismos de busca Acrescente uma URLRadarUol Cadastre a sua página no RadixRadix

37 George BOOLE foi um matemático inglês que viveu no século XIX. Ele criou um sistema de álgebra e foi um dos precursores da lógica moderna. (Assim está melhor.) Mas o que interessa mesmo é o fato de ele haver criado um modo de conduzir o raciocínio utilizando algumas expressões simples e monossilábicas que ficaram conhecidas como operadores booleanos. O quadro abaixo mostra os operadores booleanos aceitos pela maioria dos sistemas de busca. Aí vão eles em português, os equivalentes em inglês e mais os sinais gráficos correspondentes, aceitos por alguns sistemas de busca. Como pesquisar na WEB?? Operadores Booleanos

38 cachorro NÃO pulga cachorro E pulga cachorro OU pulga Obs.: menos no Google

39 Como pesquisar na WEB?? Dicas Pesquisas por frase Com o Google, você pode pesquisar frases adicionando aspas. Palavras entre aspas duplas ( "assim" ) serão exibidas juntas em todos os outros documentos retornados. Pesquisas de frases entre aspas são úteis quando pesquisamos citações famosas ou nomes específicos. guarda-chuva

40 Como pesquisar na WEB?? Dicas Use o sinal "+" para incluir palavras-fim na sua pesquisa. Inclua um espaço antes do sinal "+". Você também pode incluir o sinal "+" nas pesquisas de frases. Para pesquisar por Star Wars, Episódio I: Episódio +I

41 Como pesquisar na WEB?? Dicas Excluindo palavras da sua pesquisa Às vezes, é útil escolher determinadas palavras ou frases para excluir de uma pesquisa. Você deseja todos os resultados relevantes, exceto os que contenham uma determinada palavra ou frase. O Google suporta essa funcionalidade não com o sinal de menos ( "-" ). Use esse sinal para excluir propositadamente um termo de sua pesquisa. Não se esqueça de incluir um espaço antes do sinal de menos para que o Google possa ignorar todas as páginas contendo essa palavra. Por exemplo, para pesquisar páginas sobre sistemas de contrabaixo sem as caixas acústicas: baixo -caixa acústica

42 Fonte: reports/directories.htmlhttp://searchenginewatch.internet.com/ reports/directories.html Como explica Cristopher Callahan, no seu livro A Journalists Guide to the Internet – The Net as a Reporting Tool, há cinco regras básicas que devem ser seguidas na utilização de um motor de pesquisa: 1. Tire vantagens dos comandos básicos ao realizar uma pesquisa. Cada motor tem as suas regras próprias, explicadas normalmente num documento chamado "search tips", "tips" ou "help". Consulte esse documento. 2. Seja específico na escolha das palavras a pesquisar. O seu objetivo deve ser escolher as palavras mais específicas para a pesquisa que irá realizar, evitando ser demasiado vago. 3. Seja preciso na escolha de palavras a pesquisar. A utilização das palavras certas garante-nos que o motor está mesmo procurando o que queremos. Ou seja, está procurando "António" e não "Antônio" ou "Antonio". Como pesquisar na WEB??

43 Fonte: reports/directories.htmlhttp://searchenginewatch.internet.com/ reports/directories.html 4. Reveja todos os resultados, do princípio ao fim 4. Reveja todos os resultados, do princípio ao fim. Os motores de pesquisa apresentam os seus resultados hierarquicamente, apresentando em primeiro lugar aqueles "sites" que parecem ser mais apropriados à pesquisa que foi feita. Portanto, os resultados devem ser lidos de cima para baixo, prestando maior atenção às primeiras duas páginas. 5. Analise os endereços dos resultados. 5. Analise os endereços dos resultados. Antes de começar a abrir as páginas de resultados, veja com atenção os endereços. Trata-se de "sites" comerciais ou de universidades? Conhece já alguns deles? A leitura atenta pode poupar preciosos minutos na sua pesquisa. Como pesquisar na WEB??


Carregar ppt "Um pouco mais sobre a Internet Inter = intercommunication Net = rede Redes de computadores em forma de autopistas por onde trafegam informações eletrônicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google