A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP ewout@usp.br dezembro de 2012

2 Ambientes de apoio a disciplinas Rede de Colaboração

3 Stoa: a Universidade além da sala de aula Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de salas de aula Compartilhar produção acadêmica na Web, criação de uma identidade acadêmica na Web.

4

5 Usuários Jovens Mas inicialmente muito mais alunos da pós- graduação do que da graduação e poucos professores e funcionários

6 Uso da Rede Social 2007-2012 Usuários: 50 mil Posts: 45 mil Arquivos: 12 mil

7 Moodle do Stoa A introdução dos ambientes da apoio às disciplinas da USP em 2009 levou o número de pessoas cadastrados no Stoa de 10 mil para 50 mil (a USP tem 60 mil alunos de graduação e 20 mil alunos de pós). 10 mil pessoas cada mês Em 2012 foram criados 1200 ambientes de apoio por 600 docentes. 2 mil pessoas diferentes se logam no sistema todos os dias.

8 Redes Sociais, de uma maneira geral, são organizado de uma forma menos formal e mais "horizontal" do que os ambientes em apoio a disciplinas tradicionais, mudando o foco de atenção e controle do professor para o aprendiz. Com a implementação da nova plataforma de colaboração, a Rede Social do Stoa, queremos incentivar os professores e estudantes experimentar com estas novas formas de organização de ambientes on-line e investigar como elas podem apoiar as suas atividades institucionais, complementado o que já é oferecido pelo Moodle.

9 Alinhamento com missão e valores da Universidade Não terceirizar seu core competency Identidade acadêmica Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento em novas tecnologias online para o ensino Privacidade da comunidade e controle sobre os dados Suporte personalizado : Helpdesk local Porque não usar X?

10 Trampolina: http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/ Brincando: http://flickr.com/photos/soylentgreen23/ Rede de serviços: http://www.flickr.com/photos/silvertje/3582297307/ Créditos Renato Mendes Coutinho (IFUSP) Everton Zanella Alvarenga (IFUSP) Luiz Fernando da Silva Armesto (IFUSP) Edgar Zanella Alvarenga (IFUSP) Fernando Henrique (IME) Celso Lourenço (IFUSP) Maurício Klein (IFUSP) Paulo Mereilles (IME) Daniela Feitosa (Colivre) Rodrigo Souto (Colivre) Beraldo Leal (IME) Aurélio A. Heckert (Colivre) Geiser Chalco (IME) André Yamin (STI) Talita Romero (STI) Helbert dos Santos (STI) Equipe HelpDesk do STI, Analistas do CCE, Publicitários da ECA,

11 Redes Sociais, de uma maneira geral, são organizado de uma forma menos formal e mais "horizontal" do que os ambientes em apoio a disciplinas tradicionais, mudando o foco de atenção e controle do professor para o aprendiz. Com a implementação da nova plataforma de colaboração, a Rede Social do Stoa, queremos incentivar os professores e estudantes experimentar com estas novas formas de organização de ambientes on-line e investigar como elas podem apoiar as suas atividades institucionais, complementado o que já é oferecido pelo Moodle. Vídeo do relançamento http://ur1.ca/big0x


Carregar ppt "Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google