A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursinho Vitoriano Profª Beatriz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursinho Vitoriano Profª Beatriz"— Transcrição da apresentação:

1 Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
Uso da vírgula Cursinho Vitoriano Profª Beatriz

2 A vírgula no interior da oração
Ordem direta: Aristófanes consolidou o alfabeto grego no século 2 a.C. verbo O.D sujeito Adjunto adverbial

3 Ordem Inversa No século 2 a.C., Aristófanes consolidou o alfabeto grego Ansioso, ele aguardava a divulgação dos resultados. Ele, ansioso, aguardava a divulgação dos resultados. verbo Adjunto adverbial sujeito O.D

4 Atenção! Quando o adjunto adverbial for um simples advérbio, a vírgula é facultativa, dependendo do destaque que se queira dar a ele. Ontem, ele estudou os sinais de pontuação. Ontem ele estudou os sinais de pontuação.

5 Outros usos: Separar o nome de lugar na indicação de datas:
Salvador, 27 de novembro de 2008. Separar o vocativo: Filha, venha lavar a louça.

6 Marcar a omissão do verbo:
Cláudia prefere cinema e Luciana, teatro. Separar termos coordenados que exercem a mesma função sintática: Estudaram matemática, português, história, geografia e física. João, Pedro, Carlos e Lucas estudaram para o vestibular.

7 Separar conjunções intercaladas e expressões explicativas:
Amanhã, ou melhor, depois de amanhã não haverá aula. Havia, contudo, uma resposta contrária. Separar o aposto: São Paulo, o maior parque industrial das Américas, tem sérios problemas de poluição.

8 A vírgula entre as orações do período
Orações coordenadas: sempre se separam por vírgula (exceto as iniciadas pela conjunção aditiva e). Alguns pergaminhos foram encontrados, mas logo desapareceram. O professor chegou cedo, pediu silêncio, aguardou alguns segundos e deu início à aula.

9 Atenção! Quando os sujeitos forem diferentes, separam-se por vírgula as orações coordenada aditivas iniciadas por e. O dono da loja teria muito prestígio, e o vendedor trabalharia todos os dias da semana.

10 Orações subordinadas substantivas: não se separam da oração principal por vírgula.
É provável que ele chegue ainda hoje. Pedi imediatamente que começassem a reunião.

11 Atenção! A única exceção são as orações apositivas, que geralmente se separam da principal por dois-pontos: Este é o meu maior desejo: que sejam muito felizes.

12 Orações Subordinadas adjetivas: as explicativas sempre virão separadas por vírgula da oração principal; as restritivas, não. Aristófanes, que nasceu em Bizâncio, consolidou o alfabeto grego. Não encontramos os livros que nos encomendaram.

13 Orações subordinadas adverbiais: podem estar separadas da oração principal por vírgula, que será obrigatória se a oração subordinada vier antes da principal ou nela intercalada. Não consegui acreditar quando me contaram. Embora se esforçassem muito, não atingiram o resultado esperado. Pedro, como era esperado, não apareceu na festa.


Carregar ppt "Cursinho Vitoriano Profª Beatriz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google