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Aluna: Leila Andrade Orientador : Prof. Cabral

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Apresentação em tema: "Aluna: Leila Andrade Orientador : Prof. Cabral"— Transcrição da apresentação:

1 Aluna: Leila Andrade Orientador : Prof. Cabral
“A Nova Ciência da Mente” Uma História da Revolução Cognitiva Howard Gardner Aluna: Leila Andrade Orientador : Prof. Cabral

2 Ciência Cognitiva: A Nova Ciência da Mente
Uma perspectiva histórica Definição Crenças centrais da Ciência Cognitiva Características metodológicas ou estratégicas Inputs teóricos fundamentais Perpectivas Futuras

3 Uma perspectiva Histórica “O Enigma da Mente”
A Cognitiva está profundamente enraizada na Filosofia (2.500) Platão(Sócrates) – conhecimento inato Aristóteles – conhecimento adquirido Renascimento e o Iluminismo Ciências Empíricas então emergentes Pensadores como Descartes, Locke e Kant Final do século XIX Proliferação das novas Ciências 1930 Behaviorismo

4 Uma perspectiva Histórica “ O Enigma da Mente”
Décadas de 40 e 50 – “Os efeitos da Guerra” Avanço nos computadores Alan Turing e Kenneth CraiK Alexander Luria Pacientes com lesão cerebral na Rússia O simpósio Hixon (1948)

5 Uma perspectiva Histórica “O Início da Revolução Cognitiva”
O simpósio Hixon e o desafio ao Behaviorismo Ocorreu em Esse congresso for a planejado com o intuito de facilitar as discussões sobre uma questão clássica : A forma pela qual o Sistema Nervoso controla o comportamento. Alguns dos Palestrantes: John von Neumann (matemático) Warren Mc Culloch (matemático e neurofisiologista) Karl Lashley (psicólogo)

6 Uma perspectiva Histórica- Reconhecimento da Ciência Cognitiva
Uma data consensual: 11 de setembro de 1956: Simpósio sobre Teoria da Informação realizado no MIT. Alguns dos Artigos : “Logic Theory Machine”- a primeira prova completa de um teorema em uma máquina computadora (Allen Newell e Hebert Simon) “Três Modelos de Linguagem” – comprova que a linguagem tem todas as precisões formais da matemática. (Noam Chomsky). “Saí do Simpósio com uma forte convição, mais intuitiva que racional, de que a psicologia experimental humana, a lingüística teórica e a simulação computacional de processos cognitivos eram todas partes de um todo maior, e de que o futuro veria uma crescente elaboração e coordenação de seus interesses comuns. …Eu venho trabalhando por uma ciência cognitiva há 20 anos, tendo começado antes de saber como chamá-la.” O psicólogo George A. Miller – 1979.

7 Definição de Ciência Cognitiva
“Defino a Ciência Cognitiva como um esforço contemporâneo com fundamentação empírica para responder questões epistemológicas de longa data – principalmente aquelas relativas à natureza do conhecimento, seus componentes, suas origens, seu desenvolvimento e seu emprego” Howard Gardner “A nova Ciência da Mente” – 1885 Editora Edusp

8 Ciência Cognitiva ou Ciências Cognitivas ??
“Atualmente , a maioria dos cientistas cognitivos é proviniente das fileiras de disciplinas específicas – em especial, da filosofia, da psicologia, da inteligência Artificial, da lingüística, da antropologia e da neurociência (Eu me referirei a essas disciplinas conjuntamente como “Ciências Cognitivas”). “Há esperança de que algum dia os limites entre estas disciplinas possam ser atenuados ou talvez desaparecer completamente, produzindo uma só Ciência Cognitiva unificada”. Howard Gardner

9 O Hexágono Cognitivo Conexões entre as Ciências Cognitivas

10 Crenças Centrais da Ciência Cognitiva
Representações Mentais: “A crença de que, ao discutir atividades cognitivas humanas, é necessário falar de representações mentais e criar um nível de análise totalmente separado do biológico ou neurológico, por um lado, e do sociológico ou cultural, por outro.” O computador como ferramenta essencial para qualquer compreensão da mente humana: “É útil como o Modelo mais viável de como a mente humana funciona.”

11 Características Metodológicas ou Estratégicas
Não considerar a influência de fatores afetivos ou emoções, contribuição de fatores históricos e culturais e contexto de fundo (no qual ocorrem atitudes ou pensamentos particulares. “Decisão deliberada de não enfatizar certos fatores que podem ser importantes para o funcionamento cognitivo, mas cuja inclusão neste momento complicaria desnessariamente o empreendimento cognitivo-científico.” Ganhos significativos com estudos interdisciplinares. Questões e preocupações da tradição filosófica, que remonta ao tempo dos gregos. “Como percebemos o mundo, O grau de racionaliade humana …”

12 Inputs Teóricos Fundamentais
Matemática e Computação, Modelo Neuronal, A Síntese Cibernética, A Teoria da Informação, Síndromes Neuropsicológicas.

13 Inputs Teóricos Fundamentais Matemática e Computação
O desenvolvimento da matemática e da lógica: Alan Turing desenvolveu estudo teórico um lógico-matemático mais tarde denominado “Máquina de Turing” (1936) – uma máquina simples capaz, em prncípio, executar qualquer cálculo concebível. Para fins de ilustração, Turing considerou uma máquina que utilizava código binário (0 e 1). “Teste de Turing” (1950) - Teste para refutar qq um que não acredite que o computador pode realmente pensar. Se um observador não é capaz de distinguir as respostas de um computador programado das de um ser humano, diz-se que a máquina passopu no teste de Turing”. John von Neumann, baseado nas idéias de Turing desenvolveu a idéia poderosa de um programa armazenado.

14 Inputs Teóricos Fundamentais Modelo Neuronal
Warren McCulloch e Walter Pitts (1943). Mostraram que as operações de uma célula nervosa e suas conexões com outras células nervosas (uma assim chamada rede neural) podiam ser modeladas em termos da lógica.”Os neurônios poderiam ser pensados como enunciados lógicos e a propriedade de tudo-ou-nada dos impulsos (ou não impulsos) nervosos poderia ser comparado à operação do cálculo proposicional (onde uma proposição ou é verdadeira ou é falsa). A + B  C Além disso a analogia entre neurônios e lógica poderia ser pensada em termos elétricos – como sinais que passam, ou deixam passar, através de um circuito. “Qualquer coisa que possa ser descrita de forma exaustiva e inequívoca … é … realizável por uma rede neural finita apropriada.” John von Neumann

15 Inputs Teóricos Fundamentais A Síntese Cibernética
Norbert Wiener – Livro Cybernetics(1948): “Ele enfatizou a sua crença, de que o funcionamento do organismo vivo e a operação das novas máquinas de comunicação exibiam paralelos cruciais.” “Nós decidimos chamar todo o campo da teoria do controle e da comunicação, seja máquina ou no animal, pelo nome Cibernética”.

16 Inputs Teóricos Fundamentais A Teoria da Informação
Claude Shannon, engenheiro eletricista do MIT (a quem se atribui a criação da Teoria da Informação). Ele percebeu que os princípios da lógica (em termos das proposições verdadeiras e falsas) podem ser usados para descrever os dois estados (ligado e desligado) de interruptores de relés eletromecânicos. Na sua dissertação de mestrado ele “Sugere que circuitos elétricos poderiam conter operações fundamentais do pensamento.” “noção-chave da teoria da informação: que a informação pode ser concebida de uma forma totalmente divorciada de qualquer conteúdo ou assunto específico. A unidade básica da informação é o bit (binary digit).”

17 Inputs Teóricos Fundamentais Síndromes Neuropsicológicas
Lesões cerebrais indicando como funcionaria o cérebro normal. Muito se aprendeu a respeito da afasia(déficit de linguagem), agnosia(dificuldade para reconhecer) e outroas formas de patologia mental por conseqüência de lesões cerebrais. Quando os pesquisadores neuropsicológicos começaram a comunicar suas descorbertas uns aos outros, notou-se que havia uma convergência considerável, que ultrapassava até mesmo fronteiras culturais e lingüísticas.

18 Conclusão “ De uma perspectiva contemporânea, parece evidente que pelo menos três condições tinham de ser cumpridas antes que o sonho de uma ciência cognitiva integrada pudesse se realizar: Em primeiro lugar, foi necessário demonstrar as inadequações da abordagem behaviorista; Em segundo lugar, as limitações específicas de cada ciência social tiveram de ser reconhecidas. Finalmente, o advento do computador foi necessário para fornecer o ímpeto final para uma nova ciência cognitiva.” Howard Gardner


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