A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes 1- CONHECIMENTO E TECNOLOGIA

2 2 O conhecimento e a tecnologia O que é o CONHECIMENTO ? O que é a TECNOLOGIA ? História, definições, discussão Nas nossas empresas, onde estão e como se medem o conhecimento e a tecnologia?

3 Sumário 1. A Natureza e o conhecimento 2.Os atributos do conhecimento 3.A tecnologia como forma de conhecimento 4.Os atributos da tecnologia 5.Fronteira entre o conhecimento e a tecnologia

4 4 1- A Natureza e o conhecimento Numa sociedade primitiva, (vista pelo lado da Natureza) Numa sociedade primitiva, (vista pelo lado humano)

5 5 1- A Natureza e o conhecimento Num processo produtivo muito simples, o que é que intervém? Considere-se um homem e a natureza: Um homem colhe um fruto duma árvore para o comer. Este processo produtivo tem como produto final um fruto na mão do homem, pronto para ser comido. Que factores intervieram neste processo?

6 6 Factores intervenientes: Natureza Conhecimento Nas sociedades avançadas onde está o conhecimento? Que tipos de conhecimento? Que formas de conhecimento? 1- A Natureza e o conhecimento

7 Afinal, o que é o conhecimento humano?

8 8 ser um processo dinâmico entre o sujeito e os objectos, localizado nos tecidos biológicos, o qual se desenvolve a partir de predisposições inatas; 2- Atributos do conhecimento (1) 1- O conhecimento e a tecnologia

9 9 ter uma componente intuitiva e tácita, cuja evolução é muito difícil de prever e averiguar; 2- Atributos do conhecimento (2)

10 10 ter uma componente racional que, interagindo com a componente intuitiva e com o meio exterior, permite a reorganização dos dados e da informação em memória criando mais e novos significados; 1- O conhecimento e a tecnologia 2- Atributos do conhecimento (3)

11 11 envolver as dinâmicas da componente racional e da componente intuitiva e suportar-se nas linguagens, na acção volitiva e no trabalho; 2- Atributos do conhecimento (4)

12 12 ter como produto final a acção e o trabalho e, consequentemente, dar origem a formas estáticas de conhecimento incorporado em suportes materiais. Assim, os produtos do trabalho são formas materiais e estáticas do conhecimento. 1- O conhecimento e a tecnologia 2- Atributos do conhecimento (5)

13 13 3- A tecnologia como forma de conhecimento

14 14 Num processo produtivo com intervenção duma arma, como uma caçada, que factores intervêm? 1. A natureza 2. O conhecimento 3. A tecnologia 3- A tecnologia como forma de conhecimento

15 15 Afinal, o que é a TECNOLOGIA e em que formas se apresenta? Vejamos primeiro as formas… e depois tentaremos uma definição. 3- A tecnologia como forma de conhecimento

16 16 Ferramentas Processos de produção Máquinas Patentes Licenças de produção Desenhos industriais Processo e produtos de I&D Dossiers de assuntos Sistemas organizativos Algoritmos e Software Bases de Dados Papeis, CDs ou outro qualquer formato com informação Sistemas de informação próprios Intranet, Internet Edifícios (?) Formas tecnológicas: 3- A tecnologia como forma de conhecimento

17 17 4- Atributos da tecnologia (1) a sua funcionalidade, a qual é muitas vezes identificável pela sua forma material;

18 18 o seu conteúdo de conhecimento, o qual está incorporado no seu material e portanto é estático e sem evolução (por si só); 4- Atributos da tecnologia (2)

19 19 apresenta formas de artefactos, ferramentas e seus respectivos sistemas sócio-técnicos, incluindo métodos e algoritmos associados à sua construção; 4- Atributos da tecnologia (3)

20 20 tem um papel nos processos de transformação e portanto no desenvolvimento, incluindo o papel de depositário do conhecimento socialmente útil e das realizações sociais. 1- O conhecimento e a tecnologia 4- Atributos da tecnologia (4)

21 21 5- Fronteira entre o conhecimento e a tecnologia O conhecimento é constituído por dados e informação residentes no cérebro humano. enquanto a A tecnologia é conhecimento incorporado em formas materiais. 1- O conhecimento e a tecnologia

22 Nas nossas empresas, onde estão o Conhecimento e a Tecnologia e como se quantificam?


Carregar ppt "1 Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google