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Tipo de Pesquisa ExploratóriaDescritivaExplicativa PerguntaO que ocorre?Como ocorre? Por que (o fenômeno já identificado e descrito) ocorre? Objetivo Buscar.

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1 Tipo de Pesquisa ExploratóriaDescritivaExplicativa PerguntaO que ocorre?Como ocorre? Por que (o fenômeno já identificado e descrito) ocorre? Objetivo Buscar informações já disponíveis sobre determinado assunto. Descrever um fato ou fenômeno de interesse. Explicar e criar uma teoria aceitável de um fato, identificando os fatores que determinam a ocorrência ou a maneira como ocorre o fato. CaracterísticasEtapa inicial para outras pesquisas. Conexões entre base teórico-conceitual existente ou outros trabalhos realizados sobre o assunto e o fato correlato. Aprofundar o conhecimento da realidade.

2 Infra-estrutura Duração e cronograma Embasamento teórico Planejar a pesquisa

3 QUANTITATIVO - processo de quantificação, tanto na coleta de informações, como em seu tratamento por meio de técnicas estatísticas e procedimentos matemáticos (SEABRA, 2001). QUALITATIVO – vínculo indissociável entre o objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. (NELY; BORGES, 2005, p. 15) Definição do método

4 - dedutivo: parte de uma teoria geral para conclusões específicas, não havendo estudo empírico, mas confrontação de informações. - indutivo (paradigma interpretativo-fenomenologia): parte de estudo empírico de casos concretos, para generalizações teóricas. - Hipotético dedutivo (paradigma positivista): parte de uma teoria geral para conclusões específicas, utilizando-se hipóteses. - histórico-dialético (paradigma sócio-crítico): investigação da realidade pelo estudo de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade. Tudo é visto em mudança constante. Métodos quanto à abordagem

5 - histórico: pesquisa de raízes para entender costumes. - comparativo: semelhanças e diferenças entre grupos. - monográfico/estudo de caso: estudos de pessoas, famílias, instituições, comunidades para obter generalizações. - estatístico: redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos, para comprovar suas relações. - funcionalista: interpretação da sociedade por suas necessidades e funções da vida social. - estruturalista: investiga um fenômeno concreto e o eleva para o nível abstrato, por meio de modelos que representam o objeto de estudo. - etnográfico: análise descritiva das sociedades, seus modos de vida, comportamentos (trabalhos de campo). Métodos de acordo com área, tipo de estudo e enfoque

6 - pesquisa de campo: pesquisa no ambiente a ser estudado. - pesquisa de laboratório: ambiente artificial, redução de escala. - pesquisa bibliográfica: consulta em informações já disponibiliadas. É COMUM USAR DADOS JÁ ORGANIZADOS E ANALIZADOS, COM INFORMAÇÕES E IDEIAS PRONTAS DE PESQUISAS REALIZADAS POR OUTROS AUTORES. - documental: documentos de outra natureza (arquivos públicos, fotografias, relatórios) - experimental: experiência controlada para avaliar como se produz e o que produz posteriormente. - pesquisa participante: participação do pesquisador. - estudo de caso: seleção de um fenômeno, fato, processo individual. - questionário: perguntas abertas – respostas livres (difícil tabulação); perguntas fechadas – respostas limitadas (fácil tabulação) - entrevista: estruturada – perguntas que visam obter maior controle nas respostas, fechadas; não-estruturada – perguntas abertas, o entrevistado responde mais livremente. Requer conhecimento prévio do entrevistador sobre o entrevistado. Métodos de coleta

7 Formalização da proposta de pesquisa, onde são traçados os objetivos e metas a serem realizados com o estudo. Tem a finalidade de indicar caminhos. - conhecimento prévio do pesquisador - literatura existente; Aluno e Orientador: Escolha do tema Definição do problema Levantamento bibliográfico Projeto de Pesquisa PROJETO DE PESQUISA

8 - delimitado - possível e objetivo - interesse profissional e pessoal Escolha do tema

9 - delimitação do tema a partir da relevância, aplicabilidade, originalidade e prazo. - apresentar o que deseja abordar, definindo o contexto em que será enfocado o assunto a ser pesquisado. Levantamento bibliográfico - seleção e organização de documentos - sistematizar informações (registro e ordenação de dados) - informações de outros autores que ajudam a justificar a importância/relevância da sua pesquisa. Definição do problema

10 - Planejamento das atividades propostas - colaboração do orientador - de acordo com as recomendações da instituição e as finalidades a que se destina. - ABNT 9 (NBR) padrões para elaboração de projetos de pesquisa, dividindo os projetos em quatro partes: introdução [tema, problema, hipóteses (quando for o caso), objetivo e justificativa], referencial teórico, recursos e cronograma. Projeto

11 -introdução: apresentação do tema, contextualização da proposta para que o leitor entenda. Recomendado justificar aqui a importância do tema escolhido. Redação clara e objetiva. - problema e justificativa: problematização – definição direta e resumida do assunto a ser enfocado, tendo frases afirmativas ou interrogativas, para poder justificar o que cai ser estudado; justificativa – manifestações do autor: experiência ou afinidade do autor com o tema escolhido, relevância, interesse pessoal e viabilidade do projeto. Não são colocadas citações. Projeto

12 - objetivos: o que se pretende estudar; objetivo geral: definição da finalidade do estudo. Objetivos específicos: detalhamento do objetivo geral. - hipóteses: possíveis respostas para solucionar oproblema levantado na pesquisa. Podem ser aceitas ou não no decorres do trabalho. Hipóteses são redigidas em frases afirmativas, podendo ter conteúdo positivo, negativo ou duvidoso. Projeto

13 - revisão de literatura X referencia teórico: Referencial teórico é a teoria que embasa o trabalho de pesquisa. Revisão de literatura aborda com mais detalhes e diversidade de autores. - metodologia: determina procedimentos metodológicos, materiais e métodos. Formas de coleta e de análise. - orçamento: se houver. - cronograma. Projeto

14 O projeto de pesquisa é elaborado a partir de ideias e propostas do aluno e do orientador, as quais, posteriormente, serão transformadas em resultados divulgados formalmente no trabalho acadêmico, para obtenção de certificado ou diploma. Além de ser pré-requisito para a realização do trabalho acadêmico, o projeto de pesquisa também é elaborado para obtenção de bolsas de iniciação científica, estágio, ingresso em cursos de pós-graduação, etc. Comunicação disseminada e organizada – comunicação científica. Projeto


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