A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo da vocação Regional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo da vocação Regional"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo da vocação Regional
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins Curso: Técnico em meio ambiente e desenvolvimento sustentável – subseqüente MÓDULO IV Componente Curricular: Estudo da vocação Regional Profª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura

2 Objetivo geral da Disciplina
Conhecer a realidade a ser trabalhada através da observação e da realização de pesquisas e levantamento de dados.

3 Objetivos específicos da Disciplina
Sistematizar e avaliar dados estatísticos. Analisar a situação técnica, econômica e social dos recursos disponíveis no contexto regional. Analisar tendências de mercado

4 Conteúdos Métodos e técnicas de pesquisa.
Métodos de obtenção de dados; Avaliação e tratamento de dados inerentes a recursos naturais e sócio-econômico-culturais;

5 Conteúdos Fatores sócio-cultural e econômico da região;
Políticas públicas de desenvolvimento regional.

6 Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente:
Aula 1. MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS O que é método? Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente: "caminho para chegar a um fim".

7 O que são procedimentos metodológicos?
Método - É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos? São caminhos previstos pelo método científico: Coleta de dados (observação) Problema Objetivos específicos Interpretação de dados Teorias/resultados de pesquisa existentes Conclusões

8 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Coleta de dados Quantificação Técnicas estatísticas Interpretação de dados

9 Método quantitativo É aplicado nos estudos descritivos (O QUE É):
Descobrir e classificar a relação entre variáveis; Investigar a relação de causalidade entre fenômenos. Prevêem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante correlações estatísticas.

10 MÉTODOS QUANTITATIVOS
Exemplos: uma situação específica, um grupo ou um indivíduo; abordagem de aspectos amplos de uma sociedade (descrição da população economicamente ativa, do emprego de rendimentos e consumo, do efetivo de mão-de-obra: caracterização do funcionamento de organizações; identificação do comportamento de grupos minoritários.

11 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Exemplo de uma situação específica: A reação de um gestor escolar sobre o uso de novas técnicas no ensino da geografia. Observação: visa apenas investigar as reações e, bem como a relação entre as reações do gestor e seu estilo de dirigir a escola.

12 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
O estudo descritivo identifica, ordena e classifica as características dos fenômenos. Através desta dinâmica surgem novos estudos descritivos que procuram explicar os fenômenos, ou seja, analisar as variáveis que influenciam ou causam o surgimento dos fenômenos.

13 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
É muito importante estudos que correlacionem variáveis para um melhor entendimento do comportamento de diversos fatores e elementos que influem, sobre determinado fenômeno.

14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Estudo de correlação de variáveis: Dicotomia artificial: a divisão dos habitantes de um bairro em duas categorias segundo o nível de renda familiar, isto é, aqueles com renda alta e aqueles com renda baixa. Ao se compararem os indivíduos de ambos os grupos, é possível verificar que são semelhantes em vários aspectos , exceto quanto à renda familiar.

15 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Dicotomia verdadeira: os membros de um grupo possuem algumas características que, de fato, os diferenciam dos indivíduos do outro grupo, por exemplo, a variável sexo. Categórica: quando, por exemplo, a variável sexo pode ser estudada na perspectiva da aprendizagem, aspirações, nível salarial.

16 MÉTODOS QUANTITATIVOS

17 Uso do método Delphi para obter consenso na empresa industria de manufaturados
Avaliação de fatores que influem no conceito dos clientes (varejistas) em relação à empresa ou agroindustria

18 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Observe-se a título de ilustração: Uma escola realiza uma pesquisa para verificar se a instrução programada proporciona maior desempenho do aluno do que a utilização convencional do livro-texto. O resultado apresentou maior desempenho de alunos que se utilizaram da instrução programada. Isso não significa que tal resultado possa ser generalizado para todos os estudantes.

19 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Deve-se considerar: a realidade; as características pessoais dos alunos; as possíveis interferências de outros fatores,quando se trata de aplicação em diferentes séries; que o experimento só poderá ser reconhecido e considerado somente no momento em que ocorreu.

20 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Métodos qualitativos São caracterizados pelo não emprego da quantificação, ou seja, deixa de considerar, prioritariamente, um instrumental estatístico como base do processo de análise de um problema. Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas. Isso não quer dizer que há uma separação entre estudos quantitativos e qualitativos.

21 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Há situações que exigem estudos de caráter qualitativo: 1) Situações em que há necessidade de se transformar dados quantitativos em informações qualitativas. Exemplo: investigação de fatos do passado ou estudos referentes a grupos dos quais se dispõe de pouca informação.

22 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2) Situações em que se evidencia a importância de uma abordagem qualitativa de modo a se compreender aspectos psicológicos cujos dados não podem ser coletados de modo completo por outros métodos devido a complexidade que denota. Exemplo: estudos para análise de atitudes, motivações, expectativas, valores. 3) Situações em que observações qualitativas são usadas como indicadores do funcionamento de estruturas sociais.

23 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Para a situação 1: estudos comparativos expressados através de estatística podem ser utilizados. Exemplo: situar a posição de certos grupos populacionais através de indicadores da condição cultural e do estágio de desenvolvimento, considerando a renda per capita, nível de escolarização da população, analfabetismo, esperança de vida, sistema de governo, meios de comunicação disponíveis.

24 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Para a situação 2: os estudos sobre a personalidade, atitudes e motivações podem ser representados: a) Quantitativamente, quando se faz uso de testes ou análise fatorial (fatores). Exemplo: psicólogos, cujo referencial teórico considere a personalidade como representativa de um conjunto de fatores (análise fatorial), ou que a analisam segundo um conjunto de características peculiares a cada indivíduo empregarão testes projetivos (dimensão qualitativa).

25 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
b) Qualitativamente, viabilizam uma análise global, relacionando o indivíduo com a sociedade, ou seja, o modo pelo qual o indivíduo se integra na sociedade ou dela se marginaliza.

26 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Para a situação 3: a observação qualitativa é fundamental na explicação do funcionamento das estruturas sociais, é preciso reconhecer as implicações que diferentes concepções teóricas (estruturalistas, dialéticas) imprimem à análise da sociedade. Os procedimentos metodológicos mais utilizados: observação e entrevista; pesquisas documentárias que exploram as análises de conteúdo e histórica.

27 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Contribuições do método qualitativo ao quantitativo: 1) Planejamento da pesquisa: discussão com o grupo que participará da investigação. O uso da observação, entrevista poderão melhorar a formulação do problema, o levantamento de hipóteses e a definição da amostra.

28 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2) Na coleta de dados, entrevistas, observações e discussões em grupo podem enriquecer as informações obtidas, especialmente pela profundidade e pelo detalhamento das técnicas qualitativas. 3) Na análise da informação, as técnicas qualitativas permitem verificar os resultados do questionários e ampliar as relações descobertas.

29 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Contribuições do método quantitativo ao qualitativo: 1) No planejamento da pesquisa, a utilização de um questionário prévio no momento da observação ou entrevista pode contribuir para delimitar o problema estudado e a informação coletada, permitindo identificar casos representativos ou não, em nível grupal ou individual.

30 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2) Na coleta de dados, o questionário prévio pode ajudar a evitar perguntas rotineiras e a identificar características objetivas, por exemplo, geopolíticas de um bairro, que podem influir no contexto da pesquisa. 3) Na análise da informação, as técnicas estatísticas podem ajudar na verificação de informações e na reinterpretação de observações qualitativas, permitindo conclusões menos objetivas.

31 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Instrumentos e/ou técnicas de coleta de dados quantitativos para pesquisas experimentais: 1) Observação sistemática ou estruturada: situações previamente definidas, como por exemplo a definição de algumas categorias para o controle de comportamentos em sala de aula.

32 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2) Questionário: é composto de perguntas pré-elaboradas, sistemática e seqüencialmente dispostas em itens que constituem o objeto de pesquisa. Tem por objetivo estimular os envolvidos a responderem questões sobre um assunto conhecido por eles. É uma interlocução planejada. É necessário que:

33 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
O pesquisador saiba claramente as informações que deseja, os objetivo da pesquisa e das questões, o que e como pretende mensurar ou confirmar a sua hipótese. O respondente deve compreender as questões que lhe são propostas: nível de informações, condição e reações pessoais. O questionário deve ter estrutura lógica, fácil linguagem e ausência de dubiedades.

34 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
3) Entrevista dirigida: é um tipo de comunicação entre um pesquisador que pretende colher informações sobre fenômenos e indivíduos que detenham essas informações e possam emiti-las. As informações devem constituir-se em indicadores de variáveis que se pretende explicar. É um diálogo preparado com objetivos e estratégias de trabalho definidos:

35 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
As perguntas são padronizadas (fechadas) para servirem de indicadores explicativos do problema. Quando há um nível de aprofundamento psicológico nas perguntas, as questões podem ter características de “semi-abertas”, ou a partir de um discurso livre do entrevistado sobre um tema. As informações podem ser transcritas através de gravação, desde que consentida pelo informante (Termo de Consentimento).

36 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Análise dos dados quantitativos: Quantificação dos dados identificados na realidade, através de gráficos, tabelas e/ou quadros. Análise estatística para mostrar a relação entre variáveis.

37 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Instrumentos e/ou técnicas de coleta de dados qualitativos: 1) Observação direta ou participante: é o contato direto do observador com o fenômeno observado, para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e seus pontos de vista.

38 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2) Entrevista não-dirigida: fundamenta-se no discurso livre do entrevistado. O entrevistador deve manter-se atento às comunicações verbais e atitudinais (gesto, olhar, expressões...), sem emitir opiniões. Identificar o dizível do indizível como formas de explicitação das vivências cotidianas do entrevistado.

39 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
3) História oral: é um instrumento de pesquisa que utiliza os enfoques do indizível e do dizível. Indizível: o não-explícito. São acervos, inventários de vivências, fundamentais para a compreensão da trajetória do(s) indivíduo(s) envolvidos na pesquisa. Transmissão de experiências de geração em geração. Possui elementos objetivos e subjetivos.

40 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Edward Thompson (1981, p: 188): através da “experiência, a estrutura é transformada em processo, e o sujeito é reinserido na história”. Processo tem o sentido de transformação. É a complementação da história oficial. São memórias situadas em um período historicamente determinado. Por essa razão não se repetem.

41 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Dizível: a reflexão inicia com a interação do pesquisador e narrador resultando na dinâmica histórica e processual do relato. Geralmente o pesquisador conhece o mundo do narrador, ou imagina-o. Nesta inter-relação o processo sofre alterações pela intermediação: a escrita do relato e a interpretação do pesquisador.

42 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Pôr em palavras os sentimentos e ações, próprias ou alheias, vivenciadas por um indivíduo requer atitudes: Suspender preconceitos e pressupostos de forma crítica; As narrativas devem ter mediações. É a identificação do novo.

43 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
O uso do gravador : Transcrever depoimentos gravados exige tempo e custos. Transforma-se em um documento escrito. O pesquisador e o narrador podem agir pensando no seu interesse.

44 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
A história oral deve ser complementada com outras informações, por exemplo documentos oficiais, estatísticas que reconstituam gestos, formas de ação em público, e outras. QUEIROZ (in MARTINELLI,1999,pp ), duas formas de história oral: história de vida e depoimentos.

45 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
1ªHistória de vida: é um recorte da totalidade da realidade. É um momento da coleta de dados. Não há generalizações. O fato identificado faz parte da vivência do indivíduo e não da comunidade. O pesquisador deve permitir ao narrador a escolha do que quer contar, dos fatos que lhe interessem socializar. Pode ter a forma auto-biográfica.

46 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2ª) Depoimentos: o pesquisador escolhe os fatos a serem narrados. Distingue o supérfluo do necessário. Direciona a entrevista para os seus interesses.

47 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
4) Análise de conteúdo: é um método de tratamento e análise de informações colhidas por meio de técnicas de coleta de dados. Aplica-se à análise de textos escritos ou de qualquer comunicação oral, visual, gestual, alocada a um texto. Tem como fundamento a compreensão crítica do significado das comunicações, seu conteúdo manifesto ou latente, as significações explícitas ou ocultas (o dizível e o indizível).

48 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Metodologia segundo BARDIN: A) Pré-análise: organização, operacionalização e sistematização das informações. È flexível. Permite alterações para melhor explicação do fenômeno estudado. Há três momentos:

49 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
1º) Leitura superficial do material: consiste na identificação da estrutura da narrativa. Por exemplo, conteúdos ideológicos, significados a respeito do fenômeno – visão de homem e mundo. Identificar palavras-chave utilizadas pelo narrador. 2º) Escolha dos documentos: pré-selecionados, enquanto atividade encomendada. Por exemplo, o curso de Serviço Social solicita aos assistentes sociais supervisores, análise do novo projeto político pedagógico do curso.

50 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
O investigador formula um problema e os objetivos da pesquisa e recolhe os documentos adequados. Os documentos podem ser de origem oficial e não oficial. A escolha implica: exaustividade; representatividade; homogeneidade (mesmo tema para o segmento social escolhido, mesmas técnicas para um estudo comparativo); adequação (cumprimento dos objetivos);

51 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
B) Análise do material: codificação agrupamento dos dados em unidades); categorização e quantificação da informação. C) Tratamento dos resultados: por que e o que analisar. Privilegia o quantitativo. Não exclui a interpretação qualitativa. Exemplos: análise das palavras: cálculo de freqüências e percentagens. Codificar as palavras.

52 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Há três momentos na codificação: 1ª) Determinação das unidades de registro (conteúdos). 2ª) Escolha das regras de numeração (escolha do sistema de quantificação dos dados). 3ª) Definição das categorias de análise.

53 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
1ª) Unidades de registro e de conteúdo a) Palavra ou símbolo: trabalha-se com todas ou com algumas mais simbólicas (sentido político-ideológico). b) Substantivos, adjetivos, verbos, e outros (categorias de palavra que indique riqueza vocabular).

54 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
2ª) Unidades de Contexto: são as referências mais amplas das unidades de registro. Como exemplo, “culturas inferiores”, “povos atrasados”, “sociedades periféricas”, devem ultrapassar a questão quantitativa. Deve-se procurar unidade de contexto mais ampla: a frase para a palavra, o parágrafo para o tema. Devem estar vinculadas aos objetivos, ao referencial teórico e metodológico.

55 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
5) Estudo de caso: é uma pesquisa exploratória e utilizado para a análise de situações concretas, nas suas particularidades. Seu uso é indicado para investigar a trajetória de vida de um indivíduo, como também a natureza de uma instituição ou organização, nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais, dentre outros.

56 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Pode-se recorrer à observação, questionários, entrevistas; técnicas de medida e de controle (gráficos, dados estatísticos). “A quantidade permite que o mundo qualitativo tenha estrutura definida” (LEFEBVRE, 1983). O relatório pode ter estilo descritivo, narrativo, analítico, ser ilustrado, filmado, fotografado.

57 REFERÊNCIAS BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Persona, 1977. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1991. MARTINELLI, Maria Lúcia. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo, Veras Editora, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade. Núcleos de Pesquisa 1.

58 REFERÊNCIAS RICHARDSON, Roberto Jarry et alli. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo, Atlas, 1999. THOMPSON, Edward. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro. Zahar, 1981.


Carregar ppt "Estudo da vocação Regional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google