A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas características do aprendiz, em especial ao seu nível de conhecimento corrente. Apesar das diversas variações de estruturações existentes, é possível identificar uma arquitetura clássica de STIs composta por quatro módulos.

2 Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Arquitetura clássica Módulo do Especialista ou Domínio Módulo Instrucional Módulo do Aprendiz Módulo de Interface

3 Modelo do Aprendiz Armazena informações específicas de cada aprendiz individual. No mínimo, o modelo permite o acompanhamento da evolução da aprendizagem do material em questão pelo aprendiz. Pode incluir ainda preferências, aquisição, retenção, misconceptions etc. As informações podem ser usadas por outros módulos do STI, mas em particular pelo Módulo Instrucional. Em termos práticos, o modelo é uma estrutura de dados que guarda informações sobre o aprendiz. As informações podem ser binárias, numa escala de valores, ou probabilísticas.

4 Modelo Instrucional Proporciona um modelo do processo instrucional. Por exemplo, informação sobre quando revisar, quando proporcionar ajuda e orientações e quais tópicos apresentar são aspectos controlados pelo Modelo Instrucional. Diversos modelos instrucionais podem ser utilizados. Por exemplo, Gagné, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Descoberta, Aprendizagem Baseada em Casos, Método Socrático, etc. Modelo Instrucional apoiado por mecanismos de simulação é uma direção de pesquisa promissora na área. As decisões pedagógicas refletem as diferentes necessidades de cada aprendiz. O Modelo do Aprendiz é usado como entrada.

5 Modelo do Domínio Contém informação sobre o que está sendo ensinado ao aprendiz. Demanda significativa engenharia de conhecimento para representar um dado domínio a fim de permitir que outros módulos do STI possam acessá-lo. Além de fatos e procedimentos, como representar modelos mentais? Pode incluir um Modelo de Especialista. Modelo de como um especialista do domínio representa o conhecimento. Modelo do Especialista pode ser na forma de modelo executável, capaz de solucionar problemas do domínio. Com o uso de Modelo de Especialista, o STI pode comparar a solução do aprendiz com a do especialista e apontar pontos onde o aprendiz apresenta dificuldades.

6 Módulo de Interface Controla as interações com os aprendizes, incluindo diálogos e leiaute de tela. Como o material a ser proporcionado ao aprendiz pode ser apresentado de forma mais efetiva? Quais os leiautes de telas mais apropriados para cada situação? Quando usar e não usar recursos gráficos? Pesquisas sobre esse módulo tem sido apontadas como promissoras.


Carregar ppt "Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google