A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013

2 O que é aprender? A palavra aprendizagem é uma das mais difíceis de definir em uma área – a da educação – na qual a complexidade é uma constante. Notemos, em primeiro lugar, que aprender é facilmente confundindo com compreender. Além disso, a aprendizagem pode ser definida a partir do comportamento do aluno (visível), bem como a partir de estruturas de pensamento (não visíveis) que sustentam esse comportamento. Pode também ser definida a partir dos desempenhos observados ou das competências empregadas para atingir esses desempenhos.

3 Aprender Uma primeira acepção remete ao condicionamento e aos automatismos, tendendo a validar a ideia de uma aprendizagem que dispensa compreensão. Como ilustração, pensemos no bebê que aprende a caminhar sem compreender as múltiplas relações entre o sistema nervoso e o muscular, que lhe permitem ficar em pé e avançar;

4 Uma segunda definição implica a consciência daquele que se envolve na aprendizagem. Aprender a resolver problemas não pode reduzir-se à aquisição de um algoritmo de resolução que seria identicamente transferível a qualquer nova situação, mas exige que o aluno mobilize uma compreensão fina em diferentes áreas: matemática, linguagem, lógica, cognitiva, social, etc. Compreender

5 Assim...aprendizagem... o termo aprendizagem engloba, na realidade, atividades mais complexas do que aquelas relacionadas a aprender: reúne assim, nesse conceito, tudo o que diz respeito ao compreender; é por isso que alguns preferem distinguir essas duas atividades e falam de aprendizagem, por um lado, e de compreendizagem por outro.

6 ambiente Concepção Ambientalista: O papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. A aprendizagem era entendida como processo pelo qual o comportamento era modificado como resultado da experiência. A aprendizagem se dava, a partir: (Reforçador +/_) Concepção Pedagógica

7 Corrente Psicológica Comportamentalismo (Corrente Psicológica): O condicionamento é um mecanismo que permite ao sujeito modificar seu comportamento a partir do processo estímulo-resposta.O ensino recorta frequentemente o saber em pequenas unidades. Sua aquisição, de uma forma muitas vezes repetitiva, é, então, facilitada.O adulto detém o saber. Seu questionamento tem como objeto verificar e reforçar as aquisições do aluno.

8 Concepção Inatista: o papel do ambiente é bastante limitado; após o nascimento, nada mais haveria a fazer, o bebê já teria em si os gens do homem que viria a ser. A aprendizagem se dava, a partir: da maturação biológica Concepção Pedagógica

9 Teorias psicológicas que acreditavam na prontidão para aprender, no QI, na herança genética, etc. Teorias psicológicas que acreditavam na prontidão para aprender, no QI, na herança genética, etc. Corrente Psicológica

10 Construtivismo (Concepção Pedagógica): O pensamento apoia-se em estruturas lógicas que o organizam. Elas permitem aprender por interação com o meio e/ou com outra pessoa.O ensino privilegia a realização de atividades em que o aluno será levado a se descentrar para construir repostas novas.O questionamento do adulto busca desestabilizar o novato para fazê-lo tomar consciência de seus procedimentos. Concepção Pedagógica

11 Epistemologia Genética é a teoria da ciência ou o estudo do conhecimento científico. O conhecimento não vem pronto com a pessoa nem é imposto pelo meio. Essa estrutura estuda a gênese (origem) das estruturas cognitivas: S O Corrente Psicológica *fontes: FARIA, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget SP: Ática, FRANCO, Sérgio r. K. O construtivismo e a educação. pOA; mediação,


Carregar ppt "Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google