A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTAS MISSÕES POPULARE S. O QUE SÃO SMP? Uma sacudida Sacudir é acordar É tomar consciência do mundo que nos rodeia, daquilo que somos e queremos ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTAS MISSÕES POPULARE S. O QUE SÃO SMP? Uma sacudida Sacudir é acordar É tomar consciência do mundo que nos rodeia, daquilo que somos e queremos ser."— Transcrição da apresentação:

1 SANTAS MISSÕES POPULARE S

2 O QUE SÃO SMP? Uma sacudida Sacudir é acordar É tomar consciência do mundo que nos rodeia, daquilo que somos e queremos ser. A sacudida faz bem, não é um luxo, mas uma necessidade, acorda energias novas, articula forças, faz esperar e caminhar.

3 Ler Mc 1,15, Rm 13,11; Ap 2-3. Um tempo especial Devem ser situadas dentro do conjunto da pastoral. Uma atualização da missão de Jesus Cristo.

4 As SMP são um instrumento a serviço da missão de Jesus Um tempo especial de testemunho gratuito do seguimento de Jesus.

5 Um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva. Um grande retiro espiritual popular. Uma experiência profunda e existencial do Deus Trindade da Bíblia.

6 Uma visita e um abraço especial de deus misericordioso para com seu povo querido, que somos todos nós. Um tempo especial para cultivar relações pessoais sinceras, fraternas e solidárias.

7 Um tempo especial de missão. Um grande mutirão em defesa da vida de todos. Um tempo especial de profecia e de abraços.

8 Um tempo especial de intensa e bonita vivência eclesial. Alegria da pertença à Igreja Católica. Um tempo especial de ecumenismo. Um tempo especial de graça e de conversão.

9 Um tempo especial de gratidão, de alegria partilhada. Um serviço à pastoral. Elas são... Que é que você acrescentaria?

10 As SMP momento especial para dar um sentido verdadeiro à vida e um apelo à conversão. O eixo das SMP são a vida e o Deus da vida, para a santidade da vida.

11 Mt 5,3; Mt 5, Exige conversão. Lc 15,7.

12 Por tudo isso nós as chamamos de Santas Missões Populares: SANTAS, porque continuam a mesma missão de Jesus, que foi Santa, Lc 4, 14-21; Jô 4,34; 10,10; 20, Porque são um tempo especial de Graça e Salvação. 2Cor 6,2.

13 MISSÕES, porque é tempo de ser enviado, de andar, de visitar, de testemunhar: At 1,8; porque missão é partir, é caminhar, é deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu(Dom Helder Câmara, profeta do séc XX).

14 POPULARES, porque elas acontecem no meio do povo, com o povo, partindo de seus anseios e lutas legítimas, assim como foi a missão de Jesus; Mt 4,23-25; 9,35-36; Mc 6,53-56; Lc 4, É a partir desse lugar social que as SMP convidam todos para a conversão e a transformação; Mt 25,31-46; 22,1-14; Lc 13,1-9.

15 Preparação das SMP É o período do namoro e do noivado. Usamos essas palavras para lembrar que é preciso sintonizar, abrir-se à proposta com simpatia, esperança e realismo.

16 Namoro: tomar conhecimento da proposta, para assumi-la ou não. Noivado: abraçar para valer a proposta.

17 A partir deste momento, a SPM vai ser o eixo, o fio condutor de toda a pastoral paroquial.

18 Organizar a paróquia, caso ainda não esteja, em setores missionários.

19 Um setor missionário, para atuar bem, precisa de cerca de quarenta missionários(as), entrosados, com divisão de tarefas, valorizando dons e carismas de cada um.

20 Missionários e missionárias das SMP. Espiritualidade dos (as) Missionários(as). São pessoas comuns. Pessoas que queiram ter uma conversão/mudança de vida.

21 Sente-se missionário no seu dia-a-dia, não somente quando vai ajudar nas SMP. Ele não se pertence. Lc 4,43. Sabe tomar iniciativa.

22 Procura conhecer e chamar as pessoas pelo NOME. Não vive, em primeiro lugar, em função do seu grupo religioso ou da sua Igreja, coloca-se a serviço do Reino de Deus. Fala de Jesus na hora certa, escuta, aprende, valoriza.

23 É um apaixonado pelo Deus da vida e pela causa da vida. Jr 20, Marca presença positiva e ativa na sua comunidade. Ele tem um grande carinho pelas CEBs.

24 Pessoa que vive em comunhão, não isoladamente. São pessoas de oração, pois a colheita é grande.

25 Mística e espiritualidade missionária carregam a marca da cruz, do conflito, da perseguição. At 9,20; 9,23. É o coração das SMP; A cabeça das SMP, os olhos das SMP, os pés das SMP.

26 MANDAMENTOS DOS MISSIONÁRIOS 1.SER HUMILDE, para servir e acolher a todos, sem distinção. Mt 20,25-28; Lc 10, TORNAR-SE DISPONÍVEL, para estar sempre a serviço do Reino de Deus. Lc 9,57-62.

27 3. DESPOJAR-SE, para servir a Deus e aos irmãos, confiando, sempre, na providência Divina. Lc 9, Ter FORÇA ESPIRITUAL, por meio da vida de oração. Lc 6,12; 9,28-29; Mt 14,32-34.

28 5. SER CORAJOSO E CONFIANTE, em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, denunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem. Lc 4,16- 19; Mt 10,28-31.

29 6. Buscar sempre a INSPIRAÇÃO de Deus para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação. Jô 14, Ter CLAREZA e SABEDORIA de Deus no agir e no falar.

30 8. Ter SOLIDARIEDADE e COMPANHEIRISMO, para integrar-se bem na equipe missionária. Rm 12,3-8; 1Cor 12, Ter profunda COMUNHÃO com Deus, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente. Jô 15,4-5; Mt 10,12.

31 10.Reconhecer a GRANDEZA DE DEUS e alegrar-se com o valor e os dons que Ele dá a cada um de nós. Lc 10,17-21.

32 Esses missionários, uma ou duas vezes por ano, retiram-se para um lugar deserto. Fazem vigílias, oram, jejuam, pois aprendem de Jesus, quando certa vez disse que somente jejum e oração, conseguem expulsar certos demônios. Mt 17,21. Coordenação paroquial.


Carregar ppt "SANTAS MISSÕES POPULARE S. O QUE SÃO SMP? Uma sacudida Sacudir é acordar É tomar consciência do mundo que nos rodeia, daquilo que somos e queremos ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google