A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo Olimpíada SENAI de Tecnologia da Informação Inspirado em palestra do Prof. Dr. André Luiz Battaida – DC/UFSCar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo Olimpíada SENAI de Tecnologia da Informação Inspirado em palestra do Prof. Dr. André Luiz Battaida – DC/UFSCar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Empreendedorismo Olimpíada SENAI de Tecnologia da Informação Inspirado em palestra do Prof. Dr. André Luiz Battaida – DC/UFSCar

3 Origem da Palavra Empreendedorismo Empreendedor Aurélio: Aquele que empreende, cometedor, pessoa ativa, arrojada. Empreender Aurélio: Latim Imprendere. Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar ( empresa Laboriosa e difícil)

4 Características do Empreendedor EMPREENDEDOR PESSOA QUE SE PROPÕE A ALCANÇAR O SUCESSO NA REALIZAÇÃO DE ALGUMA TAREFA (PROJETO) A PARTIR DO USO DE TÉCNICAS, MOTIVAÇÃO, PERSISTÊNCIA E (EM GERAL) MUITO TRABALHO. PROJETO * CONSTRUIR UMA EMPRESA * PUBLICAR MUITOS ARTIGOS * NAMORAR MUITAS MULHERES * TER UM EXCELENTE CURRICULUM

5 Características do empreendedor O SUCESSO E A SUA MEDIDA: $$$$$ $$$$$ NÚMERO DE ARTIGOS NÚMERO DE ARTIGOS NÚMERO DE NAMORADAS NÚMERO DE NAMORADAS NÍVEL DE NOTAS NÍVEL DE NOTAS

6 Características do empreendedor BOM OBSERVADOR PARA ENXERGAR * NOVAS OPORTUNIDADES * NOVAS OPORTUNIDADES * MOTIVAÇÃO * MOTIVAÇÃO * INICIATIVA * INICIATIVA * CAPACIDADE PARA ARRISCAR E ACEITAR DESAFIOS * CAPACIDADE PARA ARRISCAR E ACEITAR DESAFIOS * PERSISTÊNCIA * PERSISTÊNCIA * DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO ÁRDUO * DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO ÁRDUO * CONHECIMENTO * CONHECIMENTO * CRIATIVIDADE * CRIATIVIDADE * SAUDÁVEL EM TERMOS MENTAIS E FÍSICOS * SAUDÁVEL EM TERMOS MENTAIS E FÍSICOS

7 Dúvida COMO ADQUIRIR TODAS ESTAS QUALIDADES??? COMO, POR EXEMPLO, SE TORNAR MAIS CRIATIVO OU, ENTÃO, OBSERVADOR PARA ENXERGAR NOVAS OPORTUNIDADES???

8 Criatividade PRINCÍPIO DA TEORIA DE MICHEL MICHALKO NOSSA MENTE TRABALHA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE PADRÕES QUE NOS CAPACITAM A SIMPLIFICAR E LIDAR COM UM MUNDO COMPLEXO. Ex: * 6X6 = 36 * HISTOGRAMA DO BALANÇO COMERCIAL DE UMA EMPRESA * HISTOGRAMA DO BALANÇO COMERCIAL DE UMA EMPRESA

9 Paradigmas ESTES PADRÕES CONHECIDOS COMUMENTE COMO PARADIGMAS EFEITO BENÉFICO DE SE PENSAR DE ACORDO COM PARADIGMAS SOLUÇÃO RÁPIDA DE PROBLEMAS USUAIS SOLUÇÃO RÁPIDA DE PROBLEMAS USUAIS EFEITO NOCIVO * MODO ÚNICO DE SE VISUALIZAR ALGO * MODO ÚNICO DE SE VISUALIZAR ALGO * INCAPACIDADE PARA SOLUCIONAR DE FORMA CRIATIVA, PROBLEMAS NÃO USUAIS * INCAPACIDADE PARA SOLUCIONAR DE FORMA CRIATIVA, PROBLEMAS NÃO USUAIS

10 Paradigmas EXEMPLOS CONTUNDENTES DE USO DE PARADIGMAS NO PENSAR O SONHADOR E O FANTASMA O SONHADOR E O FANTASMA O PORCO E A VACA O PORCO E A VACA

11 Paradigmas EXEMPLOS CONTUNDENTES DE USO DE PARADIGMAS NO PENSAR CELIM DE BICICLETAS RELÓGIO À QUARTZO INVENÇÃO SUÍÇA NÃO PATENTEADA SUÍÇA – 65% DO MERCADO EM 1968 – 10% DO MERCADO EM 1978

12 Paradigmas CONCEPÇÕES ASSOCIADAS A PARADIGMAS DO ULTRAPASSADOS: I think there is a world market for maybe five computers Thomas Watson, chairman of IBM, 1943 Computers in the future may weigh no more than 1 ½ tons. than 1 ½ tons. Popular Mechanics, 1949.

13 Paradigmas I have traveled the length breadth of this country and talked with the best people, and I can assure you that data processing is a fad that wont last out the years. The editor in charge of business book for Prentice Hall, CONCEPÇÕES ASSOCIADAS A PARADIGMAS ULTRAPASSADOS:

14 Paradigmas CONCEPÇÕES ASSOCIADAS A PARADIGMAS ULTRAPASSADOS There is no reason anyone would want a computer in their home. Ken Olson, president, chairman & founder, Digital Equipment Corp., k ought to be enough for anybody. Bill Gates, 1981.

15 Criatividade UMA MANEIRA DE MODIFICAR O ENFOQUE DE QUALQUER ASSUNTO – SCAMPER IT S = SUBSTITUIR? C = COMBINAR? A = ADAPTAR? M = MODIFICAR? = AUMENTAR OU ADICIONAR? P = POR PARA OUTRO USO? E = ELIMINAR? R = REARRANJAR = REVERTER?

16 Visão Pós Objetiva INSPIRAÇÃO MANS SEARCH FO MANING VIKTOR E. FRANKEL =========== A FÉ REMOVE MONTANHAS QUERER É PODER

17 Visão Pós Objetiva Mente Humana Consciente Inconsciente INCONSCIENTE: PODE SER PROGRAMADO

18 Visão Pós Objetiva INCONSCIENTE PODE SER PROGRAMADO VIA REPETIÇÃO E CONCENTRAÇÃO (HIPNOSE) MODO DE PROGRAMAÇÃO: FRASES POSITIVAS REPETIDAS VÁRIAS VEZES EM PROCESSO SEM INTERFERÊNCIA DO CONSCIENTE

19 Visão Pós Objetiva LEMBRAR QUE: UM OBJETIVO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO A AÇÃO SEM UM OBJETIVO É SÓ UM PASSATEMPO UM OBJETIVO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO - - -

20 Profissional do Ano – SABER TRABALHAR EM EQUIPE 2 – CAPACIDADE DE SOLUCIONAR PROBLEMAS 3 – TER HABILIDADES INTERPESSOAIS 4 – BOA COMUNICAÇÃO ORAL 5 – SABER OUVIR 6 – INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL – CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA

21 Profissionais do Ano 2000 SABER DOMINAR: AS FOBIAS E OS VÍCIOS = FALAR EM PÚBLICO, = CONVERSAR COM OS SUPERIORES, = MISTURAR EMOCIONAL COM RACIONAL --- O STRESS

22 Considerações Finais TENDÊNCIA FUTURA: - MENOS EMPREGOS ESTÁVEIS - MAIOR COMPETITIVIDADE CONSEQUÊNCIA


Carregar ppt "Empreendedorismo Olimpíada SENAI de Tecnologia da Informação Inspirado em palestra do Prof. Dr. André Luiz Battaida – DC/UFSCar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google