A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São orações sintaticamente independentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São orações sintaticamente independentes."— Transcrição da apresentação:

1 São orações sintaticamente independentes.
COORDENADAS São orações sintaticamente independentes.

2 EXEMPLO: À tarde, o tempo escureceu.(PS)
À tarde: adjunto adverbial de tempo O tempo: sujeito simples Escureceu: verbo intransitivo Uma forte chuva castigou a cidade. (PS) Uma forte chuva: sujeito simples Castigou: VTD A cidade: OD À tarde, o tempo escureceu e uma forte chuva castigou a cidade.(PC) Note que as duas orações continuam apresentando suas estruturas sintáticas originais.

3 TIPOS DE ORAÇÕES COORDENADAS
ASSINDÉTICA: não apresentam conjunções. Entrou na floricultura, comprou umas rosas, saiu em silêncio. SINDÉTICA: apresentam conjunções. Eu lhe trouxe o livro, mas você não o leu.

4 CLASSIFICAÇÃO DAS SINDÉTICAS
Aditiva: e, nem(= e não), mas também. Adversativa: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto. Alternativa: ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja. Conclusiva: logo, pois (colocada após o verbo), portanto, por isso. Explicativa: que, pois (colocada antes do verbo), porque, visto que.

5 ATENÇÃO! Não saia hoje, pois vai chover muito.
OCA= Não saia hoje OCS explicativa= pois vai chover muito. Ele está confuso, precisa, pois, de nosso apoio. OCA= Ele está confuso OCS conclusiva= precisa, pois, de nosso apoio

6 EMPREGO DA VÍRGULA NAS ORAÇÕES COORDENADAS
Se duas orações coordenadas não forem ligadas pela conjunção e, a vírgula será obrigatória. Se duas coordenadas forem ligadas pelo e, a vírgula será: Proibida, se o sujeito for o mesmo nas duas orações. O vaqueiro montou rapidamente e saiu a galope pela estrada poeirenta. Opcional, se os sujeitos forem diferentes ou se o e aparecer repetido. A plateia aplaudiu muito, e os atores agradeceram emocionados. O vendedor falava, e gritava, e gesticulava, e mostrava-nos os tecidos.

7 OBSERVAÇÕES: A conjunção e (aditiva) pode aparecer com valor adversativo. “É ferida que dói e não se sente”. A conjunção mas (adversativa) pode aparecer com valor aditivo. Era um homem trabalhador, mas principalmente honesto.

8 FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
ORAÇÕES SUBORDINADAS FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.

9 É toda oração que tem, associada a ela, uma oração subordinada.
ORAÇÃO PRINCIPAL É toda oração que tem, associada a ela, uma oração subordinada.

10 EXEMPLO: Todos esperam sua volta. (PS)
Todos esperam / que você volte. (PC) OP= Todos esperam OS= que você volte.

11 SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Ele admitiu a derrota.(PS) Derrota = substantivo Ele admitiu que foi derrotado. (PC) Foi derrotado= locução verbal Trocando o substantivo derrota pela oração que foi derrotado, teremos o período composto equivalente. (OSS) oração subordinada substantiva.

12 CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTANTIVAS
SUBJETIVA: dentro da oração principal não poderá haver sujeito. É bom / que voltes. Convém / que nos ajudem. OBJETIVA DIRETA: OP = (sujeito) + VTD / OSSOD Ela disse / que o viu. Dizem / que ele sumiu.

13 OBJETIVA INDIRETA: OP = (sujeito) + VTI / OSSOI
Não concordo / com que ele jogue COMPLETIVA NOMINAL: OP= (sujeito) + verbo + nome incompleto / OSSCN Ele está certo / de que venceu.

14 PREDICATIVA: OP= (sujeito) + VL / OSSP
Nossa preocupação era / que chovesse. APOSITIVA: OP= (sujeito) + verbo + nome + : / OSSA Só lhe peço isso: / que me ajude.

15 OBSERVAÇÕES: Os termos que estão entre parênteses podem, ocasionalmente, não aparecer na estrutura da oração principal. As conjunções que iniciam subordinadas substantivas chamam-se conjunções subordinativas integrantes (em geral, que e se).

16 SUBORDINADAS ADJETIVAS
Assistimos a cenas deprimentes. deprimentes= adjetivo Assistimos a cenas que deprimem. deprimem= verbo. Trocando o adjetivo deprimentes pela oração que deprimem, teremos o período composto equivalente. (OSA) oração subordinada adjetiva.

17 DISTINÇÃO ENTRE QUE PRONOME RELATIVO E QUE CONJUNÇÃO INTEGRANTE
Que como pronome relativo introduz oração subordinada adjetiva. Equivale a o qual, a qual, os quais, as quais. O churrasqueiro que temperou a carne não comeu nada.(o qual) Que como conjunção integrante introduz oração substantiva. O churrasqueiro confirmou que não comera nada.

18 CLASSIFICAÇÃO DAS ADJETIVAS
RESTRITIVA: limita, restringe o sentido do nome a que se refere. Na escrita, não fica isolada por vírgulas. Ele colheu as laranjas que estavam maduras. EXPLICATIVAS: apenas esclarece, explica melhor o nome a que se refere. Na escrita, aparece sempre isolada por vírgulas. Os mares, que nos fornecem alimentos, estão sendo poluídos.

19 VÍRGULAS NAS ORAÇÕES ADJETIVAS
Os balões que subiam eram aplaudidos pelas crianças. Os balões, que subiam, eram aplaudidos pelas crianças. Apesar de terem a mesma estrutura, esses períodos têm sentidos bem diferentes. Em I, entende-se que nem todos os balões subiam, apenas uma parte deles é que subia. E só os que subiam eram aplaudidos. A oração que subiam é, portanto, adjetiva restritiva. Já em II, entende-se que todos os balões subiam e todos eram aplaudidos pelas crianças. A oração que subiam é, portanto, adjetiva explicativa.

20 SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Os pescadores voltaram à noite. À noite: locução adverbial de tempo Os pescadores voltaram quando anoitecia. anoitecia: verbo Trocando a locução adverbial à noite pela oração quando anoitecia, teremos o período composto equivalente. (OSADV.) oração subordinada adverbial.

21 CLASSIFICAÇÃO DAS ADVERBIAIS
CAUSAL: porque, uma vez que, como CONDICIONAL: desde que, se menos que CONSECUTIVA: (tão)... que, (tanto)... que CONFORMATIVA: como, conforme, segundo CONCESSIVA: embora, ainda que, mesmo que COMPARATIVA: como, (mais, menos)... que PROPORCIONAL: à proporção que, à medida que

22 TEMPORAL: quando, logo que, assim que FINAL: a fim de que, para que
As orações subordinadas adverbiais são classificadas em função do sentido que elas têm no texto.

23 ATENÇÃO! Desde que ele partiu, seus filhos vivem com a avó.
Desde que= desde quando= OSA temporal Eles poderão participar da competição, desde que obedeçam aos regulamentos. Desde que= se obedecerem= OSA condicional Desde que ele está doente, é melhor interná-lo em um hospital. Desde que= como= OSA causal

24 ORAÇÕES REDUZIDAS Apresentam o verbo numa de suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio.

25 EXEMPLOS: O professor aceitou / marcar nova data para a prova. (reduzida de infinitivo) Saindo, feche as portas.(reduzida de gerúndio) Terminada a reunião, todos aplaudiram. (reduzida de particípio)

26 CLASSIFICAÇÃO DAS REDUZIDAS
Reduzidas de infinitivo: são em geral substantivas ou adverbiais e raramente adjetivas. Reduzidas de gerúndio: são em geral adverbiais e raramente adjetivas. Reduzidas de particípio: são geralmente adjetivas ou adverbiais.

27 OBSERVAÇÕES: Não confundir reduzidas com orações que apresentam como núcleo uma locução verbal. Exemplos: Começou a chover logo cedo. (locução verbal) Dalva já havia estudado toda a matéria. (locução verbal)

28 Rostos cansados desfilam pelas ruas de São Paulo. (ADJUNTO ADNOMINAL)
Os particípios apresentam-se em muitos casos como simples adjuntos adnominais e predicativos, não representando uma oração. Exemplos: Rostos cansados desfilam pelas ruas de São Paulo. (ADJUNTO ADNOMINAL) Os bóias- frias voltam cansados para casa. (predicativo do sujeito)

29 Há muitas orações reduzidas que se prestam a mais de uma interpretação
Há muitas orações reduzidas que se prestam a mais de uma interpretação. Somente o contexto poderá, assim, orientar uma análise segura. Exemplos: Entrando no Museu do Índio, você encontrará muitos documentos indígenas. (temporal ou condicional) Sentindo-se ameaçadas, as crianças submeteram-se aos gritos do desconhecido. (temporal ou causal)


Carregar ppt "São orações sintaticamente independentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google