A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcos Cavalcanti O ronco do boi ou Por quê o Brasil não inova?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcos Cavalcanti O ronco do boi ou Por quê o Brasil não inova?"— Transcrição da apresentação:

1 Marcos Cavalcanti O ronco do boi ou Por quê o Brasil não inova?

2

3 AGENDA Sociedade do conhecimento: por quê o Brasil não inova? (vou falar obviedades...) Como inovar?

4 CONTEXTO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Exportações EUA

5 TERRA CAPITALTRABALHO CONHECIMENTO Não vivemos numa era de mudanças... Vivemos uma mudança de era... Chris Andersen

6 Most companies die not because they do the wrong things but because they keep doing the right things too long! (Yves Doz, Insead, França)

7 Ipea: empresas que inovam faturam mais Apesar de representarem apenas 1,7% da indústria, elas já são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e por 13,2% do emprego gerado Eliane Oliveira O Globo Online Inovação é a chave para a competitividade! BRASÍLIA. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito com 72 mil empresas industriais com mais de dez funcionários, constatou que as empresas que inovam e diferenciam produtos faturam mais, pagam maiores salários, têm vantagens competitivas e mais facilidades na hora de exportar.

8 O que será do Brasil na sociedade do conhecimento???

9 Nunca antes na história deste país... Se reduziu tanto a pobreza e a desigualdade Se investiu tanto em ciência, tecnologia e inovação Tantas crianças estiveram na escola Fomos valorizados no cenário internacional Escolaridade Ensino Fundamental % % % Ensino Médio % % % IDH (saúde, educação e renda) , , ,81 Inflação % %

10 Desculpas por desafinar o coro dos contentes...

11 ? TERRA CAPITAL TRABALHO CONHECIMENTO

12 Produtos Básicos20%45% Semi-manufaturados20%15% Manufaturados60%40% Manufaturados Baixa e média-baixa tecnologia65%68% Média-alta tecnologia25%27% Alta tecnologia10%5% Exportações BRASIL

13 A saída para o Brasil é o agro-negócio! A área plantada aumenta! O preço cai!!!! (é relativamente fácil se tornar um produtor de soja!) O que acontece quando o preço da soja sobe?

14 No médio e longo prazo...

15 Balança comercial BRASIL US$ médio/ton

16 Mercados Emergentes

17 O que queremos ser?? Exportador de commodities / importador de produtos intensivos em conhecimento; Produtor de produtos e serviços de alto valor agregado;

18 Por que Lula é O cara ? Desculpas por desafinar o coro dos contentes...

19 Mudar duas vezes ! Para mudar temos que mudar o modo como vemos as coisas e conseguir operacionalizar a mudança Luc de Brabandere Ex: parar de fumar, emagrecer,...

20 Biotecnologia Agronegócios Saude / cosméticos Energia Software Cultura, Entretenimento e turismo Agregar valor aos produtos 1. TER ESTRATÉGIA ! Aeroespacial

21 Sociedade do conhecimento não é para nós ! (superar) Complexo de inferioridade 2. Operacionalizar a mudança Mito 1: a sociedade do conhecimento não é para nós

22 13o PIB (à frente do Brasil) Não estava entre 50 maiores PIB Qual a riqueza natural ??? Hoje: Renda per capita 3 vezes maior que o Brasil Qual o segredo ??? Operacionalizar a mudança Mito 1: a sociedade do conhecimento não é para nós

23 2. Operacionalizar a mudança Mito 2: Estamos no rumo certo! Índice de Competitividade global (IMD – International Institute of Management and Development / WEF – World Economic Forum 2001: 45 o 2002: 47 o 2003: 54 o 2004: 57 o 2006: 59 º 2008: 62 º Peso do Brasil no PIB mundial 2000: 2,15% 2009: 1,95%

24 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ANO IDH Pos , o , o , o , o Mas na área social...

25 ONU: Em 2009 o Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade do mundo O Brasil, com (0,56), é o sétimo país em desigualdade social, na frente apenas da Bolívia, Camarões, Madagascar (0,60), África do Sul, Haiti, e Tailândia (0,59), segundo o coeficiente de Gini, parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda. Fonte: PNUD

26 2. Operacionalizar a mudança Mito 3: Não temos dinheiro Investimento em C,T&I (2005) Coréia do Sul : 3,0% Austrália : 1,5% Cingapura : 2,2% Israel : 3,5% Brasil : 1,0% Investimento médio p/ pesquisador TI (2000)/ U$ EUA : $195 Canadá : $162 Japão/UK : $153 Austrália : $118 Brasil : $193

27 Raul Velloso (Revista Indústria Brasileira – CNI) MITO!!! O Governo não gasta muito, gasta MAL!!! 2. Operacionalizar a mudança Mito 4 : O País só cresce se o governo reduzir gasto

28 Congresso Brasil: R$ 6 bilhões Quantos funcionários? 30 mil !!!! SUS...

29 Somos criativos mas... POR QUÊ NÃO SOMOS INOVADORES????

30 Visão / Estratégia Inovação acontece nas empresas ! Pesquisa básica -> inovação Quais as duas maiores inovações (radicais) do final do século XX?

31 O RONCO DO BOI (academicismo) Gluconacetobacter diazotrophicus Johanna Döbereiner Visão / Estratégia SBPCSCPB

32 2 - Como transformar conhecimento em valor? ? mkt $$$ adv emp inv Construindo ambiente favorável à inovação e aos empreendedores Abrir empresas Financiamento adequado Capacitação gerencial Acesso a tecnologia...

33 Porque não fazemos isto ? Visão de mundo (pensamento cartesiano) Estratégia Cultura/valores Indicadores (ditadura dos artigos) Processos

34 Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

35 Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti oglobo.com.br/blog / inteligenciaempresarial OBRIGADO!


Carregar ppt "Marcos Cavalcanti O ronco do boi ou Por quê o Brasil não inova?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google