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PublicouPedro Patricio Alterado mais de 9 anos atrás
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GUI – Graphic User Interface Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
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Roteiro Introdução AWT X Swing Entrada e Saída Simples baseada em GUI – Exemplo: Divisão Componentes Java Exemplo – Calculadora Outros links
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INTRODUÇÃO
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Introdução Interface Gráfica é: – Um mecanismo amigável ao usuário para interagir com um usuário – GUI (Graphical User Interface) Uma GUI dá a aplicação uma “aparência” e um “comportamento” distintos. Fornecendo as diferentes aplicações componentes de interface com o usuário, consistentes e intuitivas. – Permitindo que o usuário se familiarize com um novo aplicativo e o aprendam mais rapidamente utilizando- o mais produtivamente
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Introdução As componentes de GUI são chamados de controles ou Widgets Interações – Ocorrem via mouse, teclado ou formulários de entrada, como reconhecimento de voz
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AWT X SWING
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AWT X Swing Há dois conjuntos de GUI no Java – AWT (abstract window toolkit) – Swing (JavaX) Componentes GUI Leves X Pesados – Componentes Swing são leves porque não estão amarradas as componentes da plataforma subjacente – As componentes AWT são consideradas pesadas porque contam com o sistema de janelas da plataforma local para determinar sua aparência e funcionalidade – Diferença de flexibilidade
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ENTRADA E SAÍDA SIMPLES BASEADA EM GUI
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Entrada e Saída Simples baseada em GUI Os aplicativos desenvolvidos nas aulas exibem textos na janela de comandos Obtêm dados através da mesma Já os aplicativos normalmente usados no dia-a- dia apresentam caixas de diálogos para interagir com o usuário – Programas de emails Caixas de diálogos são janelas que exibem mensagens importante para o usuário ou obtem informações
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Entrada e Saída Simples baseada em GUI Tais caixas de diálogos são implementadas invocando o método estático JOptionPane Exemplo – Programa de Divisão
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Entrada e Saída Simples baseada em GUI Exemplo – Programa de Divisão
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Entrada e Saída Simples baseada em GUI
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COMPONENTES
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Componentes Apesar de poder usar diálogos JOptionPane a maioria das aplicações GUI necessitam de interfaces com o usuário mais elaboradas e personalizadas As componentes Swing são componentes Java puros – E permitem aos desenvolvedores de aplicações criar GUIs mais robustas
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Componentes
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Nimbus
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Exercícios Implementar os códigos do capítulo 14 – Java como programar, referentes aos componentes apresentados na tabela anterior
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Exemplo Calculadora – Classe Calculos – Formulário JFrame – CalculadoraGUI JFrame JPanel JTextPane JButton Eventos -> Mouse -> MouseClicled Referência - DevMediaDevMedia
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Outros Links https://netbeans.org/kb/docs/java/quickstart- gui.html https://netbeans.org/kb/docs/java/quickstart- gui.html https://netbeans.org/kb/docs/java/gui- functionality.html https://netbeans.org/kb/docs/java/gui- functionality.html https://netbeans.org/kb/docs/java/gui-image- display.html https://netbeans.org/kb/docs/java/gui-image- display.html http://wiki.netbeans.org/NetBeansUserFAQ#s ection-NetBeansUserFAQ-GUIEditorMatisse http://wiki.netbeans.org/NetBeansUserFAQ#s ection-NetBeansUserFAQ-GUIEditorMatisse https://netbeans.org/kb/trails/matisse.html
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