A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 13 : Desenho Arquitetônico Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 13 : Desenho Arquitetônico Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 13 : Desenho Arquitetônico Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico Prof. Dennis Coelho Cruz Símbolos Gráficos

2 Índice: UNIDADE 7 – DESENHO ARQUITETÔNICO 7.5 – Símbolos Gráficos

3 Como os desenhos arquitetônicos, em sua maioria, são feitos em escala reduzida, certos elementos da edificação são representados de forma simplificada, utilizando-se figuras esquemáticas denominadas símbolos gráficos. Os símbolos gráficos também são utilizados para a identificação das plantas e dos cortes e para a descrição de determinadas características da edificação.

4 A NBR 6492 (ABNT, 1994a) contém diversos símbolos gráficos de uso corriqueiro em desenhos arquitetônicos. Muitas vezes, os profissionais optam por utilizar símbolos diferenciados com a justificativa de que os símbolos normatizados não são adequados a determinadas situações. A seguir, são apresentados alguns símbolos normatizados de uso geral em desenhos arquitetônicos. Indicação do Norte. Fonte: ABNT (1994a).

5 Indicação de Acessos. Fonte: ABNT (1994a). Indicação com linha de chamada Fonte: ABNT (1994a).

6 Indicação de escada e rampa Fonte: ABNT (1994a).

7 Indicação de cotas de nível. Fonte: ABNT (1994a). Indicação de cortes. Fonte: ABNT (1994a).

8 Indicação da marcação de detalhes Fonte: ABNT (1994a).

9 Cobertura Escala 1/75 Numeração e indicação dos títulos dos desenhos. Fonte: ABNT (1994a).

10 Designação das janelas.Fonte: ABNT (1994a). Designação das portas.Fonte: ABNT (1994a).

11 Móveis e aparelhos hidrossanitários A indicação dos móveis e dos aparelhos hidrossanitários na planta baixa e nos cortes verticais é muito importante para a correta interpretação e execução do projeto. A representação dos móveis facilita a compreensão dos espaços internos da edificação, enquanto a representação dos aparelhos hidrossanitários é fundamental para que as tubulações de água e esgoto possam ser localizadas apropriadamente. A NBR 6492 (ABNT, 1994a) não fixa a forma de representação dos móveis e dos aparelhos hidrossanitários, certamente porque existe uma variedade muito grande de tipos e modelos. Por este motivo, o desenhista possui maior liberdade na representação destes elementos. Entretanto, os símbolos empregados devem ser simples e, ao mesmo tempo, semelhantes ao objeto original, para que sejam de fácil memorização e interpretação. Neste sentido, recomenda-se a verificação das dimensões e da forma do objeto antes de representá-lo por meio de um símbolo.

12

13 Desenhar a planta baixa, as mesas e bancos. Dimensionar as janelas. Considerar 15% para iluminação Exercício:


Carregar ppt "Aula 13 : Desenho Arquitetônico Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google